Madeiras

Pintar Madeiras Interiores – Guia Geral

Ao pintar madeiras que se encontram no interior de uma habitação deve levar em conta alguns pormenores para que o trabalho se torna mais fácil, assim, antes de iniciar esse trabalh...

Pintar Madeiras Interiores – Guia Geral

Ao pintar madeiras que se encontram no interior de uma habitação deve levar em conta alguns pormenores para que o trabalho se torna mais fácil, assim, antes de iniciar esse trabalho, existem várias coisas que pode fazer.

A tinta, na maioria das vezes, tem uma dupla função, proteger e decorar as superfícies. Para trabalhos exteriores a sua principal função reside na protecção que oferece às superfícies, e só depois a decorativa. Já nos interiores a função, geralmente, é decorativa.

Tanto para a função protectora como decorativa é muito importante que o trabalho seja feito de uma forma adequada. Só assim se conseguirá um trabalho bem feito e duradouro.

Neste artigo vamos mostrar como deve proceder para tratar as madeiras nos interiores das habitações.

Antes de mais deverá ter em atenção aos seguintes pontos:

  • O material da superfície a pintar (tipo da madeira);
  • O estado dessa superfície (fissuras, buracos, etc.);
  • O aspecto final desejado (mate, acetinado, meio-brilho, brilhante).

Na posse desta informação poderá dar iníciar ao processo, planeando os vários passos que terá que dar.

Vamos então ver alguns aspectos importantes sobre os quais deverá ter conhecimento antes de dar início ao projecto:

Materiais de Apoio
material1

Pincel

A escolha do modelo depende, naturalmente, do trabalho a executar.
Um bom pincel é feito de pêlos maleáveis e cerrados, de um aro solidamente fixo ao cabo, o qual, é geralmente, em madeira envernizada. Os pêlos arrancam-se dificilmente. Os melhores modelos tem cerdas naturais compridas.

material2

Forma

Um pincel com pêlos cortados em ponta ou uma trincha com os pêlos cortados obliquamente, são práticos para a realização de acabamentos (das janelas, por exemplo). Os modelos redondos podem ser utilizados para trabalhos de precisão.

material3

Rolo

Os rolos de qualidade são em lã ou pele de carneiro, e podem ser facilmente desmontados para limpeza. Os rolos de espuma são mais baratos mas não permitem resultados tão bons, pois provocam o aparecimento de bolhas de ar. São adequados às tintas de água. Um rolo novo tem tendência para deixar alguns pêlos na tinta. Lave-o em água com sabão, passe-o por água e deixe-o secar durante algumas horas.

material4

Rolos Especiais

Os rolos de pêlos longos são mais frequentemente reservados às superfícies rugosas, e os rolos de espuma às superfícies lisas. Existem também modelos com o nome de “favo de mel”, que dão uma estrutura à tinta semelhante ao crepi, rolos especiais para tectos (não pingam) e rolos para lacar.

material5

Pintura à Pistola

É uma técnica muito prática para o tratamento de pequenas peças, por vezes, em relevo. Neste caso, deverá, naturalmente, isolar bem as partes a pintar e proteger o resto.

envernizar madeira

Madeiras Novas – Preparação

Resina e Nós

Com um canivete aquecido, elimine a resina da madeira nova, ou esta correria o risco de, após algum tempo, ser atacada pelos produtos químicos da tinta e de escorrer. Retire os nós com um formão para madeira, e encha os buracos com pasta de madeira. Lixe com lixa grossa.

madeira1

Sub-capa

As superfícies de madeira em bruto que nunca foram tratadas, devem levar uma sub-capa (primário). Deve respeitar o tempo de secagem antes de polir. Escolha sempre uma sub-capa em função da demão de acabamento posterior.

madeira2

Polimento

Depois de seca, lixe a sub-capa com lixa de papel fina. Retire toda a poeira.

madeira3

Betume

Deve-se preencher as irregularidades com betume para madeira, aplique com um espátula e deixe secar antes de lixar.

madeira6

Partes Escondidas

É muito importante que sobretudo no caso da madeira bruta, que as partes escondidas ou em contacto, por exemplo, com a parede, fiquem correctamente protegidas. Aplique duas demãos de sub-capa, assim não é precisa de pintar com a tinta de acabamento.

madeira16

Locais Húmidos

Os caixilhos situados em locais húmidos devem ser cobertos com tinta que não deixe passar o ar, e que tenha na sua composição óleo de linhaça ou resina sintética. Areje bem o local antes de pintar, para que este enxugue o melhor possível.

