Ajudamos a Pintar Portugal Desde 2005
Glossário de termos de tintas e pintura

Oxidação

O termo “Oxidação” refere-se a um processo químico no qual um composto ou substância reage com o oxigénio, resultando na formação de óxidos. Esse processo pode ter diferentes efeitos e consequências, dependendo do contexto em que ocorre.

No contexto das tintas e pinturas, a oxidação pode ocorrer principalmente em tintas à base de solventes, como tintas de Esmalte ou tintas à base de óleo. Nesse caso, a oxidação ocorre quando os óleos ou resinas presentes na Tinta reagem com o oxigénio do ar, formando uma Película seca e dura.

Esse processo de oxidação é conhecido como “Secagem oxidativa” e é responsável pela formação da película sólida da tinta. À medida que ocorre a oxidação, os compostos voláteis do Solvente evaporam e os componentes não voláteis se unem, formando uma película resistente e aderente à superfície.

A oxidação também pode ocorrer em outros contextos relacionados à pintura, como a Corrosão de superfícies metálicas. Nesse caso, a oxidação é um processo indesejado, no qual o metal reage com o oxigénio e forma óxidos, resultando em deterioração e enfraquecimento da estrutura metálica.

Este artigo foi importante para si?

Outros Termos

ADVERTISEMENT