Pintar com esmaltes não é uma tarefa muito difícil, no entanto requer alguns cuidados e alguma técnica. Para o ajudar, elaborámos este artigo, siga os nossos conselhos e dicas e verá como não vai ser difícil fazer esse trabalho.
Tipos de Esmalte
Existem tintas de esmalte sintéticas e aquosas para pintar superfícies quer no interior como no exterior, opte por adquirir o tipo que se adeque melhor ao trabalho que vai realizar.
As tintas de esmalte de base Aquosa são mais ecológicos e mais fáceis de trabalhar, alem disso apresentam um cheiro mais fraco.
Existem estas tintas com vários tipos de Acabamento, tais como; alto-Brilho, brilhante, meio-brilho, Acetinada e Mate, etc.
Dica
Tipos de Esmaltes | |
---|---|
Esmaltes Sintéticos | Existem com brilho, meio-brilho ou mate, indicados para madeiras e metais em interiores e exteriores. |
Esmaltes Aquosos | Existem com brilho, meio-brilho ou mate, indicados para madeiras e metais em interiores e exteriores. |
Esmalte de Aplicação Directa à Ferrugem | Não necessitam de tratamento dos suportes nem de Primário. |
Esmaltes Ferro Forjado | Indicado para máquinas e equipamentos industriais e peças em ferro para ficarem com o Aspecto do ferro forjado, em interiores e exteriores. |
Esmaltes para Galvanizados | Para aplicação directa sobre superfícies de metais leves, como chapa galvanizada, Alumínio anodizado, Aço, zinco e outros sem ser necessário um primário de Aderência. |
Esmalte Epoxi de 1 e 2 componentes | Indicados para pintar pavimentos de Betão, por exemplo; fábricas, armazéns e garagens. |
Esmalte Altas Temperaturas | Especialmente indicado para suportes metálicos sujeitas a altas temperaturas, como radiadores, fornos, salamandras, etc. |
A Limpeza
Para se conseguir uma pintura de grande qualidade, os cuidados devem começar com a limpeza da superfície. A superfície a ser pintar deve estar bem limpa, isenta de Humidade e sobretudo de pó, gordura ou óleos.
O tipo de limpeza depende da superfície
- Para madeiras não pintadas e em bom estado, basta usar uma Lixa fina, para Homogeneizar a superfície.
- Nas madeiras pintadas, mas em mau estado, é normalmente necessário decapar a pintura, com produtos químicos ou meios mecânicos. Os decapantes químicos exigem grande cuidado, porque são produtos corrosivos.
- No caso do ferro, é necessário limpar e desengordurar bem a superfície e lixar para remover a ferrugem e depósitos de sal.
- Se alumínio, zinco ou outro metal Galvanizado, utilize um Diluente sintético para limpar a superfície antes de pintar.
Preparar a Superfície
- As superfícies devem estar coesas, sem fendas, areias soltas, poeiras, gorduras, contaminantes e bem secas.
- Depois de limpa, a área deve ser preparada, aplicando um primário adequado (se necessário) à superfície e à Tinta que se vai usar.
- No caso do suporte ser de ferro, é necessário uma camada de primário anti-ferrugem. Quanto aos tempos de Secagem siga as instruções do produto.
- Se a superfície for de madeira, aplique uma subcapa. Existem subcapas que fazem de primário e subcapa, (2 em 1), estas podem ser de base aquosa ou sintética.
Superfícies Novas
- Preparar a madeira de modo que se apresente isenta de poeiras, gorduras e outros contaminantes. Lixar a madeira no sentido das fibras com lixa de papel grão médio (120).
- Aplicar uma Demão de primário para madeira, tipo este, e 1 demão de subcapa, tipo esta, ou 2 demãos de subcapa, tipo esta;
Superfícies Anteriormente Pintadas
- Se a pintura se encontrar em bom estado, lixar com lixa de papel de grão médio e efectuar uma limpeza cuidadosa com diluente sintético, para remover gorduras ou produtos de manutenção anteriormente empregues.
- Se a pintura não se encontrar em bom estado, removê-la por raspagem cuidadosa da madeira, por meio de pistola de calor ou utilizar um Decapante, tipo este.
- Em superfícies se encontrar em bom estado mas a tinta ainda apresenta brilho, deve-se proceder a um despolimento com lixa de papel fina, até que a superfície perca totalmente o brilho.
