Dicas

Diferença entre Verniz e Lasur

Entre o Verniz e o Lasur só existe um ponto em comum, ambos servem para dar acabamento às madeiras. Neste artigo vamos então descobrir as diferenças que existem entre estes dois ti...

Fechar Pub

Tem alguma dúvida?

Se depois de ler o nosso artigo ainda ficou com alguma dúvida consulte a nossa “Base do Conhecimento”. Nesta página poderá encontrar a resposta para várias questões.

16 Comentários

  1. 9
    Avatar

    luismmsantos@gmail.com

    Boa tarde. Possuo um candeeiro com pé alto de madeira em tom de cerejeira laçado. Que produto sugeria para lhe alterar a cor para Nogueira.
    Obrigado

    Responder
    1. 9.1
      Tintas e Pintura

      Tintas e Pintura

      Boa tarde

      Pode utilizar um lasur, veja aqui: https://tintasepintura.pt/lasures-dao-vida-as-madeiras/

      Disponha sempre.
      Tintas e Pintura

      Responder
  2. 8
    Avatar

    Sebastiao FS

    Bom dia/tarde/noite

    Gostaria de ter opiniões sobre tratamento de portas, portadas e janelas exteriores em madeira.

    Num caso, a pintura ou verniz actual está a estalar/escamar de modo muito irregular e, especialmente, várias partes estão queimadas do sol. Obviamente, as partes mais expostas ao sol ou à chuva estão em pior estado. Penso tratar-se de alguma madeira exótica e parece densa, e não é tratada há muitos anos.

    Qual o produto a aplicar? Verniz? Velatura? Ou apenas óleo? Pode-se combinar verniz ou velatura com óleo mais tarde?

    Assim, como devo proceder em termos de lixamento/decapação e pintura/envernizamento? Especificamente, quanto ao lixamento: que tipo de lixa usar e até que ponto (de ‘acabamento’) se deve levar esse lixamento, nomeadamente, uma uniformidade de cada peça? Ou é isto dispensável e pode se aplicar directamente o verniz ou a velatura?

    Noutro caso, trata-se de uma porta que penso ser de pinho, virada a norte e de frente para o mar, de onde recebe muita humidade. A porta apresenta algumas manchas, no sentido da cor actual já não ser homogénea, mas não muitas manchas nem muito marcadas.
    Qual o produto a aplicar neste caso? Verniz? Velatura? Ou apenas óleo? Pode-se combinar verniz ou velatura com óleo mais tarde? Agradecia também informação sobre como devo proceder em termos de tratamento antes de pintura / envernizamento. Ou pode se aplicar directamente o verniz ou a velatura? Não sei que produto está aplicado.

    Finalmente, no caso de umas portadas de pinho, que produto aplicar? Verniz? Velatura? Ou apenas óleo? As portadas não estão escamadas, não têm manchas, nem grande perda de cor, mas algumas estão viradas a sul e junto ao mar. Penso que ao longo do tempo terão levado verniz, velatura e mesmo óleo. Algumas ultimamente receberam velatura mas em parte parece ter formado uma película tipo plástico, o que não me agradou. Como proceder ao tratamento da madeira antes da pintura ou envernizamento?

    Agradecia também alguma sugestão de produto que, simultaneamente, possa ser aplicar nos segundo e terceiro caso acima pois tratam-se de pequenas áreas.

    Obrigado
    SFS

    Responder
    1. 8.1
      Tintas e Pintura

      Tintas e Pintura

      Boa tarde Sebastião,

      Temos vários artigos sobre estes assuntos, por favor veja aqui: https://produtos.tintasepintura.pt/esquemas-de-pintura/?_sft_ambiente=exterior&_sft_suporte=madeiras e aqui: https://produtos.tintasepintura.pt/faqs/?_sft_ufaq-category=madeiras

      Caso mantenha alguma duvida estamos à sua inteira disposição.

      Disponha sempre.
      Tintas e Pintura

      Responder
  3. 7
    Avatar

    Luísa Maria Andrade

    Ótimo, obrigada pela boa informação.

    Responder
  4. 6
    Avatar

    Angelo Oliveira

    Boa tarde,

    Gostaria que me tirasse a seguinte duvida:

    Tenho um Veleiro antigo e quero protejer algumas madeira com verniz para efeitos decorativos e de protecção. penso que essas madeiras serão teka.

    No entanto falaram-me que o verniz de 2 componentes tem tendência a estalar com as diferenças de tempratura, e como não deixam a madeira respirar, com o tempo esta apodrece..

    A velatura seria o ideal, mas não aconselham para teka…

    Existe algum verniz/velatura que protega a teka, mas a deixe respirar??? para que não apodreça???

    Os meus cumprimentos,
    Angelo

    Responder
    1. 6.1
      Avatar

      Tintas e Pintura

      Olá Angelo,

      Para se informar sobre produtos para barcos aconselho que contacte a Hempel, líder mundial nesta área, veja aqui; http://www.hempel.pt/

      Sempre ao dispor.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  5. 5
    Avatar

    luciana Sant Anna

    olá, tenho os tacos da minha sala ao natural ,depois da decapagem e agora gastava de saber qual o próximo passo, que produtos utilizar para que fique com uma cor escura e brilhante?

