Ajudamos a Pintar Portugal Desde 2005
Tintas

Tintas de base aquosa e solvente, saiba um pouco mais sobre estes tipos de tintas

Sabia que as tintas são classificadas de acordo com os seus solventes? Neste artigo ficará a conhecer um pouco mais sobre esta matéria. As tintas são classificados em várias categorias consoante as su...

como são classificadas as tintas
59

Sabia que as tintas são classificadas de acordo com os seus solventes? Neste artigo ficará a conhecer um pouco mais sobre esta matéria.

As tintas são classificados em várias categorias consoante as suas características, uma dessas categorias é a sua base. Existem tintas de base Aquosa e tintas de base solvente.

Importa referir que quimicamente a água é um solvente, se bem que um solvente inorgânico, ao passo que os solventes (normalmente designados apenas desta forma), são solventes orgânicos. Assim, às tintas que são formuladas com água chamam-se de base aquosa, enquanto as outras, formuladas com solventes orgânicos, chamam-se de base solvente.

Os Solventes

O principal objetivo do solvente é ajustar as propriedades de cura e a Viscosidade da tinta. É Volátil e não se torna parte do filme seco da tinta. Também controla as propriedades da aplicação e afeta a estabilidades da tinta enquanto esta se encontra no estado líquido. A sua função principal é funcionar como transportador dos componentes não voláteis.

As propriedades deste dois tipos de produtos são bastante diferentes, assim:

Tintas de Base Aquosa

A formação do filme nas tintas à base de água ocorre quando a tinta é aplicada e a água se evapora. Durante esse processo, as partículas de Pigmento e o Ligante aproximam-se. Nos últimos estágios da evaporação do líquido, a ação capilar aproxima as partículas com maior força, fazendo com que elas se fundam ao pigmento formando um filme contínuo.

As tintas de água, ou de base aquosa, têm como propriedades principais não serem combustíveis e não serem bastante menos tóxicas, por outro lado carecem de tempos de Secagem mais longos e têm uma elevada tensão superficial, sendo por vezes contraindicadas para aplicação em superfícies de baixa tensão.

Como características de produção destaca-se a facilidade de serem utilizados equipamentos e automatismos que facilitam a sua produção em grandes quantidades.

O maiores mercados consumidores desta produção são; a indústria da construção civil, decoração profissional e bricolage.

Saiba mais sobre TINTAS DE BASE AQUOSA

como são classificadas as tintas

Tintas de Base Solvente

As tintas de base solvente orgânico são combustíveis, explosivas e muito mais tóxicas.
 
As variedades dos solventes utilizados (hidrocarbonetos alifáticos, hidrocarbonetos aromáticos, álcoois, éteres, ésteres, Cetonas) permitem a formulação de produtos para fins diversos. Neste caso são mais versáteis.
 
Normalmente conseguem-se produtos com maior resistência às variações e características ambientais, nomeadamente climáticas.
 
A sua produção, por ser bastante variada, exige uma vasta panóplia de equipamentos e métodos simples e flexíveis de produção.

As tintas de base solvente têm um grande inconveniente pois contêm COVs – Compostos Orgânicos Voláteis, substâncias derivadas de petróleo (hidrocarbonetos aromáticos), agressivas à saúde dos seres vivos e à camada de ozono que protege o planeta dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta.

Saiba mais sobre TINTAS DE BASE SOLVENTE

Dica

Antes de iniciar o trabalho leia atentamente a informação fornecida nas fichas técnicas dos produtos que vai utilizar. Para evitar ao máximo problemas que possam aparecer durante e/ou no fim do trabalho, respeite sempre as informações fornecidas pelo fabricante.

Este artigo foi importante para si?

Leia Também

 6 Mensagens

  1. José Pereira
    José Pereira
    24 Junho, 2020 às 21:25

    Boa tarde gostaria de saber quanto custa uma lata de tinta de 15 litros da marca Mipal de cor branca para interiores.
    Gostaria de pintar toda a casa e fazer contas em quanto ficaria para assim pintar toda a casa.

    Obrigado

    José Teodoro

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      25 Junho, 2020 às 20:02

      Boa tarde,
      terá contactar diretamente a Mipal ou um revendedor da marca.
      Disponha sempre.
      Tintas e Pintura

  2. Cristiana santos
    Cristiana santos
    9 Fevereiro, 2018 às 21:26

    Olá ! Qual a tinta não tóxicos pra pintar móveis de bebê? E a tinta de pintura de parede que não seja atóxico!!

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      10 Fevereiro, 2018 às 00:12

      Olá Cristiana,

      Na realidade, e na sua maioria, as tintas, vernizes e produtos similares, mesmo os aquosos possuem uma certo grau de toxicidade, e podem emitir vapores voláteis durante alguns anos. Existem no entanto produtos que são produzidos com componentes naturais, não libertam qualquer substância prejudicial para as pessoas ou animais, como é o caso dos produtos Biofa, para saber mais veja aqui; http://www.biofa.pt/Perguntas.aspx.

      Melhores cumprimentos e disponha sempre.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

  3. Paulo
    Paulo
    1 Janeiro, 2017 às 14:27

    Gostaria de pintar a minha casa ,algumas divisões tem aquela poeira outras teem algumas manchas de humidade antiga mas que já está resolvida ,gostaria de saber que primário e tipo de tinta devia usar ,as paredes sao areadas …

    Responder

A Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

ADVERTISEMENT