Tintas de base solvente – saiba um pouco mais sobre este tipo de tintas
O termo à base de solvente ou sintético é frequentemente utilizado para se referir tanto a tintas modificadas à base de óleo como à base de alquídicos. Revestim...
O termo à base de solvente ou sintético é frequentemente utilizado para se referir tanto a tintas modificadas à base de óleo como à base de alquídicos.
Revestimentos à base de óleo são constituídos por um vegetal que, quando expostos ao ar, secam ou oxidam e formam ligações cruzadas, e desta forma desenvolvem as propriedades desejadas.
Os óleos de secagem, normalmente utilizados nas tintas e revestimentos incluem, óleo de semente de linho (espremido a partir da semente do linho e refinado), óleo de tungue ou madeira da China (extraído do fruto da árvore da madeira da china), e óleo de soja (extraído dos grãos de soja).
Hoje em dia, poucas são as tintas que são feitas de óleo puro, ao contrário, são à base de óleos modificados chamados de alquídicos as mais comuns. Os alquídicos secam mais e melhor do que os óleos puros.
Alguns revestimentos, especialmente as bases para exteriores, são feitos de combinações de óleos e alquídicos para oferecer a flexibilidade adequada.
Quando a tinta é aplicada numa superfície, a formação do filme nas tintas à base de solventes processa-se em de duas etapas:
1º. O líquido evapora e deixa o ligante e o pigmento à superfície;
2º. O ligante seca e/ou oxida ao reagir com o oxigénio do ar.
As características de dureza das tintas à base de solvente surgem durante a secagem ou oxidação.
O processo de oxidação, pode fazer com que esse tipo de pintura endureça até o ponto de rachar ou lascar.
O calor e a luz do sol também acelera o processo de amarelecimento. Por exemplo, se há um aquecedor do tipo radiador numa parede pintada da mesma cor que a parede, com o tempo, a cor de ambos vai ficando cada vez mais diferente, a cor do radiador amarelece muito mais rápido do que a cor da parede.
Este amarelecimento é bem evidente em áreas protegidas da luz do sol, a área da parede atrás de um quadro, ao fim de algum tempo, está muito diferentes da restante parede.
COV`S
As tintas de base solvente têm um grande inconveniente pois contêm COVs – Compostos Orgânicos Voláteis, substâncias derivadas de petróleo (hidrocarbonetos aromáticos), agressivas à saúde dos seres vivos e à camada de ozono que protege o planeta dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta.
Os COVs encontram-se na maior parte das tintas, solventes industriais, espumas em geral, colas de contacto (“cola de sapateiro”) e até mesmo nos esmaltes para unhas.
Os COVs nos ambientes fechados, podem demorar até 100 vezes mais a degradar-se e desaparecerem do que nos locais abertos.
O seu contacto diretamente com a pele também é perigoso, pois pode haver absorção cutânea.
A maior parte das tintas sintéticas incluem COVs na sua formulação, mas a sua redução tem vindo a ser objeto de medidas restritivas pelos organismos ambientais.
Pode ficar a saber um pouco mais sobre COVs – Compostos Orgânicos Voláteis, aqui.
Dicas
- Privilegie a utilização de tintas de base aquosa para ter uma habitação com menos poluentes.
- Os produtos aquosos têm como base a água e não solventes químicos.
- A indústria da área das tintas e vernizes já oferecem uma vasta gama de produtos de base aquosa, e tem desenvolvido um grande esforço para substituírem os seus produtos mais poluentes por estes.
Silvana chagas
2 Dezembro, 2022 às 19:47Qual pigmento eu posso usar, minha tinta é acrílica a base de solvente
Joaquim
4 Junho, 2022 às 15:19Posso pintar as placas de gesso cartonado com tinta esmalte de base aquosa?
Tintas e Pintura • Autor •
4 Junho, 2022 às 16:50Boa tarde Joaquim,
Sim pode, mas antes deve aplicar um primário indicado para esse tipo de material. Todas as marcas de tintas vendem primários para o gesso cartonado (pladur), adquira da mesma marca que a tinta que for utilizar.
Disponha sempre
Tintas e Pintura
Airton filho
4 Dezembro, 2017 às 08:40Preparei a tinta conforme recomendaçao da fabricante mas onde existe bordas nao e possivel cobrir existe uma fuga de cobertura.