Fachadas

Sistema de isolamento térmico ETICS (Cappotto®)

O sistema de isolamento térmico ETICS (External Thermal Insulation Composite System), é um sistema de isolamento térmico pelo exterior através da fixação de placas isolantes nas fa...

Sistema de isolamento térmico ETICS (Cappotto®)

Sistema de isolamento térmico ETICS (Cappotto®)

O sistema de isolamento térmico ETICS (External Thermal Insulation Composite System), é um sistema de isolamento térmico pelo exterior através da fixação de placas isolantes nas fachadas.

É bastante frequente as pessoas não conhecerem este sistema por ETICS, mas sim por Cappotto®. Contudo, o termo Cappotto® refere-se a uma marca, propriedade da Viero, e não ao sistema.

Este sistema é constituído por:

1 – cola;
2 – isolamento;
3 – camada de base armada com rede de fibra de vidro;
4 – camada de primário;
5 – revestimento final.

Tendo em conta as exigências energéticas actuais, esta é uma solução técnica de elevada qualidade e que permite obter bons resultados. Conheça de seguida as vantagens do sistema ETICS.

O sistema ETICS apresenta vantagens no caso de edifícios com isolamento térmico insuficiente, infiltrações ou aspecto degradado. Além disto, pode diminuir o risco de ocorrência de condensações, tratando de certo modo as pontes térmicas.

Têm sido desenvolvidos diversos sistemas de isolamento térmico de fachadas pelo exterior que são de utilização corrente em diversos países europeus, quer na reabilitação de edifícios cuja envolvente vertical apresente índices de isolamento térmico insatisfatórios, infiltrações ou aspecto degradado, quer em novas construções. Estes sistemas constituem uma óptima solução, tanto do ponto de vista energético como do ponto de vista construtivo.

De um modo geral, os sistemas de isolamento pelo exterior são constituídos por uma camada de isolamento térmico aplicada sobre o suporte e um paramento exterior para protecção, em particular, das solicitações climáticas e mecânicas.

Vantagens do Sistema ETICS

O isolamento térmico pelo exterior é hoje reconhecido, de forma incontestável, como uma solução técnica de alta qualidade, pois permite:

– Melhoria do conforto térmico: Evita a fuga do calor das paredes para o exterior no Inverno e, no Verão, impede a entrada de calor do exterior para o interior, proporcionando um ambiente mais fresco e garantindo o conforto térmico nas casas, durante todo o ano.

– Diminuição do custo da energia: No que diz respeito ao aquecimento e arrefecimento da casa, pois permite que os ambientes interiores mantenham temperaturas adequadas ao longo de todo o ano sem intervenção de aparelhos climatizadores;

– Melhoria substancial da qualidade do ar: No interior da sua casa através da redução significativa da humidade e condensação.

– Diminuição das condensações superficiais e internas: Uma vez que com o equilíbrio térmico existe uma maior estabilidade da temperatura interior, face à exterior, diminuindo assim a ocorrência das condensações;

– Ganho de área de construção: Em obra nova dispensa a execução de uma parede dupla, economizando assim espaço interior e custos. Em renovação o uso do isolamento no exterior não reduz o espaço interior existente.

– Benefícios Fiscais: O sistema ETICS também traz benefícios fiscais no IRS, com possibilidade de retorno de parte do valor investido, e no IMI, após reavaliação de certificado energético, e, consequente desconto no IMI de acordo com melhoria na classificação energética. Estes beneficiários podem ser alterados pelo Estado a qualquer momento, assim, é importante consultar a legislação em vigor na altura em que fizer a obra.

– Redução do peso das paredes e das cargas permanentes sobre a estrutura;

– Melhoria da impermeabilidade das paredes;

– Grande variedade de soluções de acabamento, permite diferentes soluções de acabamento que abrangem diferentes gostos;

Possíveis contras do sistema ETICS

– Maior custo; a solução parede simples mais o sistema ETICS é mais cara do que a tradicional parede dupla com isolamento, o que pode levar algumas pessoas a optarem por esta última; contudo esta decisão deve ser tomada tendo em conta que o sistema de isolamento térmico ETICS é uma solução de longo prazo;

– Fragilidade nas zonas acessíveis: muitos técnicos referem que esta solução é facilmente danificada por situações quotidianas como um pontapé, um objecto que é projectado contra a parede, etc…, contudo esta questão é referido muitas vezes, mas só raramente acontece; ainda assim, é algo a ter em conta, principalmente se as paredes forem construídas em locais ode existam crianças por perto.

A aplicação do sistema ETICS envolve várias fases:

1. Montagem dos perfis de arranque e laterais;
2. Preparação e aplicação da cola;
3. Colocação do isolamento;
4. Reforço dos pontos singulares;
5. Aplicação da camada de base armada;
6. Aplicação da camada de primário;
7. Aplicação do revestimento final.

Se está a pensar aplicar na sua casa um sistema ETICS analise muito bem as vária opções existentes no mercado, existem variações entre estas que podem ser mais ou menos indicados para o seu caso. Como se trata de um obra grande valor, solicite a técnicos especializados que procedam a uma avaliação rigorosa e apresentem a solução que acham mais correta. Depois, com as várias opções em mãos, decida pela opção mais adequada.

Ainda tem alguma dúvida?

Depois de ler o nosso artigo, se ainda ficou com alguma dúvida, consulte a nossa “Base do Conhecimento”. Nessa página encontrará resposta para as questões mais frequentes.

Base do Conhecimento
Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

Cores Favoritas

As minhas cores favoritas

      Ainda não adicionou nenhuma cor à sua lista de favoritos!