Restaurar um Móvel – Etapa 2 – Proteger dos Parasitas
Neste segundo artigo sobre o tema, vamos ver as melhores formas de proteger as madeiras dos parasitas. Muitas vezes temos em casa, móveis antigos de boa qualida...
Neste segundo artigo sobre o tema, vamos ver as melhores formas de proteger as madeiras dos parasitas.
Muitas vezes temos em casa, móveis antigos de boa qualidade e/ou com grande significado para nós, pois pertenceram aos nossos pais ou avós. No entanto porque estão com mau aspeto, devido ao tempo, mandamos para o lixo ou colocamos na garagem ou arrecadação a envelhecer ainda mais. Existe uma melhor solução para esses móveis antigos, restaurar e dar-lhes uma nova vida.
Pode recuperar esses móveis de forma a ficarem como novos, e ter uma peça linda e cheia de história a decorar o seu lar. É sobre este assunto que publicámos uma série de 4 artigos, para o informar como deve proceder para realizar essa tarefa.
A realização do trabalho em 4 etapas
- Decapar e limpar a madeira;
- Proteger dos parasitas;
- Preencher e reparar;
- Aplicar o acabamento.
Restaurar um Móvel – Etapa 2 – Proteger dos Parasitas
Tratamento preventivo e curativo
Para que a madeira se mantenha de boa saúde é indispensável protege-la contra os insetos e fungos. Quando estes parasitas se instalam, fragilizam pouco a pouco a estrutura do móvel e, com o tempo, condenam-no. Por vezes a detecção torna-se difícil, uma vez que desde o ataque até à altura em que o inseto adulto abandona a madeira podem decorrer vários anos.
O ataque detecta-se pelo aparecimento de novos orifícios na madeira, ou pelo serrim ou pó que são característicos, bem como pela presença de adultos voando frequentemente nas imediações. No caso de objetos de madeira, o ataque pode centrar-se nas zonas não visíveis ou dificilmente acessíveis: partes traseiras ou interior de móveis, interiores de gavetas, etc.
Conselho: Nem todos os produtos são adequados para tratar as madeiras dos móveis, deve-se escolher um tratamento “especial móveis”.
Aplicação
O êxito do tratamento depende da eficácia com que consiga atingir todas as zonas que sofrerem o ataque.
- Como prevenção, aplicar abundantemente sobre toda a superfície, à trincha, por aspersão ou imersão em 1 a 2 demãos. Deve-se insistir nas uniões e junções. Deixar secar bem a primeira demão antes de passar para a seguinte.
- Como tratamento, a melhor solução é tratar por injeção em profundidade. Para esta operação, existem aerossóis especiais com uma cânula e um bico injetor na extremidade. Também se pode usar uma seringa para realizar esta tarefa.
Ação curativa por injeção
Aplicação
- Introduzir a agulha do bico no buraco e exercer uma forte pressão no aerossol. Preencher a galeria até saturação.
- Se os furos forem muitos, junto uns dos outros, não é necessário preencher cada buraco. Basta uma injeção a cada +-10 cm² aproximadamente, para obter um resultado eficaz.
- Sempre que possível, injetar profundamente o produto nos elementos de grande seção, insistindo nas fendas e entalhes. Para as zonas de mais difícil acesso, utilizar (eventualmente) um pulverizador.
Dica
Para obter mais informações sobre este assunto leia o seguinte artigo.
Etapa 3 – Preencher e Reparar
Etapa 1 – Decapar e Limpar a Madeira
Comentários