Madeiras

8 passos para pintar móveis antigos como um profissional

Quantas vezes já olhou para aquele móvel que tem lá em casa com muitos anos e gostava de lhe dar uma nova cara?

Como Restaurar um Movel Antigo

8 passos para pintar móveis antigos como um profissional

Quantas vezes já olhou para um móvel que tem aí em sua casa com muitos anos, e gostava de lhe dar uma nova vida?

Com o passar dos anos os móveis vão perdendo o brilho que tiveram noutros tempos, principalmente se não tiveram uma manutenção constante e adequada.

É possível, apenas com um pouco de trabalho, custos reduzidos e de forma razoavelmente simples voltar a dar-lhe uma novo fulgor.

Antes de mais, deverá pensar qual o tipo de acabamento que gostaria de dar a esse móvel. Os móveis de madeira podem ser envernizados, encerados ou pintados. O processo é um pouco diferente conforme o caso.

Siga as nossas dicas, e faça você mesmo este trabalho.

COMO PROCEDER PARA EFECTUAR ESTE TRABALHO
1

Fazer um plano de trabalho

Antes de começar a pintar, é muito importante que analise e verifique como a peça é formada, o tipo de madeira, o seu estado de conservação, que material tem aplicado: verniz, cera ou tinta. Fazer o plano dos trabalhos e uma lista dos materiais que vai necessitar

2

Desmontar o móvel

Este é um passo que nem todos se lembram na hora de restaurar um móvel. Retire tudo o que puder desmontar: portas, gavetas, puxadores, fechaduras, pés, etc. Este passo é muito importante pois facilitará a execução do restauro.

3

Limpar as superfícies

Depois de todas as partes retiráveis estarem fora do móvel, faça uma limpeza profunda nas superfícies. É muito importante que a superfície se encontre limpa para passar ao passo seguinte. Com um detergente neutro, um desengordurante ou um diluente sintético, limpe toda a superfície. Em alguns casos pode ser necessário decapar a pintura antiga ou remover o verniz ou cera, se for esse o caso.

4

Corrigir as imperfeições

Com a limpeza devidamente efectuada, é altura de corrigir eventuais imperfeições que possam existir no móvel. É agora que deve tapar fendas, pequenos orifícios, entre outras imperfeições que existam. Pode facilmente encontrar no mercado massas e betumes para madeira que são indicados para esse efeito.

5

Preparar o móvel para o primário

Agora que seu móvel já está desmontado, devidamente limpo e imperfeições corrigidas, é o momento de prepará-lo para receber a pintura. Lixe as superfícies com lixa fina de forma suave, sempre no sentido dos veios da madeira. Este processo irá facilitar na aderência do produto seguinte à madeira. Depois de lixar, limpe para retirar o pó.

6

Preparar o móvel para a pintura

Nesta fase deverá aplicar um primário/subcapa adequado para madeira (caso for acabar com tinta). Se for acabar com verniz, deverá aplicar um Tapa Poros (só madeiras no interior).

7

Iniciar a pintura

Com os passos anteriores todos cumpridos está na altura de começar a pintura. Antes de pintar, porém, determine por onde começar. A recomendação habitual é começar-se pelos cantos internos, as bordas, o fundo, as laterais e o teto e só depois passar-se à parte exterior. Passe a primeira demão, utilizando uma trincha para as áreas mais pequenas e de difícil acesso e um rolo pequeno ou médio de pelo curto para as áreas maiores e direitas. Geralmente cores claras em áreas escuras precisam de mais demãos.

8

Deixar secar

Com a pintura finalizada, evite movimentar o móvel logo após o processo. Isso pode danificar a tinta e causar estragos indesejáveis no acabamento. Por isso, ter paciência é a chave. As tintas à base de solvente, geralmente secam entre 30 minutos e uma hora entre as demãos. A secagem total leva 24 horas ou um pouco mais. Existem tintas à base de água, indicadas para vários tipos de superfícies e com secagem mais rápida. Consulte as indicações existentes nas embalagens.

DICAS

Utilize sempre produtos compativeis entre si: aquosos com aquosos; sintéticos com sintéticos; etc.

Não misture produtos diferentes, de marcas diferentes nem de bases diferentes.

Em caso de dúvida consulte sempre um profissional.

Em caso de dúvida contacte-nos

Tem alguma dúvida?

Na nossa base do conhecimento poderá encontrar resposta para as questões mais frequentes.

Ver Base do Conhecimento
Deixe a Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

As minhas cores favoritas