Dicas

Humidade por Condensação – Causas e Soluções

A humidade é um dos piores fatores que pode existir numa habitação, não só provoca estragos de vários tipos, como ainda reduz o conforto, de quem vive nestas. Um dos tipos de humid...

humidade causada pela chuva

Humidade por Condensação – Causas e Soluções

A humidade é um dos piores fatores que pode existir numa habitação, não só provoca estragos de vários tipos, como ainda reduz o conforto, de quem vive nestas. Um dos tipos de humidade que pode afetar a sua casa é a causada por condensação. Neste quarto artigo sobre a humidade vamos abordar este problema.
A humidade, quando não tratada rapidamente, deteriora as paredes e a pintura, além disso, desenvolvem-se bactérias e bolor que são prejudiciais à saúde das pessoas e causadoras de várias doenças.

A humidade que existe numa casa pode ter essencialmente cinco causas, são estas:

  1. Humidade Ascendente;
  2. Humidade Causada pela Chuva;
  3. Humidade Originada por Fugas na Canalização;
  4. Humidade por Condensação;
  5. Humidade na Construção.

Como Diagnosticar e Solucionar a Humidade

O passo principal para se resolver um problema de humidade é perceber-se a origem dessa humidade, só se sabendo o que está a causar o aparecimento desta, é que se pode saber o que fazer para o resolver de uma forma eficaz.
 
A existência da humidade pode ser desencadeada por vários fatores, como vimos em cima. Esta também pode apresentar aspetos diferentes ou afetar diferentes zonas da casa. Neste artigo pode ficar a saber um pouco mais sobre a humidade causada por condensação.

Humidade por Condensação

HUMIDADE POR CONDENSAÇÃO
Apresentação Manchas de humidade com aspeto irregular. Poderá apresentar-se sob a forma de bolor e cheiro a bafio. Outra característica deste tipo de humidade pode verificar-se nos vidros regularmente embaciados e durante bastante tempo.
Áreas Afetadas Costuma aparecer somente na parte de dentro ou parte de fora de paredes ou tetos, principalmente nos cantos. As paredes normalmente afetadas são as que estão viradas a Norte e Nordeste.
Aparecimento Este tipo de humidade aparece com mais frequência nas estações de chuva e frio.
Descrição Como todos sabemos, o ar tem sempre vapor de água, vapor esse que existe em maiores proporções em locais onde a temperatura é maior e existem maiores diferenças de temperatura. Assim que é atingida a saturação de vapor de água, este transforma-se em água, principalmente em locais mais frios, como paredes, vidros e estruturas metálicas, normalmente este problema surge com frequência em casas de banho e cozinhas. Esta humidade pode infiltrar-se nessas mesmas superfícies, caso elas tenham alguma porosidade.

Diagnóstico

A condensação dá-se com maior intensidade quando está frio e mais humidade. O vapor de água vai formar manchas de humidade nos locais mais frios, como paredes e tectos. Inicialmente apresenta-se por bolores escuros dando origem ao conhecido odor a bafio. Pode verificar se um local está a criar condensação procedendo do seguinte modo: pegue num pouco de papel de alumínio e cole-o à parede. Se passado alguns dias (1 a 2) a zona do papel virada para fora ficar húmida é porque tem problemas de humidade por condensação.

Como Solucionar

Produzir Menos Vapor de Água

Numa casa onde existam 4 pessoas, a quantidade aproximada de vapor de água produzido diariamente é aproximadamente 10 litros! As divisões mais afetadas são naturalmente a casa de banho e a cozinha e também nos quartos. Poderá reduzir esta produção de vapor de água seguindo algumas dicas:

  • Use água o menos quente possível;
  • Quando cozinhar tape sempre que possível as panelas e ligue o exaustor;
  • Sempre que possa, evite secar a roupa no interior das divisões. Se o fizer use um aquecedor ou ventile adequadamente a divisão;
  • Use dispositivos de recolha de humidade em armários ou roupeiros;
  • Use um desumidificador em zonas de maior condensação (não é aconselhado que durma com um desumidificador em funcionamento na mesma divisão).