- Aplicar 1 demão de Subcapa, esta pode ser de base aquosa ou sintética.
Pintar
- Os esmaltes podem ser aplicados com Trincha, rolo de pelo curto para esmaltes ou pistola Airless.
- Os esmaltes normalmente necessitam de Diluição, veja o seguinte exemplo: Diluição: – rolo pêlo curto/trincha: 1ª demão diluída a 10%, demãos restantes diluídas a 5%. – pistola: diluída a 15%. É importante que siga as instruções dadas do fabricante da tinta que estiver a usar.
- Aguarde sempre o tempo recomendado entre demãos.
- Pinte a superfície a partir do canto superior esquerdo, para a parte inferior direita. Divida as áreas maiores e pinte em quadrados de 50 centímetros de lado, sobrepondo traços de pincel para pintar de modo uniforme. Deve fazer o trabalho todo seguido, para não se notarem imperfeições no resultado final.
- Nalgumas cores e nos casos em que a cor final contraste fortemente com a do suporte, é necessário o uso do fundo de Cobertura, tipo este;
Marcelino Júnior
31 Janeiro, 2023 às 13:49Senhores; tenho alguns pertencentes dos meus antepassados que gostaria de restaurar: bacia e jarra para água, esmaltadas na cor azul, bem como outras peças em meu poder.
Gostaria de saber e receber sua orientação sobre esse restauro em peças esmaltadas. Grato, Marcelino Júnior.
Tintas e Pintura • Autor •
3 Fevereiro, 2023 às 18:50Boa tarde Marcelino,
A plataforma Tintas e Pintura dedica-se excusivamente às tintas e à pintura na área da construção civil.
Melhores cumprimentos
Tintas e Pintura
João Baptista
26 Fevereiro, 2022 às 04:19Agradecia a vossa recomendação que primário usar por cima de tinta a óleo pra madeiras, portas, janelas…, para depois poder aplicar então tinta acrylic ou aquosa.
Obrigado
Tintas e Pintura • Autor •
27 Fevereiro, 2022 às 23:41Boa tarde João
Para aplicar tinta acrílica em madeira já pintada deverá retirar tudo o que está aplicado na madeira, ou seja, deve limpar a madeira como se fosse nova. Depois aplica um primário adequado para madeira e só depois a tinta de acabamento.
Disponha sempre,
Tintas e Pintura
Manuel Teixeira
24 Janeiro, 2022 às 12:32Bom dia,
Gostaria de saber que tipo de esmalte, devo usar para pintar uma roulote antiga, e como devo fazer. Desde já muito obrigado
Cpts
Manue Teixeira
Tintas e Pintura • Autor •
25 Janeiro, 2022 às 19:18Boa tarde Manuel
Pode pintar com uma tinta de esmalte resistente ao exterior, mas nunca será a maneira mais correta. Aconselho que contacte uma loja de tintas para automóveis. Penso que encontrará lá os produtos mais indicados.
Disponha sempre
Tintas e Pintura
MFMR
28 Setembro, 2018 às 12:44Parabéns pelo vosso trabalho. Tenho umas varandas e um portão grande feitos em ferro no quintal (exterior) expostos ao sol e perto do mar. Ainda estão em bom estado (encontram-se pintados) mas não quero deixar descair. Sugeriram-me lixar junto ás zonas que apresentem já alguma pouca ferrugem e depois passar um primário em tudo e depois passar um esmalte próprio. A minha dúvida é que tipo de lixa devo recorrer, se depois do primário convém voltar a lixar ou depois de secar posso aplicar desde logo o esmalte e que tipo de primário e esmalte devo utilizar nestes materiais (ferro, exterior e exposto a sol e perto do mar). Obrigado
Maria Dulce guerreiro
24 Setembro, 2018 às 18:36Boa tarde.
Pretendo pintar uma parede revestida a cortica, gostaria saber qual a tinta indicada para cortica.
Obrigada
Tintas e Pintura • Autor •
26 Setembro, 2018 às 16:37Boa tarde Maria,
A cortiça é um suporte onde a tinta adere com facilidade, mas é muito porosa e por isso absorve muita tinta, assim, deverá aplicar um primário regulador de absorção e depois a tinta, esta pode ser uma tinta aquosa acrílica ou um esmalte aquoso. Tenha em atenção que a superfície nunca ficará com um aspecto regular/liso.