Madeiras Pintadas – Limpeza

Limpeza

Para limpar madeira pintada, deve-se retirar a poeira e desengordurar com uma solução de água e amoníaco (3%), sem a molhar demasiado. Deixe secar durante vários dias. Se algumas madeiras (portas, ombreiras, janelas) estão cobertas com espessas camadas de tinta danificada, decape-a por completo.
Só o faça se for absolutamente necessário, a madeira está melhor protegida quanto maior a quantidade de camadas de tinta. Para eliminar tintas mal aplicadas ou empoladas, pode utilizar um soprador de ar quente, um decapante ou lixar.

madeira4

Maçarico

Aqueça a superficie a decapar, movimentando ligeiramente a chama.
Atenção: O calor deverá amolecer a tinta, sem queimar a madeira. Depois de amolecida, pode retirar a tinta com um raspador.

madeira5

Soprador de Ar Quente

O soprador eléctrico envia ar muito quente, não o utilize muito perto dos vidros, para não os partir. Utilize um raspador especial e trabalhe de cima para baixo. Numa porta trabalhada, elimine primeiramente a tinta da moldura e depois os recantos.

madeira6

Decapantes Químicos

São líquidos que atacam a tinta. Estes produtos são muito corrosivos, portanto proteja bem as mãos com luvas de borracha e, eventualmente, os olhos com óculos de protecção. Espalhe o decapante com um pincel. Retire as portas para as trabalhar na horizontal.

madeira7

Acção dos Decapantes

Os decapantes atacam a tinta, cujos restos ficam muito fáceis de retirar. No entanto, têm um inconveniente: depositam-se nas fendas das madeiras velhas e são difíceis de eliminar. Se utilizar um produto à base de solventes, trabalhe de preferência na horizontal, em especial se o produto for muito líquido.

Madeiras Pintadas – Polimento
madeira8

Decapar com a Lixadeira

Uma lixadeira vibratória é perfeita para decapar a madeira. Efectue um movimento regular na superfície a polir, exercendo uma pressão ligeira mas uniforme. Não deixe que a poeira se acumule sobre o papel abrasivo. Proteja a boca e o nariz.

madeira9

Aspiração do Pó

Após cada operação de polimento, ou aplicação de tinta, deverá verificar se a superfície ficou lisa para que a camada seguinte adira correctamente. Elimine a poeira com uma escova macia e seca.

madeira10

Polimento Manual

As superfícies polidas com a máquina devem ser acabadas naturalmente, para que fiquem perfeitamente lisas. Para isso, utilize a lixa apropriada ao trabalho a realizar.

madeira10

Tipo de Grão

Lixas com o grão 30-60 servem para o pré-polimento de superfícies não aplainadas, assim como para a eliminação de tintas velhas. A lixa de grão médio permite a preparação das portas, por exemplo, assim como a decapagem de tintas velhas para uma pintura à pistola. As superfícies devem ficar perfeitamente lisas.
É difícil exercer uma pressão constante no polimento manual. Recomendamos portanto a utilização de um suporte, ou seja, um pequeno pedaço de madeira ou cortiça no qual se enrola a folha de lixa.

madeira1

Primário

Em superfícies brutas (madeiras novas), deverá, antes de tudo aplicar um primário (sub-capa), de forma a preparar a superfície para os tratamentos posteriores. Após secagem, encha as irregularidades e lixe de novo (de preferência à mão, para obter um resultado mais fino).

Madeiras – Portas, Janelas e Rodapés
No interior, as portas e janelas levam uma demão a mais que no exterior, assim a húmidade que penetra na madeira poderá, escapar-se (para o exterior). A tinta (ou o verniz) não deverá tocar as juntas de borracha das janelas, para não as danificar.