Melhorar o Arejamento e Ventilação das Divisões

No tempo mais frio, deixe entrar e circular ar fresco para dentro da sua casa. Este ar é mais seco e menos rico em vapor de água, substituindo assim o ar mais condensado por ar mais seco. Em habitações mais recentes, onde o isolamento é mais eficaz, deve-se permitir que sejam mais arejadas, por meio de ventiladores ou por manter as janelas abertas sempre que possível.

Colocar Ventiladores

Pode instalar um ventilador (ventaxia) numa parede, no local mais elevado possível e de preferência numa parede frontal à parede da porta.

Existem ainda ventiladores para o teto, que poderá instalar caso o andar superior seja um sótão, por exemplo.

Um ventilador instalado numa janela é uma das formas mais eficientes de ventilar convenientemente uma determinada divisão.

Poderá optar por um simples respirador nas caixas dos estores por exemplo. Estes ficam quase sempre mais discretos, conseguindo um bom resultado ao nível de respiração do ar.

Evitar Paredes Frias

Não é conveniente que as paredes de uma divisão estejam com uma temperatura inferior a 10ºC, principalmente quando o tempo está húmido. Isto pode ser conseguido com a instalação de vidros duplos ou na escolha de materiais menos frios, como madeiras ou materiais plásticos. O isolamento mais eficaz é aquele que é realizado nos tetos ou nas fachadas exteriores.

Caso pretenda isolar a parte superior de um teto, este processo não é complicado, caso seja um telhado inclinado. No que respeita ao isolamento de um telhado plano ou de uma fachada, esse processo já é mais dispendioso e complicado.

Nas paredes duplas sem isolamento, poderá preenche-las com manta de lã de rocha, por exemplo, mas é um processo dispendioso e poderá não resolver o seu problema.

Também não é aconselhável isolar o interior para resolver o problema deste tipo de humidades, já que a humidade pode infiltrar-se no isolamento e ficar entre este e a parede. Por tudo isto, o processo mais eficaz e barato é, manter as divisões arejados e recorrer a aparelhos desumidificadores.

Tem alguma dúvida?

Na nossa base do conhecimento poderá encontrar resposta para as questões mais frequentes.

Ver Base do Conhecimento

Mensagens: 33

  1. Inês Santos
    Inês Santos
    17 Maio, 2021 às 17:59

    Olá boa tarde,

    Parabéns pelo artigo é bastante esclarecedor.
    Lendo as dúvidas de alguns leitores, e tendo o mesmo problema que eles, recomendam em algumas ocasiões recorrer a um profissional especializado. Podem, por favor, informar a que tipo de serviço se deve recorrer nestas situações?

    Bom trabalho.

    Grata,
    Inês Santos

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      18 Maio, 2021 às 15:40

      Olá Inês,

      Obrigado pelo seu comentário.
      No artigo descrevo algumas dicas para se solucionar ou minimizar este problema, se ainda assim, depois de seguir essas dicas, o problema de humidade por condensação persistir é porque poderá ser de outra origem. Nesses Casos será bom chamar um profissional especializado para fazer uma avaliação mais pormenorizada. Existem empresa no mercado que podem fazer esse trabalho, por exemplo: https://www.murprotec.pt/

      Disponha sempre
      Tintas e Pintura

      Responder
  2. Armando Jorge Ferreira da Costa Guimarães
    Armando Jorge Ferreira da Costa Guimarães
    25 Maio, 2020 às 16:18

    Vivo no último andar que tem um duplex. Acontece que neste duplex há já muito tempo que vem sendo atacado de manchas no tecto e paredes. Elas não são certas ou seja uniformes, nem estão em todos os lados. O duplex possui duas portadas (caixilharia) estanques, com vidro duplo cada. Em tempos foram feitos no topo dessas portadas vários orifícios para arejar, não se resolvendo. O acesso ao duplex não é fechado, ou seja, é feito pelo interior do apartamento com escadaria de madeira, sem porta. Será que uma porta evitaria esta situação?
    Obrigado

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      25 Maio, 2020 às 19:37

      Boa tarde Armando,

      Aconselho que leve ao local um profissional especializado para fazer uma avaliação. À distância é impossível dizer-lhe qual a melhor solução, pois o aparecimento dessas manchas tem a ver com a existência de humidade, mas é fundamental, antes de mais nada, encontrar a origem desse problema e só depois o resolver.

