Madeiras

Restaurar um Móvel – Etapa 2 – Proteger dos Parasitas

Neste segundo artigo sobre o tema, vamos ver as melhores formas de proteger as madeiras dos parasitas. Muitas vezes temos em casa, móveis antigos de boa qualidade e/ou com grande s...

Restaurar um Móvel – Etapa 2 – Proteger dos Parasitas

Neste segundo artigo sobre o tema, vamos ver as melhores formas de proteger as madeiras dos parasitas.

Muitas vezes temos em casa, móveis antigos de boa qualidade e/ou com grande significado para nós, pois pertenceram aos nossos pais ou avós. No entanto porque estão com mau aspeto, devido ao tempo, mandamos para o lixo ou colocamos na garagem ou arrecadação a envelhecer ainda mais. Existe uma melhor solução para esses móveis antigos, restaurar e dar-lhes uma nova vida.

Pode recuperar esses móveis de forma a ficarem como novos, e ter uma peça linda e cheia de história a decorar o seu lar. É sobre este assunto que publicámos uma série de 4 artigos, para o informar como deve proceder para realizar essa tarefa.

A realização do trabalho em 4 etapas

  1. Decapar e limpar a madeira;
  2. Proteger dos parasitas;
  3. Preencher e reparar;
  4. Aplicar o acabamento.

Restaurar um Móvel – Etapa 2 – Proteger dos Parasitas

Varios Carunchos

Tratamento preventivo e curativo

Para que a madeira se mantenha de boa saúde é indispensável protege-la contra os insetos e fungos. Quando estes parasitas se instalam, fragilizam pouco a pouco a estrutura do móvel e, com o tempo, condenam-no. Por vezes a deteção torna-se difícil, uma vez que desde o ataque até à altura em que o inseto adulto abandona a madeira podem decorrer vários anos.
 
O ataque deteta-se pelo aparecimento de novos orifícios na madeira, ou pelo serrim ou pó que são característicos, bem como pela presença de adultos voando frequentemente nas imediações. No caso de objetos de madeira, o ataque pode centrar-se nas zonas não visíveis ou dificilmente acessíveis: partes traseiras ou interior de móveis, interiores de gavetas, etc.
 
Conselho: Nem todos os produtos são adequados para tratar as madeiras dos móveis, deve-se escolher um tratamento “especial móveis”.

Aplicação

O êxito do tratamento depende da eficácia com que consiga atingir todas as zonas que sofrerem o ataque.

  • Como prevenção, aplicar abundantemente sobre toda a superfície, à trincha, por aspersão ou imersão em 1 a 2 demãos. Deve-se insistir nas uniões e junções. Deixar secar bem a primeira demão antes de passar para a seguinte.
  • Como tratamento, a melhor solução é tratar por injeção em profundidade. Para esta operação, existem aerossóis especiais com uma cânula e um bico injetor na extremidade. Também se pode usar uma seringa para realizar esta tarefa.

 
Aplicação do produto para tratar a madeira

Ação curativa por injeção

Aplicação

  • Introduzir a agulha do bico no buraco e exercer uma forte pressão no aerossol. Preencher a galeria até saturação.
  • Se os furos forem muitos, junto uns dos outros, não é necessário preencher cada buraco. Basta uma injeção a cada +-10 cm² aproximadamente, para obter um resultado eficaz.
  • Sempre que possível, injetar profundamente o produto nos elementos de grande seção, insistindo nas fendas e entalhes. Para as zonas de mais difícil acesso, utilizar (eventualmente) um pulverizador.

Dicas

  • Um móvel imponente pode ser tratado pelos pés. Colocá-los de molho em pequenas bacias enchidas com tratamento, que se irá difundir sozinho por capilaridade. Quando a madeira estiver saturada, ficará com um aspeto molhado: retirar então as pequenas bacias e deixar secar bem;

Para obter mais informações sobre este assunto leia o seguinte artigo.

Etapa 3 – Preencher e Reparar

Tem alguma dúvida?

Na nossa base do conhecimento poderá encontrar resposta para as questões mais frequentes.

Ver Base do Conhecimento
Deixe a Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

As minhas cores favoritas