Melhores cumprimentos.
Carlos Santana
Tintas e Pintura
Ana Paula Sousa
7 Julho, 2018 às 20:51Boa tarde
Estou a pensar em restaurar móveis meus antigos na cor branca . Mas apesar de ler vossos posts continuo com um pouco de dúvidas ! Pelo que percebi 1º tenho de decapar ou lixar bem o móvel para a tinta aderir, correto ? Em 2º devo limpar bem todo resíduo de pó ,aplicar um antifungo e de seguida o primário ou sub -capa ? Já agora o que é sub capa e para que serve ? O 3º passo é pinta o móvel com a tinta . Qual o tipo de tinta devo usar ? Esmalte aquoso branco ? Tinta acrílica branca ? Devo passar uma lixa fina entre uma camada e outra para tirar as imperfeições ,como borbulhas ? E no fim de estar pintado devo usar um veniz incolor para proteger a pintura ? Ou devo usar laca ? Ou não devo usar nada para proteger a pintura de possíveis arranhões ,de amarelar ? Qual marca devo usar ? Uso a mesma marca para tudo ? Pinto com trincha ,pincel e rolinho ? Quais os nºs da lixa para retirar o verniz do móvel e qual adequada para passar entre uma camada ou outra de tinta se necessária . Desde já ficarei imensamente grata se puder ajudar me . Pois não quero estragar os móveis e sim restaura los .
Tintas e Pintura • Autor •
9 Julho, 2018 às 21:02Boa tarde Ana Paula,
É difícil responder de forma correta às várias perguntas que me faz, porque o trabalho a ser feito e os produtos a serem utilizados depende do estado em que se encontra o móvel.
Se o móvel já está pintado, e está num estado razoável, basta lixar suavemente, limpar e voltar a pintar.
Se a pintura está em muito mau estado, por exemplo, muitas zonas sem tinta, poderá ter que retirar toda a tinta anterior, aplicar um primário, uma sub-capa e finalmente a tinta. Existem produtos que reúne num só as duas funções (primário e sub-capa), e depois pintar.
Se o móvel está contaminado com o bicho da madeira, terá que dar-lhe um tratamento, e depois proceder como indico atrás.
Poderá ler o nosso post, passo-a-passo para restaurar um móvel, para tirar as suas dúvidas.
A Sub-capa é um produto utilizado como camada intermédia entre o primário e o esmalte de acabamento. Tratam-se de produtos de fortemente pigmentados, que servem principalmente para dar espessura e tornar a base o mais uniforme possível.
Aconselho que utilize todos os produtos da mesma marca, e os indicados, para evitar incompatibilidades entres estes, e siga as instruções fornecidas pela marca.
Melhores cumprimentos e disponha sempre.
Carlos Santana
Tintas e Pintura
Fernando Ferreira
30 Julho, 2017 às 17:46Olá boa tarde
No quarto que pretendo reformular (paredes e armário interior com portas envernizadas), gostaria de saber se posso ter a mesma tonalidade das paredes e das portas do armário? Quais os passos a seguir? tinta mais recomendada. Obrigado e parabéns pelo site.
Tintas e Pintura • Autor •
1 Agosto, 2017 às 16:07Olá Fernando,
Sim, pode comprar uma tinta plástica para paredes numa cor à sua escolha e a tinta de esmalte para as portas na mesma cor. Deverá escolher a cor pretendida, depois ir a um loja de tintas e pedir as duas tintas nessa mesma cor.
Atenção que se houver diferença de brilho entre as tintas pode fazer com que pareça que as cores não são iguais, dentro do possível opte por adquiri as duas tintas com o mesmo tipo de brilho, acetinado, semi-mate ou mate. Quanto maior o brilho mais se irão realçar as pequenas imperfeições que possam existir nas paredes.
A tinta a adquirir pode ser uma tinta plástica acrílica ou vinilica para as paredes e uma tinta de esmalte acrílica aquosa para os armários.
Melhores cumprimentos e disponha sempre.