      Obrigado
      Tintas e Pintura

      Responder
  3. Regina
    Regina
    26 Fevereiro, 2020 às 12:17

    Boa tarde, será que me pode ajudar?
    A situação é: no meu quarto durante a noite existe um ar gelado, que parece que estou dentro de um frigorífico.
    Verifiquei que existia muito ar frio a passar pela janela e mudou-se a mesma para uma de pvc com vidros duplos. Pensei que teria o problema resolvido, mas durante a noite constato que continua a existir um ar gelado que parece que sai de 2 paredes interiores que dão para o exterior.
    Não verifico água a escorrer nas paredes, nem bolor. O que me aconselha?
    Grata.

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      26 Fevereiro, 2020 às 18:56

      Olá Regina,
      É um pouco difícil dar-lhe uma opinião assim à distância, sem estar no local para fazer uma avaliação. Aconselho-a a contactar um ou mais bons profissionais para irem a sua casa e fazerem essa avaliação, antes de proceder a algum tipo de intervenção. O problema pode ter várias causas e é portanto muito importante uma avaliação profissional.

      Disponha sempre.
      Tintas e Pintura

      Responder
  4. sofia
    sofia
    8 Janeiro, 2020 às 11:38

    ola bom dia tenho uma casa de banho com paredes a escorrer água este verão aplicamos uma pintura membrana e tambem posemos um ventilador na parede directamente para fora mas continuamos com o mesmo problema . Não sei bem o que fazer.

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      12 Janeiro, 2020 às 17:04

      Olá Sofia

      As paredes escorrem água quando tomam banho, é isso? Se é isso, acontece divido ao vapor da água quente dos banhos. O vapor da água quente vai acumulando-se nas paredes e quando é muito começa a escorrer. Devem tomar banho com a água menos quente e com o ventilador ligado. Se não é esse o caso por favor explique-nos exatamente o que se verifica.

      Disponha sempre.
      Tintas e Pintura

      Responder
  5. Jose Geraldo Coelho
    Jose Geraldo Coelho
    3 Janeiro, 2020 às 18:22

    Boa tarde! Instalamos um espelho de 2 metros x 2 metros em uma parede nova, há alguns dias fica pingando agua atras do espelho quando o ar.condicionado está ligado, não tem canos de água atras dessa parede.

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      4 Janeiro, 2020 às 19:10

      Boa tarde José,

      Devem ter um problema de humidade. A parede estará demasiado quente na zona do espelho? É difícil dizer-lhe assim à distância.

      Disponha sempre.
      Tintas e Pintura

      Responder
      • João Sá
        João Sá
        9 Março, 2021 às 03:45

        No apartamento em baixo do meu , no teto do vizinho está aparecendo várias gotas de água devido a umidade do ar-condicionado do quarto do meu filho, alguém pode dar alguma dica. Não tem infiltração é umidade.

        Responder
      • Ivo Peluso
        Ivo Peluso
        20 Março, 2021 às 14:47

        Instalei um espelho 2,50m x 1,70m colado em uma parede de uma sala onde incide sol na parede, mas fica pingando água atrás do espelho. Não tem infiltração de água de chuva na parte externa da parede, e não tem encanamento d’água atrás do espelho. O que pode estar ocorrendo?

        Responder
    • Jose Geraldo Coelho
      Jose Geraldo Coelho
      7 Janeiro, 2020 às 18:24

      Boa tarde! A parede atras do espelho não tem incidência de sol ou calor.

      Responder
    • Alexandre
      Alexandre
      11 Novembro, 2021 às 18:05

      Está acontecendo comigo a mesma coisa . Você conseguiu descobrir o pq ?

      Responder
  6. Eriton
    Eriton
    14 Junho, 2019 às 00:02

    Aluguei um galpão cujo o telhado e de zinco todas as manhãs as telhas estão cheias de bolhas de água por causa da condensação preciso fazer um forro de Drywall, mais estou com medo da umidade estragar pois as placas são de gesso existe algum produto que combate essa condensação ?

