Ajudamos a Pintar Portugal Desde 2005
Madeiras

Envernizar Madeiras – Informações Gerais

A madeira, devido à sua natureza, é um material que está sujeito a ataques de agentes exteriores, tais como: sol, chuva, vento, etc., assim, para se manter sempre bonita e saudável deverá ser devidame...

Envernizar Madeiras
68

A madeira, devido à sua natureza, é um material que está sujeito a ataques de agentes exteriores, tais como: sol, chuva, vento, etc., assim, para se manter sempre bonita e saudável deverá ser devidamente protegida e frequentemente tratada.

Informações Gerais

Os principais agentes responsáveis pela deterioração da madeira são:

  1. Luz do sol (faz com que a madeira perca a sua cor natural);
  2. Fungos e bolores;
  3. Insetos;
  4. Humidade;
  5. Fendas (são locais propícios para a acumulação de Sujidade e humidade).

Para proteger a madeira destes possíveis problemas, pode-se recorrer à pintura com o recurso a tintas ou vernizes.

Estes produtos são aplicados na proteção de superfícies, em camadas finas, as quais formam películas impermeáveis, fortemente aderentes à superfície, duráveis e coloridas.

A aplicação destes produtos é normalmente realizada através do recurso à Trincha, rolo ou pistola de ar comprimido.

A principal diferença entre as tintas e os vernizes é na Opacidade, os vernizes não possuem qualquer Pigmento, o qual permite conferir texturas e cores variadas, enquanto que os vernizes, devido à sua transparência (incolor), mantêm visível a aparência da superfície da madeira.
lixar Madeira

Preparação das Superfícies

Antes de se proceder ao envernizamento existem alguns procedimentos que são necessários efetuar.

No geral, é necessário proceder a uma limpeza da superfície a tratar, sendo necessário remover todos os vestígios de eventuais gorduras, ceras, poeiras, sujidades, etc., assim como garantir que a mesma está isenta de qualquer humidade.

Madeiras anteriormente envernizadas:

Se o verniz antigo se encontrar em bom estado, assegurar que todas as contaminações existentes (ceras e outros produtos de embelezamento e limpeza) são eliminadas. Despolir o verniz com Lixa de grão fino (280 a 320), para promover Aderência do novo envernizamento.
Se o verniz antigo se encontrar esfoliado ou fissurado, é necessário removê-lo e proceder a uma raspagem cuidadosa de toda a superfície através de uma lixagem e/ou raspagem (com ou sem a utilização de Decapante). Proceder de seguida como se indica para madeiras novas.

Madeiras novas:

Efetuar lixagem da madeira no sentido das fibras com lixa de papel de grão médio (220).

Sobre madeiras resinosas, aplicar previamente uma Demão de Verniz TP Super (ref. 12-000 da CIN), ou limpar com um Solvente, a fim de remover a Resina.

O suporte deve estar seco, limpo e isento de poeiras, gorduras e outros contaminantes no momento que vai receber o novo verniz.

Se estes procedimentos não forem tidos em atenção ou forem mal executados, poderão resultar defeitos na Película do sistema aplicado, tais como perda de aderência, má Secagem, má Dureza superficial, entre outros.

Como complemento a estes procedimentos, existem alguns produtos com características e objetivos particulares. Os mais utilizados são:

1 Imunizadores: Utilizados como tratamento preventivo em madeiras novas e como tratamento curativo nas madeiras já atacadas por insetos e/ou fungos.
2 Decapantes: Produtos destinados, principalmente, para a remoção de tintas velhas de pinturas anteriores, uma vez que faz com que estas empolem, destacando-as assim do suporte.
A utilização de decapante em superfícies porosas, como é o caso das madeiras, necessita de um cuidado especial, de modo a que o produto não penetre para o interior, uma vez que pode comprometer a aderência do novo sistema de pintura.
3 Betumes: Produtos formulados por resinas alquídicas modificadas e pigmentos adequados (conforme a cor pretendida)
4 Massas: Produtos que derivam, tal como os betumes de resinas, utilizando pigmentos adequados. Permitem efetuar uma regularização geral de pequenos defeitos da superfície.