Carlos Santana
Administrador da Plataforma
Tintas e Pintura
Joana
29 Julho, 2017 às 10:41Bom dia. Eu queria pintar os móveis da minha cozinha, que são folheados. Gostaria de saber informações em relação ao melhor primer/tinta e camada protectora para maior durabilidade. Obrigada joana
Tintas e Pintura • Autor •
1 Agosto, 2017 às 15:58Olá Joana,
Para pintar os armários que são folheados, deverá lixar suavemente toda a área, depois aplicar um primário promotor de aderência e finalmente aplicar a tinta de esmalte de acabamento.
Pode encontrar à venda todos estes produtos numa loja de tintas, ou loja de bricolage.
Utilize os produtos conforme indicado na embalagem ou ficha técnica.
Para primário pode utilizar um tipo Aqua Primer da Cin e para pintar um esmalte aquoso tipo Esmalte Acrílico da Cin.
Pode adquirir estes tipos de produto de uma outra marca de tintas, no entanto, é aconselhável que utilize ambos da mesma marca e que sejam compatíveis entre si,
Melhores cumprimentos e disponha sempre.
Carlos Santana
Administrador da Plataforma
Tintas e Pintura
Nuno Neves
18 Maio, 2017 às 19:53Boa tarde tenho um quarto pintado com esmalte aquoso brilhante, pretendo colocar nova cor como fazer ou qual é o melhor tratamento a dar a parede para a nova tinta aderir?
As paredes são em pladur…
Agradecia ajuda
Cumprimentos
Tintas e Pintura • Autor •
19 Maio, 2017 às 12:45Bom dia Nuno Neves,
Muito obrigado pelo seu email e pelo interesse que demonstrou ao contactar-nos.
Respondendo à sua questão; Uma vez que se trata de uma tinta brilhante, deverá lixar suavemente toda a área para retirar o brilho para que a nova tinta possa aderir adequadamente. Se as paredes estiverem em bom estado, ou seja a tinta não estiver a soltar-se, não existir humidade, basta pintar por cima da antiga depois de fazer a lixagem e limpar bem para retirar o pó e partículas soltas. Se as paredes apresentarem algum tipo de problema, pode ser necessário a aplicação de um primário adequado à situação.
Ver lixas e a sua utilização: https://tintasepintura.pt/lixas-e-a-sua-utilizacao/
Melhores cumprimentos e disponha sempre.
Carlos Santana
Administrador da Plataforma
Tintas e Pintura
Joana Câmara
23 Janeiro, 2017 às 15:48Boa tarde, pretendo pintar um roupeiro que penso ser de contraplacado. O roupeiro está em bom estado. Li que estes móveis nunca devem ser lixados mas lavados com um pano torcido de um solução de água e amoníaco. Esta informação está correta? Depois, posso utilizar um primário sintético para madeiras da cin e subcapa para usos gerais branca da silanca? Estava a pensar utilizar os dois que já possuo. Para isso terei que adquirir um esmalte sintético (têm de ser sempre da mesma base), certo?
Ou será melhor opção, tendo em conta o material do roupeiro, optar pelo Polyprep da Cin e um esmalte acrílico da mesma? Aguardo. Muito obrigada.
Com os melhores cumprimentos,
Joana
Tintas e Pintura • Autor •
23 Janeiro, 2017 às 16:29Olá Joana
Uma vez que se trata de contraplacado, se este tiver algum brilho deve lixá-lo com uma lixa de papel grão médio para retirar essa camada brilhante, esta operação vai permitir que o primário adira convenientemente ao contraplacado.
Após esta operação a superfície deve ser muito bem limpa do pó da lixagem, aplique um primário multi superfícies tipo “AQUA PRIMER das Cin – https://tintasepintura.pt/wp-content/assets/artigos/pt/ProdutosFichasTecnicas/ProdFichCin/12-830_AquaPrimer_.PDF” e acabe com uma tinta de esmalte a seu gosto, de preferência aquosa.
Em relação ao Polyrep, é uma boa solução para superfícies de madeira, No caso de madeiras novas, poderá substituir o esquema tradicional de primário e subcapa, se aplicado em duas demãos. No seu caso como se trata de contraplacdo não é necessário escolher esta solução.
Melhores cumprimentos e disponha sempre.
