Cores

As Cores nas Tintas Decorativas

Já pensou o que era viver num mundo sem cores? Consciente ou inconscientemente as cores têm uma grande influência nas nossas vidas, de muitas e variedades formas. Afinal nós vivemo...

As Cores Nas Tintas Decorativas

As Cores nas Tintas Decorativas

Já pensou o que era viver num mundo sem cores? Consciente ou inconscientemente as cores têm uma grande influência nas nossas vidas, de muitas e variedades formas. Afinal nós vivemos num mundo cheio de cor.

AS CORES NAS TINTAS

Mesmo sem nos apercebermos, a cor está presente no nosso quotidiano e desempenha um papel importante na criação de ambientes. O potencial da utilização da cor, aliado à qualidade, inovação e técnicas de aplicação, fazem da pintura um elemento chave para a decoração, podendo proporcionar às pessoas a sensação de bem-estar.

Muitas vezes as amostras de cores apresentados pelos clientes para serem reproduzidas nas tintas são um problema para as lojas de tintas, devido a várias dificuldades que existem em se reproduzir as cores a partir de uma simples amostra.

Não é rara a solicitação de uma cor de tinta por meio de uma amostra de um pedaço de cartão, metal ou madeira pintados. Normalmente após a pintura, a cor não está de acordo com a que foi pedida na loja, ou assim parece. É aqui que entra em jogo o Metamerismo; diferentes observadores podem dar opiniões diferentes sobre qual a cor que tem mais semelhança com a outra. Isto é um fenómeno completamente normal. Saiba um pouco mais sobre Metamerismo.

Os pedidos de cores devem ser sempre feitos a partir de um código de cor, quer de catálogos de cores dos próprios fabricantes de tintas, ou catálogos universais, como por exemplo: RAL e NCS. Só assim se pode conseguir minimizar os problemas e a consequente deceção do cliente após a aplicação da tinta na cor que tanto trabalho lhe de a escolher.

Alguns factores devem ser considerados na avaliação e comparação de cores, como o seu brilho, a espessura do filme da tinta e o seu poder de cobertura.

BRILHO DA TINTA

brilhos
Se o brilho estiver diferente entre duas tintas que estão sendo comparadas, a cor pode ser exatamente a mesma, porém o aspeto visual pode induzir o observador em erro.

É necessário que as duas superfícies estejam a um mesmo ângulo de observação e de preferência que se elimine o reflexo da luz incidente. O reflexo pode clarear a cor e provocar enganos.

Na comparação de tintas com brilhos diferentes a observação deve ser feita procurando um ângulo que elimine o brilho em ambas as amostras.

ESPESSURA DO FILME DA TINTA

Espessura baixa da camada de tinta aplicada pode provocar erros de comparação em virtude da película ficar fina e deixar transparecer a cor que já existia na superfície onde a nova cor foi aplicada.

Espessuras muito baixas podem provocar também mudanças no brilho das tintas.

COBERTURA DA TINTA

A baixa cobertura de uma tinta, tal como a espessura, que vimos atrás, também pode conduzir ao mesmo tipo de erro de comparação, pois a cor da superfície na qual foi aplicada transparece e prejudica a comparação de cores.

É possível que aplicando camadas adicionais, ou em espessuras maiores, a cor possa ser comparada sem problemas, mas para isto pode ser necessário utilizar mais tinta do que era previsto.

AFINAÇÃO DE CORES

Dispensador-Cores

Exemplo de uma máquina de afinação de cores (sistema tintométrico)

Na industria das tintas a afinação de cores é basicamente sempre feita da mesma forma, através de máquinas de afinação, sistema tintométrico assistidas por programas informáticos, às quais cada marca lhe dá um nome próprio, mas o resultado é idêntico.