    Responder
    1. 5.1
      Avatar

      Tintas e Pintura

      Olá Luciana

      Leia o nosso artigo; https://www.tintasepintura.pt/envernizamento-de-soalhos/, terá aqui a informação que precisa para envernizar soalhos.

      A cor é dada por um produto que se chama Velatura o Lasur e é aplicada antes do verniz de acabamento. Os produtos devem ser compatíveis entre si, por isso compre da mesma marca.

      Vá a uma boa loja de tintas, (Cin, Robbialac, Dyrup, etc.) eles vão indicar-lhe a melhor solução.

      Sempre ao dispor.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  6. 4
    Avatar

    Guilherme Vaz

    Boa tarde.

    Gostaria de colocar uma questão.
    No caso de recuperação de um beiral com cachorros antigos em madeira de riga e colocação de novos cachorros na mesma madeira e também de forro em pinho, sendo obrigatório neste caso aplicar uma velatura (Igespar), que solução existe para que os diversos elementos mantenham um tom semelhante?
    Muito obrigado.
    Os melhores cumprimentos,
    Guilherme Vaz

    Responder
    1. 4.1
      Avatar

      Tintas e Pintura

      Olá Guilherme;

      Uma vez que vai aplicar uma velatura/lasure na madeira de pinho, deverá aplicar também uma velatura na madeira de riga de maneira a que ambas fiquem idênticas. Poderá misturar duas ou mais velaturas, do mesmo tipo, para obter o tom desejado.
      Deverá primeiro aplicar a velatura na madeira do forro, uma vez que tem que aplicar forçosamente esta velatura, deixar secar, depois faça as experiências necessárias, em pedaços de madeira igual à dos cachorros, deixe secar e compare ambas. Quando conseguir o tom idêntico, aplique nos cachorros.

      Como exemplo, veja alguns tons de lasures disponíveis no mercado; http://www.sotinco.pt/particular/catalogos/woodtec#page/5

      Sempre ao dispor;
      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  7. 3
    Avatar

    José Eduardo de Sousa Felgueiras

    Queria pintar a parte superior de um barco que tenho, com LASUR, a conselho de amigos espanhóis que também o utilizam nas suas embarcações.
    Indicaram-me as marcas SIKKENS e Xilazel, mas, afinal há a CIN (portuguesa).
    Como dou preferencia aos produtos nacionais, agradecia o favor de me indicarem qual o vosso LASUR que devo aplicar no meu barco.
    Obrigado .
    José Felgueiras – Esposende

    Responder
    1. 3.1
      Avatar

      Tintas e Pintura

      Olá José;

      Para adquirir o produto que deseja deverá ir a uma loja própria da CIN ou um revendedor, pode encontrar as lojas e as respectivas moradas no nosso directório de empresas; http://directorio.tintasepintura.pt/
      Também gostaria de lhe indicar a empresa Hempel, especialista em produtos para barcos.

      Sempre ao dispor;
      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  8. 2
    Avatar

    Helena Vieira

    Obrigada pelo vossos conselhos.
    Gostaria, se possível, que me tirassem uma duvida.
    A madeira teka pode ser envernizada?
    Tem vantagens em relação ao óleo?

    Responder
    1. 2.1
      Avatar

      Tintas e Pintura

      Boa tarde Helena;

      No caso de madeiras densas, de poro fechado e com compostos oleosos tais como a teca, tacula, câmbala escura e ipê, só deve aplicar o Óleo de Teca que, dada a sua natureza gordurosa e recomendado essencialmente para exterior mas também pode usar no interior.

      Óleo de teca;
      Mistura de óleos naturais para a nutrição e protecção de madeiras, reforçado com agentes e filtro ultravioleta, principalmente para madeiras exóticas. Muito utilizado para manutenção e renovação de decks de madeira exótica (teca, nyatoh, bangkirai, meranti, ipe, etc.).

      Leia a seguinte ficha técnica, como exemplo; http://www.cin.pt/portal/attachs.pdf?CONTENTITEMOID=23818080808A80GC&CLASSTOKEN=produto&ATTRIBUTEID=attachmonofolhas

      Sempre ao dispor;
      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  9. 1
    Avatar

    luiz Mueller

    Achei ótimas as explicações fornecidas ,sendo eu leigo na matéria deu para entender bem ,pois a informação recebida já da para que eu possa recuperar algumas peças inclusive pintar minha casa ,visto que a mesma e de madeira internamente e externa,gostaria de ser informado sobre a Massaranduba, muito grato pela preciosa informação ,sê possível via meu e mail,cordialmente Luiz Mueller

    Responder

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Registar Empresa

Registar Empresa ou Anunciar Produtos

Nome da Empresa*

Tipo de Empresa*

O Seu Nome*

O Seu Cargo*

O Seu Email*

Telefone para Contacto

Mensagem

Aceito a Política de Privacidade (para enviar deve aceitar a nossa Política de Privacidade)

Campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.