PORTAS
madeira11

Como Proceder

Começe por tirar a fechadura, a maçaneta e as ferragens da porta. Limpe os buracos onde a sujidade se infiltra facilmente. Antes de pintar com o rolo superfícies grandes, tais como portas, estenda grosseiramente a tinta com o pincel, primeiro em linhas verticais e depois horizontais. Em seguida, divida (mentalmente) a superfície a pintar em quartos, os quais deverão ser pintados o mais rapidamente possível.

madeira12

Pintar com Rolo

Quanto menor o tempo de secagem das tintas, mais fácil será alisá-la, dando á superfície um aspecto liso e sem traços. Utilize o rolo unicamente para as tintas mate ou semi-mate: os possíveis traços ficariam visíveis com a tinta brilhante.

madeira13

Técnica

Estenda a tinta já aplicada, de baixo para cima, evitando, assim, o escorrimento da mesma. Se desmontar a porta e a colocar na horizontal (sobre cavalete, por exemplo), já não terá esse problema.

madeira14

Canto / Espessura

Se pintar as duas faces da porta em cores diferentes, vai talvez hesitar quanto à cor a aplicar no canto (a espessura da porta sobre a qual se encontra a lingueta da fechadura): pinte-a na mesma cor da face da porta visível, quando está aberta.

madeira15

Canto / Espessura Interior

Uma porta nova pintada pela primeira vez, deve ser protegida da húmidade, pinte também a parte inferior. Para tal retire a porta das dobradiças da ombreira, para não correr o risco de a danificar.

JANELAS
madeira16

Polimento

Se pintar de novo uma janela, evite eliminar a tinta antiga com um soprador de ar quente, por causa dos vidros. Para as superfícies maiores, convirá certamente um produto decapante, mas o polimento será manual. Utilize um suporte em madeira. Comece a pintura de uma janela logo pela manhã, para que tenha tempo de secar e possa ser fechada durante a noite.

madeira17

Betume para Madeira

As janelas velhas de madeira podem sofrer apodrecimento. Retire todas as partes antigas, e em seu lugar, aplique pasta/betume de madeira (utilize uma espátula para o efeito), depois lixe.

madeira18

Fita Adesiva

Proteja o contorno dos vidros com fita adesiva especial, a qual permitirá pintar a direito sem pintar o vidro. Retire a fita adesiva depois de acabar de pintar, sem mesmo esperar que a tinta seque, caso contrário, poderia também arrancá-la ao mesmo tempo!

madeira19

Ordem Correta

Terá melhores resultados se respeitar a ordem seguinte: as partes horizontais (a inferior antes da parte superior), depois as verticais.

RODAPÉS
rodapes01

Limpeza

Os rodapés são sempre pintados em último lugar, porque estão expostos à poeira durante todo o tempo do trabalho, e porque também podem sofrer ligeiros danos. Retire-lhes toda a poeira, com um pano húmido passe em toda a área.

rodapes02

Tratamento

Trate os rodapés (betume, polimento, tinta) da mesma forma que tratou as outras madeiras, evitando pintar o chão ou a parede; poderá colocar um bocado de cartão para isolar estas zonas.

rodapes03

Pintura

Como o rodapé se encontra junto ao chão é normal que se suje com mais facilidade, portanto deve-se escolher uma tinta que resista a lavagem frequentes. Utilize uma trincha com 5cm de largura.

Ainda tem alguma dúvida?

Depois de ler o nosso artigo, se ainda ficou com alguma dúvida, consulte a nossa “Base do Conhecimento”. Nessa página encontrará resposta para as questões mais frequentes.

Base do Conhecimento

2 comentários

  1. Alice Ramos
    Alice Ramos
    7 Setembro, 2021 at 12:52

    Queria pintar os móveis da cozinha e as portas interiores de branco. (são de madeira castanha) Será que se vão sujar muito? Qual a tinta apropriada? Com ou sem brilho?

    Reply
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Post Author •
      7 Setembro, 2021 at 18:25

      Olá Alice,

      Existem imensos moveis de cozinha lacados a branco, evidentemente que no branco nota-se mais a sujidade mas nada que não se resolva com uma pano húmido com um pouco de detergente normal.
      Pode pintar os móveis, seguindo os passos que indicamos no nosso artigo e aplicar uma tinta de esmalte aquosa. Quanto mais brilho tiver mais fácil será de limpar. Uma boa opção é o esmalte Cinacryl Brilhante ou o AC-Thane Satinado.

      Espero ter ajudado,
      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Reply
Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

Cores Favoritas

As minhas cores favoritas

      Ainda não adicionou nenhuma cor à sua lista de favoritos!