Para além deste tipo de afinação, que se faz geralmente em qualquer loja especializada em tintas, normalmente para pequenas quantidades de tinta, existe também as máquinas industriais de afinação de cores que podem afinar uma grande quantidade de baldes de tinta da mesma cor, sendo o ideal para encomendas a partir de 10 baldes, pois além de ser muito mais rápido, o resultado final, (a cor), será com toda a certeza muito mais fiel e uniforme em todos os baldes produzidos. Isto consegue-se devido à calibragem e tecnologia deste tipo de máquinas e também ao tipo de pigmentos utilizados.

CATÁLOGOS/SISTEMAS DE CORES

Em Portugal, na indústria das tintas decorativas, utilizam-se vários catálogos de cores, os mais utilizados são: o catálogo universal NCS e o catálogo universal RAL. Algumas marcas de tintas tem apresentam os seus sistemas de cores próprias, como é o caso da CIN, com o seu sistema Chromaguide.

SISTEMA RAL

Cores Catálogo RAL
A sigla RAL quer dizer: Rationelle Arbeitsgrundlagen für die praktiker des Lack.
O sistema RAL representa cores padrão em muitos materiais, equipamentos e marcas existentes no mundo.
Existem vários catálogos de cores RAL, mas os mais utilizados em Portugal são o RAL Classic K7 e o K5 que apresentam acabamento brilhante.

Saiba um pouco mais sobre o sistema RAL, ver aqui.

SISTEMA NCS

cores NCS
A sigla NCS quer dizer: Natural Color System.
O catálogo de cores NCS tem 1950 cores, o que possibilita ao cliente a escolha de uma determinada cor numa enorme variedade de tons.
O sistema de notação NCS é fácil de usar e pode ser utilizado por qualquer marca de tintas existentes em Portugal.
Utilizando o catálogo NCS é fácil pesquisar referências em produtos diferentes como por exemplo: tintas, tecidos, couro, papel de parede, cerâmicas, etc.

Saiba um pouco mais sobre o sistema NCS, ver aqui.

SISTEMA PANTONE

Cores-Pantone
PANTONE® é conhecida em todo o mundo como a linguagem padrão para a comunicação da cor nas seguintes atividades; Gráfico, Design, DesiGn Gráfico, Têxtil, Moda, Internet, Plásticos, Borracha, Hot-Stamping, Flexografia, Retogravura, Estamparia, Tinturaria, Serigrafia, Sinalização, Edição Electrónica, Multimédia, Revestimentos, Arquitectura, Decoração, Design de Interiores, Acrílicos e muito mais.

Este catálogo não é utilizado na indústria das tintas decorativas, ainda assim, é possível encontrar algumas marcas que produzem algumas destas cores. Antes de escolher uma cor deste catálogo para pintar uma qualquer superfície, deverá ter a certeza absoluta que a poderá mandar fazer, que existe uma marca de tintas que a fará.

CORRESPONDÊNCIA ENTRE CORES

Por vezes quando não existe a possibilidade de se obter uma tinta numa cor de um determinado catálogo, poderá haver a hipótese de se conseguir uma outra cor semelhante de outro catálogo. No entanto, é importante saber que não existem cores de catálogos diferentes que sejam 100% iguais. Isto deve-se a vários fatores. Pode saber mais sobre a correspondência entre cores, lendo o nosso artigo aqui.

Deixe-se levar pelas cores, e tenha uma vida mais colorida!

Ainda tem alguma dúvida?

Depois de ler o nosso artigo, se ainda ficou com alguma dúvida, consulte a nossa “Base do Conhecimento”. Nessa página encontrará resposta para as questões mais frequentes.

Base do Conhecimento

2 comentários

  1. Helder Torcato
    Helder Torcato
    23 Junho, 2021 at 17:13

    Boa tarde, desejava saber as equivalências ou RALL das tintas CIN Refº A271 Marfim Dourado e CIN RefºA343 Pêra Rocha. Para pintura de prédio exterior a construir.
    Obrigado

    Reply
Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

Cores Favoritas

As minhas cores favoritas

      Ainda não adicionou nenhuma cor à sua lista de favoritos!