Leafing
O termo “Leafing” é um anglicismo amplamente aceito na indústria de tintas e pintura para descrever os pigmentos de pó de alumínio tratados de forma especial. Esses pigmentos, quando diluídos ou misturados com tintas ou vernizes, fazem com que as partículas de alumínio flutuem até a superfície e se organizem em uma disposição sobrepostas umas às outras, semelhante a telhas em um telhado. Isso cria uma camada muito impermeável, conferindo um aspecto metálico característico. Também existem os pigmentos de alumínio “não leafing”, que não flutuam para a superfície e, portanto, não proporcionam o mesmo efeito metálico; eles se comportam como pigmentos metálicos normais, mas possuem outras qualidades.
o termo “Leafing” também se pode referir a uma técnica de aplicação de tinta metalizada ou com efeito metálico, na qual as partículas de metal suspensas na tinta tendem a flutuar e se agrupar na superfície da camada de tinta, formando uma aparência brilhante e reflexiva. Esse efeito de “folheamento” dá um acabamento semelhante ao metal verdadeiro, como ouro, prata ou bronze, criando um efeito estético distintivo. O termo “Leafing” pode ser usado tanto para descrever o efeito visual quanto o processo de aplicação da tinta.
Assim, pode haver um pouco de ambiguidade no uso do termo “Leafing” na indústria das tintas e pintura. Ele pode ser usado tanto para descrever o efeito visual resultante da aplicação de pigmentos de pó de alumínio que flutuam até à superfície, formando uma camada impermeável e metálica, como também pode ser usado para descrever os próprios pigmentos de alumínio tratados de forma especial para produzir esse efeito. Em resumo, “Leafing” pode se referir tanto ao efeito estético quanto aos pigmentos de alumínio utilizados para obtê-lo.
Comentários