Envernizamento

O envernizamento é um processo que deixa à vista a Textura da madeira. Assim, pode-se executar um Acabamento do tipo poro fechado ou do tipo poro aberto. Para se conseguir um acabamento do tipo poro fechado, é conveniente utilizar-se um outro produto, antes da aplicação do verniz, este é o Tapa-Poros.

Tapa-poros

Este produto, de Aspecto muito semelhante ao verniz, tem como principais características o enchimento dos poros e veios da madeira, bem como a regularização da Absorção da superfície.

É um produto baseado em resinas nitro-celulósicas ou nitro-sintéticas, especialmente estudado para, quando utilizado como primeira(s) camada(s) no envernizamento de madeiras novas para interiores, permitir obter um acabamento perfeitamente liso (poro fechado).

É ainda recomendado para a proteção de madeiras durante a construção, evitando as manchas devidas ao contacto da madeira com as massas de Reboco, cimento e Gesso.

Este produto não deve ser utilizado em exteriores.

Verniz

O verniz, conforme a sua natureza pode ser mais adequado na utilização em interiores/exteriores (no caso de sistemas alquídicos, poliuretano, etc.) ou na utilização em pavimentos de madeira (sujeitos a um maior desgaste).

Os vernizes com compostos poliuretanos têm características superiores às das conseguidas com vernizes alquídicos convencionais, nomeadamente, mais resistência à Abrasão, a álcoois, a água e a temperaturas mais elevadas.

Quanto ao modo de aplicação do verniz, deve ter-se especial cuidado no envernizamento das arestas, para garantir que aí se obtenha a espessura adequada. De preferência, deve-se bolear as arestas vivas já que as espessuras de película aí obtidas são normalmente baixas e, por isso, esses são pontos de cedência prematura do verniz. Depois de seca, a superfície deve ser lixada ligeiramente antes da aplicação da demão seguinte.

Dica

Antes de iniciar o trabalho leia atentamente a informação fornecida nas fichas técnicas dos produtos que vai utilizar. Para evitar ao máximo problemas que possam aparecer durante e/ou no fim do trabalho, respeite sempre as informações fornecidas pelo fabricante.

Este artigo foi importante para si?

Leia Também

 11 Mensagens

  1. Seba
    Seba
    12 Julho, 2022 às 16:48

    Muitos parabéns por este site e toda a informação que disponibiliza.

    Aproveito para perguntar a sua opinião sobre o uso em madeiras exteriores (portas e portadas) de verniz, velaturas e ou óleos. nomeadamente, o que aplicar em madeira já tratadas com velatura (penso que ‘Bondex’) e em boa aparência em termos de cor mas muito expostas ao sol (sul), sendo que o objectivo agora é essencialmente conservação da madeira. pode-se tb alternar entre velatura e óleo a cada tantos anos? Muito obrigado, S

    Responder
    • Seba
      Seba
      14 Julho, 2022 às 22:31

      Muito obrigado
      Pela resposta clara e rápida.
      Eu é que não fui claro na exposição do assuntos: as madeiras já foram tratados com velatura há uns anos, e a questão agora é mais se continuar com velatura ou virar para os óleos dada a exposição solar (a madeira já tem algumas rachas) dado também que a madeira ainda tem uma cor muito boa.
      Agradeço desde já qualquer opinião sobre esta questão particular.
      Cumprimentos
      S

    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      18 Julho, 2022 às 23:22

      Boa tarde Seba

      Sim, pode aplicar o óleo tal como a madeira está, tendo apenas os cuidados habituais, veja as instruções fornecidas pelo produto que aplicar.
      Os óleos tem uma maior resistência ao sol e as madeiras protegidas com óleos tem uma mais fácil manutenção. Os óleos são por isso uma excelente solução para madeiras que estão sujeitas ao desgaste exterior.

