Ajudamos a Pintar Portugal Desde 2005
Glossário de termos de tintas e pintura

Volátil

No contexto das tintas, o termo “Volátil” refere-se à capacidade de uma substância evaporar ou se dissipar facilmente em forma de vapor. Uma Tinta volátil contém componentes químicos que podem evaporar rapidamente após a aplicação, deixando para trás o filme de tinta sólida ou seca.

Os compostos voláteis nas tintas são geralmente chamados de Compostos Orgânicos Voláteis (COVs). Esses compostos podem incluir solventes, diluentes, resinas e outros aditivos presentes nas tintas. Quando a tinta é aplicada, os COVs se evaporam no ar, deixando a Película de tinta seca na superfície.

No entanto, a volatilidade dos COVs nas tintas pode ter implicações ambientais e para a saúde. Durante a evaporação, os COVs podem contribuir para a poluição do ar, formação de smog e a emissão de gases prejudiciais. Além disso, a exposição prolongada a altos níveis de COVs pode ter efeitos adversos à saúde, como irritação dos olhos, nariz e garganta, problemas respiratórios e contribuição para a formação de poluentes atmosféricos.

Devido a essas preocupações ambientais e de saúde, muitos regulamentos e normas foram estabelecidos para controlar e limitar a quantidade de COVs presentes nas tintas. Existem tintas de baixo teor de COVs disponíveis no mercado, que contêm quantidades reduzidas dessas substâncias voláteis, contribuindo para uma melhor qualidade do ar interior e uma menor pegada ambiental.

Portanto, o termo “volátil” nas tintas se refere à capacidade de os componentes químicos evaporarem e desaparecerem como vapor, sendo um Aspecto importante a ser considerado na escolha de tintas mais sustentáveis e com menor impacto ambiental.

Este artigo foi importante para si?

Outros Termos

ADVERTISEMENT