Ajudamos a Pintar Portugal Desde 2005
Cores

Roda das Cores – Como Escolher as Cores

Não existe uma regra única sobre como utilizar as cores que se devem usar nos espaços das nossas casas, no entanto, existem algumas tendências e alguns conceitos. Como sabemos, e é óbvio, a escolha da...

roda das cores nas tintas
35

Não existe uma regra única sobre como utilizar as cores que se devem usar nos espaços das nossas casas, no entanto, existem algumas tendências e alguns conceitos. Como sabemos, e é óbvio, a escolha das cores é algo muito pessoal.

Como base de partida, a fim de criar um equilíbrio harmonioso na decoração da sua casa, pode seguir algumas regras básicas para efectuar a escolha das cores. É aqui que entra a roda das cores.

Ao usar a roda de cores, pode perceber quais as cores que funcionam melhor entre si. Ao saber interpretar a roda das cores isso irá ajudá-la(o) a decidir como pode incorporar a sua cor preferida num esquema de cores, que funcione bem e seja agradável.

Roda das Cores

  • Primárias – São as cores básicas e que dão origem a todas as outras;
  • Secundárias – São obtidas pela mistura de duas das cores primárias, como é o caso da cor laranja, que nasce da junção entre o vermelho (primária) e o amarelo (primária);
  • Terciárias – Nascem da união entre as cores primárias e as cores secundárias, por exemplo a cor turquesa (Blue Green), que é o resultado da mistura entre a cor azul (primária) e a cor verde (secundária);

Estes três tipos de cores estão divididos em:

Cores Quentes e Frias: – Na roda das cores, de um lado estão as cores quentes (amarelo, laranja e vermelho) e do outro lado as cores frias (azul, verde, violeta).

cores_quentes_frias

Para além destas cores ainda existem as cores neutras:

Cores Neutras: – As cores neutras, como o branco, bege e cinza, são cores muito versáteis e combinam com praticamente todas as cores da roda.

cores_neutras

Escolhendo os Esquemas de Cores

A roda das cores ajuda a entender como as cores se relacionam entre si e vai orientá-lo(a) a seleccionar os seus esquemas de cores preferidos, usando os princípios da harmonia das cores descritos abaixo.

Com a orientação correta da combinação de cores quentes ou frios, será capaz de definir o estilo para o seu espaço, e mais importante, atingir o nível de conforto que gostaria de sentir na sua casa.

Passo 1: Escolher o esquema que se quer usar

Cores Monocromaticas  

Monocromático

 
Neste esquema de cores podemos utilizar vários tons da mesma cor, variando a sua luminosidade e saturação. De acordo com a escolha dos tons e da sua aplicação nos objectos e superfícies do ambiente, esta harmonia pode ficar bastante elegante, mas há o perigo de parecer monótono, já que o contraste não existe. O preto e o branco podem entrar nesta combinação para realçar algum detalhe e compor o conjunto. Interessante é colocar uma cor diferente num pequeno ponto, um detalhe que seja.

Cores Análogas  

Análogas

 
Cores análogas são as cores que aparecem lado a lado na roda das cores. São análogas porque há nelas uma mesma cor básica. Por exemplo o amarelo ouro e o laranja avermelhado tem em comum a cor laranja. Estas cores são usadas para dar a sensação de uniformidade. A composição de cores análogas são consideradas elegantes e podem ser equilibradas com uma cor complementar.

Cores Complementares  

Complementares

 
Neste esquema procura-se o contraste com o uso de cores opostas no círculo das cores. Uma combinação interessante é utilizar uma cor quente e uma fria não saturada, usando uma delas como dominante e a outra nos detalhes que se deseja destacar.

Cores Triades  

Triádicas

 
Neste esquema, encontra-se a harmonia perfeita, usando três cores, teremos assim uma combinação que apresenta grande contraste, mas ainda sim, em equilíbrio. Novamente, deve-se usar uma cor como dominante e as outras duas para detalhes, ou em alternativa variar a intensidade de cada cor.>

Passo 2: Entender as famílias das cores

  • Primárias – Vermelho, Azul, Amarelo
  • Secundárias – Violeta, Verde, Laranja
  • Terciárias – Azul verde, Azul violeta, Vermelho violeta, Vermelho laranja, Amarelo laranja, Amarelo verde

Passo 3: Misturar e combinar as cores

HUE = Cor Pura
TINT = Cor + Branco
tint
TONE = Cor + Cizento
tone
SHADE = Cor + Preto
shade

Passo 4: Ajustar a intensidade das cores

Intensidade Cores

  • Mais Intensa = Mais brilhante;
  • Menos Intensa = Menos brilhante;

Agora que já sabe um pouco mais como funciona a Roda das Cores e como criar esquemas de cores harmoniosos, está pronto para criar as suas paletas de cores preferidas e dar uma vida nova à sua casa.

Se não se sentir à vontade para criar as sua paletas de cores, não desanime, existem na Internet alguns websites que o podem ajudar, veja nos seguintes links; Kuler, Mudcube, Colrd.

Dica

Ao escolher as cores para o seu projeto de pintura, leve em consideração o ambiente e o clima que deseja criar. Cores quentes, como vermelho e laranja, proporcionam uma sensação de calor, enquanto cores frias, como azul e verde, transmitem uma atmosfera mais calma e relaxante.

Este artigo foi importante para si?

Leia Também

A Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

ADVERTISEMENT