Como caiar paredes, informações, dicas e conselhos
A cal é pedra calcária em estado líquido, usada como tinta ou argamassa desde o princípio dos tempos. Nas grutas de Lascaux encontraram-se pinturas rupestres qu...
Atualmente a maioria das pessoas prefere utilizar tintas plásticas para pintar as suas casas. No entanto em alguns lugares as pessoas mais idosas ainda preferem caiar as suas habitações.
A água é um dos elementos fundamentais para fazer cal. A cal vem em pedra, depois derrete-se numa bilha ou numa lata em água fria. Vai-se pondo, pedra por pedra, porque ela vai ferver muito e depois queima. Mexendo para a cal ficar bem derretida, caso contrário fica pedra e areia no fundo e não dá para utilizar. Após 48 horas obtém-se aquilo a que se chama leite de cal e pode-se começar a pintar.
As melhores ferramentas para caiar são as trinchas, brochas e vassouros de pelo farto. Têm que ser macias e ter uma grande densidade e pelo, pois a caiação tem que ser feita com cal fluída.
Na primeira demão a cal deve ser mais líquida.
A concentração também depende do tipo de substrato que se vai caiar, não havendo por isso concentrações rigorosas.
O que é importante é que a parede absorva facilmente a cal, que ela penetre bem e que se espalhe com facilidade.
Para isso é necessário passar o pincel várias vezes no mesmo sítio e terminar sempre as pinceladas ou na vertical ou na horizontal.
A cal líquida ao ser aplicada torna a parede translúcida. A parede fica com aspeto molhado e transparente. É então necessário perceber no transparente a área que já está caiado e a que não está.
A consistência da cal depende de artificie para artífice. Há quem prefira a cal “mais grossa” (mais consistente),para aderir melhor à parede, outros preferem a cal “mais fina”, para que a fendilhação seja minimizada. Para ver a consistência da cal, no passado normalmente utilizavam o dedo; quando o dedo ficava tapado estava demasiado grossa, quando o dedo ficava visível era quando estava boa para aplicar.
Após a aplicação da cal começa o processo de secagem, conforme vai secando a parede vai ficando branca. Fazem-se sempre duas ou três demãos, sendo que só se aplica a camada seguinte, após a anterior estar seca (≈ 24horas), este período depende da temperatura, da exposição ao sol e mais que tudo da existência de humidade na parede. Após a secagem completa pode-se aplicar uma nova demão. O número de demãos necessárias depende do estado da parede, de esta já ter sido caiada ou não, da qualidade do reboco e do aspeto final que se pretende obter.
As camadas são aplicadas em diferentes sentidos: a 1ª demão da esquerda para direita e a 2ª demão de baixo para cima.
Como Proceder | |
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Algumas Propriedades da Cal
- A cal não ganha bolores porque tem propriedades bactericidas;
- A cal é permeável ao vapor de água;
- A cal deixa as paredes respirarem, isto é essencial aos rebocos antigos porque eles são permeáveis e contêm grande quantidade de humidade no seu interior;
- A cal é purificadora do ar, para solidificar (o que se chama carbonatar), absorve o dióxido de carbono existente no ar;
- A cal funciona como um detergente bactericida – é esta a forma de a cal ser lavável – está sujo, passa-se um pincel com cal e já está lavado e desinfetado.
Informações Adicionais
- Quando a cal das paredes está intacta, só é necessário tirar o pó. No caso de paredes exteriores pode optar-se por humedecê-las com água antes de caiar, especialmente se a caiação for feita no verão. Isto melhora a aderência da cal ás camadas já existentes e facilita a a caiação.
- Não é aconselhável a aplicação com muito calor, muito frio, nem com tempo nublado. A primavera/verão é o período mais aconselhável para fazer a aplicação.
- Quando se utiliza cor normalmente é na barra. A cor é dada com a utilização de pigmentos e atualmente nalguns casos com tinta de silicato. Os pigmentos utilizados são do tipo óxido de ferro “de boa qualidade, senão estraga.
- Para colorir a cal, utilizam-se pigmentos. Estes podem ser naturais ou sintéticos. Atualmente os pigmentos sintéticos que se encontram à venda são principalmente: óxido de ferro amarelo, óxido de ferro vermelho, óxido de ferro preto, azul ultramarino e verde água. Estes pigmentos misturados entre si, permitem fazer outras cores e uma grande variedade de tonalidades.
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