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      14 Junho, 2019 às 01:21

      Boa tarde Eriton,

      Sim, existem produtos que podem ajudar a resolver essa situação, mas tem que encontrar aí no Brasil, nós estamos em Portugal e não temos conhecimentos dos produtos existentes no Brasil.

      Carlos Santana

      Responder
  7. Jorge Vicente
    Jorge Vicente
    2 Dezembro, 2018 às 20:12

    Bom dia será que me podem ajudar em dar o nome de uma empresa para irem analisar o tipo de humidade que tenho e qual a melhor solução. Obrigado e cumprimentos

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      5 Dezembro, 2018 às 21:00

      Boa tarde Jorge,

      Aconselhamos que contacte uma empresa de prestigio na sua zona de residência, ou diga-nos em que localidade pretende a visita.

      Melhores cumprimentos.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  8. marco
    marco
    24 Outubro, 2018 às 17:43

    boa tarde, moro em um apartamento térreo, não tenho problemas de infiltração nem de vazamentos aparentemente, pois não constam manhas e nem bolhas nas paredes, porém meu guarda roupa do quarto apresenta sempre mofos e bichinhos de mofo, gostaria de uma ajuda o que poderia estar sendo feito, lembrando que já afastei meu guarda roupa por volta de uns 10 cm, mesmo assim aparece mofo

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      24 Outubro, 2018 às 18:46

      Olá Marco,

      Uma vez que o problema é só dentro do roupeiro, aconselho que coloque dentro do roupeiro um desumidificador deste género: https://www.leroymerlin.com.br/search?term=Absorve+umidades

      Se verificar que surgiu alguma nova dúvida não hesite em contactar-nos de novo, teremos todo o gosto em continuar a ajudá-lo.

      Melhores cumprimentos.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
      • daiane
        daiane
        12 Novembro, 2018 às 13:11

        Bom dia.
        Minha casa tem lage e colocamos forro de pvc, porem a algumas semanas começaram goteiras em quase todos os comodos da casa.
        O que poderia ser feito? Se coloca respiros no forro de pvc irá adiantar?

        Responder
        • Tintas e Pintura
          Tintas e Pintura • Autor •
          12 Novembro, 2018 às 18:11

          Boa tarde,

          À distância é difícil dizer-lhe qual o problema, mas, se choveu, pode ser infiltração da chuva. Se não for esse o caso pode ser devido à condensação dentro de casa, neste caso deverá arejar a habitação. Aconselho que chame um técnico para verificar no local.

          Melhores cumprimentos.

          Carlos Santana
          Tintas e Pintura

  9. Isabel Maria da Silva Consciência
    Isabel Maria da Silva Consciência
    19 Abril, 2018 às 13:48

    Boa tarde, vivo em Sintra local com muita humidade , tenho uma vivenda construída há 30 anos nunca existiu humidade (bolor) nem condensação, há 2 anos sensivelmente alterei as janelas e portas de madeira (frias) para PVC com vidros duplos e térmicos e uma lareira que passei para um bom recuperador a minha casa deixou de ser fria para passar a ser muito confortável, só que passei a ter bolor nas paredes, nas madeiras e roupas e também os vidros com condensação e a escorrerem ,peço que me ajudem a combater este problema por favor
    Obrigada

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      21 Abril, 2018 às 17:06

      Olá Isabel,

      Pensamos que o problema passará pela falta de ventilação, pois agora, com as novas janelas e portas passou a ter uma área estanque. O frio nas paredes exteriores e o calor nas paredes interiores provoca condensação, logo começam a desenvolver-se fungos e bolores.
      Se as paredes exteriores estiverem pintadas com um tipo de tinta que não deixe respirar as paredes, esta situação ainda é pior.

