Ajudamos a Pintar Portugal Desde 2005

Destaque 1 > Pintar

Como pintar um móvel em melamina ou laminado

Os móveis de melamina ou laminados são muito usados nas nossas casas, não só nas cozinhas e casas de banho mas também em móveis como mesas, cômodas, camas, etc., os móveis produzidos com este acabamento são mais fáceis de manter, uma vez que são facilmente limpos apenas com um pano húmido. Antes de mais vamos […]


Pintar,Móveis,Laminados,Lacados,madeira

Como pintar um móvel em melamina ou laminado

Os móveis de melamina ou laminados são muito usados nas nossas casas, não só nas cozinhas e casas de banho mas também em móveis como mesas, cômodas, camas, etc., os móveis produzidos com este acabamento são mais fáceis de manter, uma vez que são facilmente limpos apenas com um pano húmido.

Antes de mais vamos ver o que é a melamina ou laminado.

Pintar,Móveis,Laminados,Lacados,madeira

Melamina

– É um produto sintético, sendo aplicado através de cola ao aglomerado. Pode ser também aplicado no MDF, embora não se justifique, pois sendo a melamina um revestimento mais económico, por norma é mais usado no aglomerado que também é mais barato;
– Existe em várias cores, texturas e padrões, incluindo uma vasta gama de imitações de madeira.

Vantagens:

– Grande variedade de cores e texturas;
– Risca-se com menos facilidade que outras opções, por exemplo lacados, pois é uma espécie de papel colado, mas mais resistente;
– Mais económico que o lacado.

Desvantagens:

– Nota-se as juntas, pois é orlado à volta;
– Menor durabilidade;
– Menor resistência à humidade.

Uma outra opção são os chamados lacados.

Lacado

– Trata-se de uma laca aplicável ao MDF;
– As cores são lisos, podendo ser mates ou de alto brilho;
– Não apresenta cortes ou orlas de acabamento.

Vantagens:

– É mais resistente à humidade;
– Tem uma maior durabilidade;
– Tem melhor aspeto, pois não existe juntas.

Desvantagens:

– Risca-se com mais facilidade, pois trata-se de uma pintura;
– Mais caro.

Agora, que já vimos as opções que existem e as principais diferenças, vamos ver como proceder para pintar estes materiais.

  • COMO FAZER O TRABALHO
    1. Comece por retirar os puxadores, fechaduras ou outros itens caso existam.
    2. Se a superfície apresentar falhas, ranhuras ou defeitos, utilize um betume para madeira. Aguarde até secar de acordo com as instruções contidas na embalagem do produto.
    3. Lixe suavemente a superfície com uma lixa para madeira grão 120 até remover o brilho. Evite lixar mais do que necessário para não danificar o laminado.
    4. Limpe o pó proveniente da lixagem com um pano apenas húmido.
    5. Aplique um primário, que promova a aderência, em toda a superfície até formar uma camada uniforme. O primário pode ser aplicado com uma trincha ou rolo de pintura de pelo curto.
    6. Deixe o primário secar devidamente. Verifique o tempo necessário na embalagem do produto.
    7. Utilize uma lixa para madeira grão 220 para lixar suavemente a superfície tratada com o primário. Procure trabalhar delicadamente em movimentos circulares. De seguida, use um pano húmido para limpar o pó da superfície trabalhada.
    8. Finalmente aplique a tinta de acabamento. A tinta deve ser um esmalte acrílico aquoso, de acabamento mate, acetinado ou brilhante, escolha a seu gosto. A tinta deverá ser aplicada com uma trincha ou rolo de pintura para esmaltes, caso a área seja lisa ou cantos.
    9. Deixe a primeira demão secar devidamente antes de aplicar uma segunda demão. Aplique a tinta da mesma forma que anteriormente mas com mais cuidado no acabamento. Pode ser necessário aplicar mais uma demão, isso pode depender da tinta que utilizou.
    10. Antes de usar o objeto pintado, deixe secar muito bem a tinta. O ideal é deixar secar e curar a tinta durante alguns dias.
  • Lista de Materiais Necessários
  • Betume para madeira;
  • Lixa grão 120 e 220;
  • Panos;
  • Misturador de tinta;
  • Primário de aderência;
  • Tinta de esmalte aquoso acrílico;
  • Pincel;
  • Rolo de pintura para esmaltes;
  • Tabuleiro de pintura.

Leia Também

A Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

INFORMAÇÃO SOBRE AS MENSAGENS

Se nos contactar nesta página, a nossa resposta será colocada nesta mesma página. A nossa resposta NÃO será enviada por email. Guarda esta página no seu browser, para não se esquecer de onde enviou a sua mensagem. Como alternativa pode contactar-nos por email.

Prefiro enviar um email
ADVERTISEMENT