Pintar

Pintura térmica: um material que lhe permite poupar até 40% de energia

Segundo os fabricantes, apenas duas ou três demãos desta tinta serão suficientes numa parede, tecto, fachada ou telhado para conseguir um isolamento térmico útil para toda a vida.

Pintura térmica: um material que lhe permite poupar até 40% de energia

Segundo os fabricantes, apenas duas ou três demãos desta tinta serão suficientes numa parede, tecto, fachada ou telhado para conseguir um isolamento térmico útil para toda a vida. E não tenha medo de arriscar, podemos mudar a cor, pois mesmo que pintemos por cima, não irá perder propriedades.

Como funciona a pintura térmica?

A base deste material é uma tinta ecológica à base de água branca. São adicionadas microesferas de cerâmica que formam uma camada de ar na própria tinta”, de acordo com os fabricante. Essa camada de ar é justamente aquela que isola do frio e do calor externo. Essa qualidade do material também evita a condensação de água, o que ajuda a prevenir a humidade e o mofo. E a boa notícia é que não só ajuda a poupar na luz, como também faz com que sua casa se torne mais fresca mais lentamente no inverno e aqueça mais devagar no verão, levando a temperaturas mais consistentes.

Porque é que é ecológica?

A tinta térmica é composta apenas por substâncias orgânicas e ecológicas. Portanto, não é tóxico e pode ser usado nos quartos das crianças, por exemplo.

Onde é que a podemos usar?

Esta tinta pode ser utilizada em residências e na indústria, tanto em paredes, como tetos, fachadas, telhados … Para telhados, existem tipos ​​de impermeabilização que servem também para superfícies expostas ao sol, já que os telhados são uma das partes da casa que acumulam mais calor. E quanto mais impermeável seja o telhado, melhor será o isolamento da sua casa.

Porque elimina a humidade?

A tinta térmica evita que a água se condense na parede se as temperaturas interna e externa forem muito diferentes. Por outras palavras, é chamado de “quebra da ponte térmica”. Com isto, não aparece humidade devido à condensação ou ao temido bolor.

E se já temos mofo na parede, pode ser retirado: basta fazer uma pequena limpeza com lixívia diluída e depois aplicar a tinta. O próprio isolamento impedirá o novo aparecimento de mofo nas paredes e tetos.

Outras vantagens da tinta térmica

  • A tinta térmica não é muito mais cara do que uma tinta convencional de boa qualidade. Mas a sua vantagem é que em pouco tempo já temos de volta o que investimos, pois em um ou dois anos teremos altos níveis de poupança em aquecimento e ar condicionado, o que supõe ter uma conta da luz mais baixa.
  • Por outro lado, é duradoura: segundo os fabricantes pode durar toda a vida, e pode pintar quantas vezes quiser.
  • É pintado, aliás, como qualquer outra tinta, com rolo ou pincel. E além de isolar do calor e do frio, reduz o ruído que recebemos de fora.
  • Não queima nem se inflama.

 
 
 

Ainda tem alguma dúvida?

Depois de ler o nosso artigo, se ainda ficou com alguma dúvida, consulte a nossa “Base do Conhecimento”. Nessa página encontrará resposta para as questões mais frequentes.

Base do Conhecimento

4 comentários

  1. Renato Abreu
    Renato Abreu
    14 Julho, 2021 at 14:54

    Bom dia.

    Quais as tintas ou aditivos para isolamento térmico?

    Obrigado

    Renato

    Reply
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Post Author •
      14 Julho, 2021 at 20:01

      Um das marcas mais conceituadas no mercado é a ClimateCooler produzida pela empresa dinamarquesa Tikkurila, representada no nosso país pela Nanotek, uma gama de tintas de elevado desenvolvimento tecnológico, contendo nanopartículas. Recorrendo à nanotecnologia, “as tintas ClimateCooler refletem 80% dos raios solares, mantendo o edifício ou casa, mais fresca no Verão” – diz o fabricante. Que acrescenta: “No inverno, as nanopartículas cerâmicas, contidas na tinta, constituem uma barreira às perdas de calor do edifício. Estas tintas térmicas topo de gama repelem ainda a água, dificultando a formação de fungos e musgo e permitindo a sua “respiração”.

      A portuguesa CIN produz uma tinta termoreflectora – a Thermocin – que ajuda a reduzir o consumo energético e “é amiga do ambiente pois reduz as emissões de CO2”.

      O efeito da Thermocin foi demonstrado através de um “estudo realizado em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que comprovou que a utilização de Thermocin na pintura dos telhados ajuda a diminuir a temperatura do ar interior até 6ºC, mantendo-se o efeito ano após ano”. A Thermocin é também “amiga do ambiente, graças à sua capacidade de redução das emissões de CO2 que, por sua vez, ajudam a reduzir o efeito de estufa e contribuem para a diminuição da pegada ecológica”.

      ISOTHERM é um aditivo cerâmico em pó obtido por um processo de nanotecnologia que lhe confere uma densidade muito baixa e propriedades de isolamento térmico excecionais. Pode ser incorporado em qualquer tipo de tinta ou membrana, para interior ou exterior, ver aqui: https://www.labo-portugal.com/produits/isotherm-aditivo-em-p%C3%B3-para-tintas-isolamento-t%C3%A9rmico

      Melhores cumprimentos.
      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Reply
  2. Dionísio
    Dionísio
    28 Abril, 2021 at 10:25

    Exmos Senhores,
    Relativamente a tintas de pintura térmica, poderiam dizer-me marcas para pinturas de paredes interiores?
    Muito obrigado.

    Reply
  3. Fernando Caldas
    Fernando Caldas
    27 Fevereiro, 2021 at 20:39

    Exmos Senhores,
    Relativamente a tintas de pintura térmica, poderiam dizer-me marcas para pinturas de paredes interiores?
    Muito obrigado,
    Fernando Caldas

    Reply
Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

Cores Favoritas

As minhas cores favoritas

      Ainda não adicionou nenhuma cor à sua lista de favoritos!