      Disponha sempre.
      Tintas e Pintura

  2. Sofia pinto
    Sofia pinto
    21 Março, 2022 às 01:24

    Tenho uma escrivaninha que foi envernizada há mais de 30 anos, queria tirar o verniz antigo e aplicar novo mas mate, posso começar por lixar como luxa 120, ou tenho que passar primeiro algum produto? Será que me podem ajudar.
    Obrigada

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      21 Março, 2022 às 15:46

      Olá Sofia

      Se o verniz antigo se encontrar em bom estado, assegurar que todas as contaminações existentes (ceras e outros produtos de embelezamento e limpeza) são eliminadas. Despolir o verniz com lixa de grão fino (280 a 320), para promover aderência do novo envernizamento.
      Se o verniz antigo se encontrar esfoliado ou fissurado, é necessário removê-lo e proceder a uma raspagem cuidadosa de toda a superfície através de uma lixagem e/ou raspagem (com ou sem a utilização de decapante). Proceder de seguida como se indica para madeiras novas.

      Madeiras novas:
      Efetuar lixagem da madeira no sentido das fibras com lixa de papel de grão médio (220).
      Sobre madeiras resinosas, aplicar previamente uma demão de Verniz TP Super (ref. 12-000 da CIN), ou limpar com um solvente, a fim de remover a resina.

      O suporte deve estar seco, limpo e isento de poeiras, gorduras e outros contaminantes no momento que vai receber o novo verniz.

      Disponha sempre,
      Tintas e Pintura

  3. Ivo
    Ivo
    22 Março, 2021 às 17:43

    Boa tarde

    Estou a pensar envernizar umas portas interiores depois de retirar o verniz antigo. Se aplicar tapa poros a madeira escurece? se aplicar diretamente na madeira o verniz uretanado consigo melhor resultado?

    Responder
  4. Bruno
    Bruno
    20 Maio, 2020 às 22:38

    Boa Noite, gostei imenso do que li aqui. E por isso coloco a questão pois sei que me irão ajudar. Tenho no exterior da casa umas vigas de madeira (casquinha vermelha) que será pinho nórdico. Coloquei uma proteção em vidro temperado por cima de modo a oferecer proteção às vigas. Quando colocadas foram as mesmas invernizadas com primário. Agora, passados dois anos que estão sujeitas ap sol, humidade do ar, vento etc, começou a sair resina por muitas delas. Comprei Bondex Castanho para as proteger ainda mais. Alguma técnica que devo usar antes de lhe passar o Bondex? Acham que devo fazer algo mais de modo a que fique totalmente protegido? Obrigado pela vossa disponibilidade/ajuda.

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      20 Maio, 2020 às 23:44

      Olá Bruno,
      Quando diz envernizadas com primário, o que realmente quer dizer com isso? Se levou um primário não foi um envernizamento. Que produto é que aplicou?

      Tintas e Pintura

  5. Miguel Pereira
    Miguel Pereira
    31 Julho, 2019 às 18:58

    Começo por vos agradecer o excelente site que têm.
    Estou a fazer uma pergula no quintal com postes de telefone usados (aqueles que se vêm à beira das estradas).
    Sei que se trata de madeira tratada mas como são usados, não sei há quanto tempo o foram e para serem retirados por alguma coisa foi.
    Não consigo, depois de ler montes de sites, decidir qual o melhor produto para os proteger, pois ficam num local com sol, vento e humidade do mar.
    Gostaria se fizessem o favor de me recomendar o melhor tipo de produto para esse fim, é que estou mesmo baralhado.
    Verniz, lasur/velatura, óleos, etc…
    Um Obrigado muito grande e cumprimentos.

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      1 Agosto, 2019 às 15:43

      Resposta enviada por email.

A Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

ADVERTISEMENT