Fachadas

Limpar e Tratar Paredes Exteriores com Musgos, Fungos e Algas

A humidade é a causadora do aparecimento de manchas, verdetes, musgos ou eflorescências (salitre) nas paredes exteriores, estas aparecem à superfície tornando as paredes feias, doe...

Limpar e Tratar Paredes Exteriores com Musgos, Fungos e Algas

A humidade é a causadora do aparecimento de manchas, verdetes, musgos ou eflorescências (salitre) nas paredes exteriores, estas aparecem à superfície tornando as paredes feias, doentes e degradadas.

Para evitar que com o tempo as paredes se vão deteriorando cada vez mais, é necessário proceder à sua manutenção com bastante frequência e sempre que este tipo de problemas comecem a aparecer. Quanto mais tarde “atacar” o problema, mais difícil será de resolver e mais deterioradas estarão as paredes.

Assim sendo, comece por limpar as paredes.

Limpar e Tratar Paredes com Musgos, Fungos e Algas
1 Aplicar um produto limpador de verdetes/musgos deste género, seguindo as indicações dadas pela marca. Alguns destes produtos devem ser diluídos com água e essa diluição varia conforme o método que vai utilizar para a sua aplicação; regador ou pulverizador. Em zonas mais afetadas pode ser necessário limpar com jacto de água sob pressão e aplicar o produto mais de uma vez. Após uma aplicação cuidada deixe atuar durante alguns dias, até os musgos começarem a secar;
2 Após isso, escove as áreas com uma escova dura de nylon para retirar os restos, partes soltas e detritos;
3 Reparar as fissuras e as zonas danificadas com uma massa tipo esta misturado com 10% de cimento ou esta, conforme a textura do reboco;
4 Aplique um primário estabilizador e aglutinante de superfícies tipo este ou semelhante de preferência de Pliolite;
5 Finalmente pinte as paredes com uma tinta para exterior bastante resistente a este tipo de problemas. As tintas 100% acrílicas são as mais indicadas e existem lisas e areadas. Se a zona for muito propícia ao desenvolvimento de musgos/verdetes, pode juntar um quantidade extra de aditivo anti-bolores/anti-algas à tinta que vai utilizar.
dica de profissional

DICA DE PROFISSIONAL

Antes de aplicar um produto é muito importante que leia a respectiva ficha técnica, e respeitar as informações dadas pela marca. Pode encontrar as fichas técnicas dos produtos das principais marcas aqui no nosso site, ou nos sites dos fabricantes.

ver agora

Ainda tem alguma dúvida?

Depois de ler o nosso artigo, se ainda ficou com alguma dúvida, consulte a nossa “Base do Conhecimento”. Nessa página encontrará resposta para as questões mais frequentes.

Base do Conhecimento
Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

Cores Favoritas

As minhas cores favoritas

      Ainda não adicionou nenhuma cor à sua lista de favoritos!