Carlos Santana
Tintas e Pintura
Margarida Santos
24 Junho, 2016 às 15:27Olá, tenho uma pequena casa de ferias e gostaria de saber se existem tinta especifica ou mais recomendada para paredes em cimento. As paredes ja foram pintadas anteriormente à muitos anos atrás, tratam-se de paredes sem acabamento, portanto estao toscas , cimento e com tinta com alguns anos mas ainda em bom estado. Só que ja vao aparecendo algumas manchas ou entao sao sitios em que a tinta foi mais absorvida e ficou mais escuro. Eu procuro agora uma tinta que com alguma sorte fiquer bem só com uma de mao e seja ideal para paredes irregulares e com muitas inperfeiçoes, o mais espesso melhor, com exceçao de tintas de areia, nao queria aplicar tinta de areia.
Muito obrigado
MSantos
Tintas e Pintura • Autor •
25 Junho, 2016 às 16:14Olá Margarida
Para disfarçar as imperfeições só aplicando tinta de areia com o rolo rugo, para fazer uma textura toda igual, ou em alternativa, fazer um barramento geral e depois pintar. Dependendo do estado em que se encontrar as paredes, e uma vez que já foram pintadas há muito tempo, podem precisar de levar um primário regulador de absorção, antes da tinta de acabamento.
Será muito difícil, para não dizer impossível, fazer um trabalho que apresente um resultado final de qualidade, apenas com uma única demão de tinta.
Leia os nossos artigos sobre pintar exteriores:
– AVALIAÇÃO AO ESTADO DE PAREDES EXTERIORES – https://tintasepintura.pt/avaliacao-das-paredes-exteriores
– COMO RECUPERAR FACHADAS – https://www.tintasepintura.pt/pintar-fachadas-exteriores
Sempre ao dispor
Carlos Santana
jorge
6 Maio, 2016 às 01:11existe algum verniz para aplicar sobre uma pintura de esmalte sintetica num a mota?
Tintas e Pintura • Autor •
6 Maio, 2016 às 22:27Existe sim, pode encontrar em loja que vendam tintas para automóveis/veículos.
Melhores cumprimentos,
Carlos Santana
Tintas e Pintura
azevedo
17 Março, 2016 às 13:41Posso passar um verniz aquoso incolor por cima de um movel esmaltado de branco fusco?Esmalte é sintético..
A ideia é proteger das dedadas e sujidade futura
Tintas e Pintura • Autor •
17 Março, 2016 às 19:26Boa tarde Azevedo,
Pode sim, mas tem que ter cuidado porque pode amarelecer a tinta. Para fazer este trabalho proceda a um teste prévio.
As melhores soluções são; esmalte aquoso + verniz também aquoso, ou tinta e verniz para carros, sempre com a mesma base.
Sempre ao dispor.
Carlos Santana
Tintas e Pintura
azevedo
18 Março, 2016 às 13:29obrigado, irei fazer assim….
Miguel
14 Março, 2016 às 17:47Muito obrigado e parabéns pelo vosso site.
A informação que prestam é preciosa e ajuda a sintetizar e a desmistificar o mundo da bricolage.
Estou a fazer um móvel em mdf hidrófugo que vai estar numa oficina interior mas ao sol e com algum desgaste de utilização. Pretendo, no entanto, um acabamento cuidado. A cor e acabamento pretendidos são um cinza muito claro meio brilhante.
A minha ideia era evitar umas das duas primeiras camadas primário + aparelho, mas não sei por qual optar. É mais importante um primário ou um aparelho?
Muito obrigado pelo vosso tempo,
Miguel
Tintas e Pintura • Autor •
16 Março, 2016 às 16:27Boa tarde Miguel,
Pode aplicar um produto tipo POLYPREP 410 da CIN, que é um 2 em 1, primário e sub-capa, veja aqui; http://www.cin.pt/portal/attachs.pdf?CONTENTITEMOID=AB81808080FD81GC&CLASSTOKEN=produto&ATTRIBUTEID=attachmonofolhas. Após a aplicação deste produto deverá aplicar um esmalte aquoso ou solvente, tipo; Esmalte Aquoso Acrílico ou Esmalte Sintético Sintecin, estes esmaltes existem em várias cores e vários tipos de acabamento.
Poderá optar por produtos idênticos de uma outra marca, mas que sejam de qualidade.
Sempre ao dispor
Carlos Santana
Tintas e Pintura