      Contacte o serviço de apoio ao cliente de uma boa marca de tintas, como por exemplo a Cin, e peça uma avaliação no local. Deixo aqui os contactos:

      Tel.: 808 253 253
      customerservice@cin.com

      Melhores cumprimentos e disponha sempre.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  10. Carlos
    Carlos
    23 Janeiro, 2018 às 17:31

    Tenho problemas de condensação nas janela dos quartos . Se puder ventilador/ arejador de janela . Resolvo o problema

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      24 Janeiro, 2018 às 16:54

      Boa tarde Carlos,

      Em principio, se colocar ventiladores nas janelas irá ajudar a resolver o problema da condensação que existe na sua casa,no entanto, como deverá compreender não o posso garantir, uma vez que não conheço nem a casa nem o que está a causar essa condensação.

      Melhores cumprimentos e disponha sempre.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  11. François Paiva
    François Paiva
    3 Janeiro, 2018 às 21:59

    Boa noite… Tenho um problema há alguns anos de humidade na minha habitação. É uma casa térrea sem parede dupla, apenas tem uma parede. As paredes ganham frequentemente humidade escorem água, principalmente de inverno. O capoto será uma boa solução?

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      4 Janeiro, 2018 às 18:56

      Boas tarde François,

      Sim, o capoto é uma boa solução para isolamento e ou impermeabilização das fachadas e também como isolamento térmico.
      Isto não que dizer que fique com o problema resolvido, é muito importante, antes de resolver o problema, saber qual a origem desse problema; se tem problemas de humidade por condensação, humidade ascendente ou infiltrações.
      Aconselhamos que solicite a visita de três ou mais empresas aí na sua zona, peça uma análise ao problema, recolha a informação e faça a sua avaliação final, só depois avance com a solução que achar mais indicada.

      Melhores cumprimentos e disponha sempre.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  12. Tania martins
    Tania martins
    3 Janeiro, 2018 às 02:06

    Boa tarde

    Infelimente Tb tenho os tectos das paredes viradas a norte que quase todos os anos desenvolvem mofo. Estou a pensar em meter roofmate no telhado em por capoto nas duas paredes que estão sempre geladas no inverno e no verão quase dá para grelhar um bife. É uma casa antiga sem isolamento. Já meti janelas boas mas ainda está pior claro. Ainda estou a pensar em colocar aquecedores daqueles de parede . Esta solução pode resolver o meu problema?! Há alguma indicação que me queira dar?!

    Responder
  13. Rui Neves
    Rui Neves
    18 Dezembro, 2017 às 18:17

    Boa tarde. Moro num resto-chão por cima do meu quarto existe um pequeno terraço com azulejos no chão. De vez em quando no meu quarto estou a dormir quando me cai pingas do tecto para a cama chegando a cair em cima de mim. Quando vou ver tenho o tecto com pequenas gotas de agua mas não em todo. aparece como se fosse um rectangulo duma ponta a outra do tecto. tenho um desumificador mas não consigo te-lo ligado a toda a hora. Tenho que me levantar e passar com um pano branco para tirar as pingas de agua. Existe algum produto que possa por para resolver o problema….

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      20 Dezembro, 2017 às 01:06

      Olá Rui,

      O problema é no terraço que tem por cima do quarto, pois está a deixar que a água se infiltre na placa, e depois aparece no tecto do quarto. Só conseguirá resolver o problema, de forma a ter o problema resolvido por algum tempo, isolando o terraço com um produto próprio para esse fim, por exemplo (Sikagard da Sika). Existem bastantes produtos, de várias marcas, para o efeito, que pode encontrar numa loja especialista de tintas.
      Se o terraço for transitável, deverá aplicar um produto que resista a esse efeito.

      Melhores cumprimentos e disponha sempre.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
  14. João Costa
    João Costa
    4 Outubro, 2017 às 01:13

    Boa noite quero saber se no caso de instalar ventilador devido a humidade por condensação num quarto o ventilador deve puxar o ar da rua para dentro ou de dentro do quarto para a rua?
    Agradeço antecipadamente e parabéns pelo site.

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      5 Outubro, 2017 às 00:12

      Olá João

      Se é para retirar a humidade que existe no interior do quarto, então terá que ser do quarto para a rua. Leia as especificações do aparelho.
      Melhores cumprimentos e disponha sempre.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Responder
Deixe a Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

As minhas cores favoritas