Ajudamos a Pintar Portugal Desde 2005
Tintas

Tintas de base solvente – saiba um pouco mais sobre este tipo de tintas

O termo à base de solvente ou sintético é frequentemente utilizado para se referir tanto a tintas modificadas à base de óleo como à base de alquídicos. Revestimentos à base de óleo são constituídos po...

Tintas de Base de Solvente
59

O termo à base de solvente ou sintético é frequentemente utilizado para se referir tanto a tintas modificadas à base de óleo como à base de alquídicos.

Revestimentos à base de óleo são constituídos por um vegetal que, quando expostos ao ar, secam ou oxidam e formam ligações cruzadas, e desta forma desenvolvem as propriedades desejadas.

Os óleos de Secagem, normalmente utilizados nas tintas e revestimentos incluem, óleo de semente de linho (espremido a partir da semente do linho e refinado), óleo de tungue ou madeira da China (extraído do fruto da árvore da madeira da china), e óleo de soja (extraído dos grãos de soja).

Hoje em dia, poucas são as tintas que são feitas de óleo puro, ao contrário, são à base de óleos modificados chamados de alquídicos as mais comuns. Os alquídicos secam mais e melhor do que os óleos puros.

Alguns revestimentos, especialmente as Bases para exteriores, são feitos de combinações de óleos e alquídicos para oferecer a Flexibilidade adequada.
Tinta Base Solvente

Quando a tinta é aplicada numa superfície, a formação do filme nas tintas à base de solventes processa-se em de duas etapas:

1º. O líquido evapora e deixa o Ligante e o Pigmento à superfície;

2º. O ligante seca e/ou oxida ao reagir com o oxigénio do ar.

As características de Dureza das tintas à base de solvente surgem durante a secagem ou Oxidação.

O processo de oxidação, pode fazer com que esse tipo de pintura endureça até o ponto de rachar ou lascar.

O calor e a luz do sol também acelera o processo de Amarelecimento. Por exemplo, se há um aquecedor do tipo radiador numa parede pintada da mesma cor que a parede, com o tempo, a cor de ambos vai ficando cada vez mais diferente, a cor do radiador amarelece muito mais rápido do que a cor da parede.
Este amarelecimento é bem evidente em áreas protegidas da luz do sol, a área da parede atrás de um quadro, ao fim de algum tempo, está muito diferentes da restante parede.

COV`S

As tintas de base solvente têm um grande inconveniente pois contêm COVs – Compostos Orgânicos Voláteis, substâncias derivadas de petróleo (hidrocarbonetos aromáticos), agressivas à saúde dos seres vivos e à camada de ozono que protege o planeta dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta.

Os COVs encontram-se na maior parte das tintas, solventes industriais, espumas em geral, colas de contacto (“cola de sapateiro”) e até mesmo nos esmaltes para unhas.

Os COVs nos ambientes fechados, podem demorar até 100 vezes mais a degradar-se e desaparecerem do que nos locais abertos.

O seu contacto diretamente com a Pele também é perigoso, pois pode haver Absorção cutânea.

A maior parte das tintas sintéticas incluem COVs na sua formulação, mas a sua redução tem vindo a ser objeto de medidas restritivas pelos organismos ambientais.

Pode ficar a saber um pouco mais sobre COVs – Compostos Orgânicos Voláteis, aqui.

Dicas

  • Privilegie a utilização de tintas de base Aquosa para ter uma habitação com menos poluentes.
  • Os produtos aquosos têm como base a água e não solventes químicos.
  • A indústria da área das tintas e vernizes já oferecem uma vasta gama de produtos de base aquosa, e tem desenvolvido um grande esforço para substituírem os seus produtos mais poluentes por estes.

Este artigo foi importante para si?

 4 Mensagens

  1. Silvana chagas
    Silvana chagas
    2 Dezembro, 2022 às 19:47

    Qual pigmento eu posso usar, minha tinta é acrílica a base de solvente

    Responder
  2. Joaquim
    Joaquim
    4 Junho, 2022 às 15:19

    Posso pintar as placas de gesso cartonado com tinta esmalte de base aquosa?

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      4 Junho, 2022 às 16:50

      Boa tarde Joaquim,

      Sim pode, mas antes deve aplicar um primário indicado para esse tipo de material. Todas as marcas de tintas vendem primários para o gesso cartonado (pladur), adquira da mesma marca que a tinta que for utilizar.

      Disponha sempre
      Tintas e Pintura

  3. Airton filho
    Airton filho
    4 Dezembro, 2017 às 08:40

    Preparei a tinta conforme recomendaçao da fabricante mas onde existe bordas nao e possivel cobrir existe uma fuga de cobertura.

    Responder

A Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

ADVERTISEMENT