7 passos para escolher a cor ideal para pintar o exterior de uma habitação
A fachada é um elemento essencial do património arquitetónico, importante de preservar. As superfícies exteriores são submetidas a condições extremas: sol, raio...
A fachada é um elemento essencial do património arquitetónico, importante de preservar. As superfícies exteriores são submetidas a condições extremas: sol, raios UV, chuva e humidade; responsáveis pela sua degradação. Nesse sentido é muito importante preservar as paredes exteriores com bons materiais, incluindo as tintas e primários.
Para além de preservarem, as tintas tem também a possibilidade de darem cor às paredes, oferecendo um aspeto mais decorativo e atraente às nossas casas.
COMBINAÇÃO 60.30.10.
Uma combinação equilibrada de cor para exterior contém três cores principais em proporções diferentes. Opte por uma cor dominante que deve preencher 60% do espaço (ex: fachada). Uma outra cor secundária (30%) deve ocupar por exemplo, rodapés, molduras, socos ou cunhais. Com o peso de 10% de uma outra cor devem estar detalhes, como portas e janelas. Considere sempre esta regra de harmonia para selecionar cor na medida certa.
O EFEITO DA LUZ
No exterior as cores parecem por norma mais claras, por isso aconselhamos que escolha a cor final da sua fachada no local onde vai ser aplicada nas condições reais de luz e em vários momentos do dia (manhã, tarde e fim do dia) para testar todas as variações que podem ocorrer.
ORIENTAÇÃO DO EDIFÍCIO
Ao escolher a cor da fachada tenha em consideração a orientação da casa. Por exemplo, quando as faces do edifício estão viradas a Sul as cores vão parecer mais quentes, quando viradas a Norte irão parecer mais frias.
ESPAÇO ENVOLVENTE
Tenha em atenção o tipo de ambiente (urbano ou rural, moderno ou histórico…) onde a casa se insere, a sua arquitetura (tipologia e estilo de construção), bem como a natureza existente e a geografia (paisagem e clima). Pode preferir que a fachada se destaque das outras. No entanto, sugerimos que a seleção de cor fique em harmonia com o espaço que o rodeia.
REALÇAR MATERIAIS NOBRES
Opte por cores que valorizem os materiais existentes na fachada, como o granito, calcário, mármore; que por norma não são pintados. O ideal será escolher um tom contrastante ao do material a destacar.
ESCONDER OBJECTOS
Pode ocultar elementos que considere pouco harmoniosos, como caixas de contadores de água e eletricidade, caleiras e condutores, pintando-os da mesma cor ou num tom similar à cor que rodeia o objecto.
TESTE DE COR
A textura da superfície altera a aparência de cor devido aos efeitos de luz e de sombra, além de que pintar uma fachada é sempre um investimento superior ao da pintura de uma divisão interior. Por isso, recomendamos sempre a realização de um teste de cor antes da aplicação final.
Comentários