Ajudamos a Pintar Portugal Desde 2005
Glossário de termos de tintas e pintura

Microporosidade

O termo “Microporosidade” refere-se à propriedade de um revestimento ou superfície pintada de possuir pequenos poros ou aberturas microscópicas. Esses poros são muito pequenos, geralmente invisíveis a olho nu, e permitem a passagem limitada de gases e líquidos através do revestimento.

A microporosidade pode ser desejável ou indesejável, dependendo da aplicação e do tipo de revestimento. Em alguns casos, a microporosidade é intencionalmente introduzida para permitir a respiração do Substrato ou facilitar a adesão de camadas subsequentes de Tinta ou Verniz. Por outro lado, em certas aplicações, como revestimentos impermeabilizantes, a microporosidade indesejada pode levar à penetração de Humidade ou substâncias corrosivas, comprometendo a proteção da superfície.

Para evitar problemas relacionados à microporosidade indesejada, é comum aplicar camadas adicionais de revestimento, como primários ou selantes, que preenchem os poros e tornam a superfície mais uniforme e resistente à penetração de substâncias indesejadas.

Este artigo foi importante para si?

Outros Termos

ADVERTISEMENT