As manchas podem aparecer devido a vários factores, e dão muito mau aspecto às paredes e tectos das nossas casas, por isso é necessário eliminá-las.
Tratar Manchas nas Paredes
Quando aparecem manchas nas paredes ou tectos, deve-se ter em atenção e analisar o tipo de mancha que apareceu, pois podem ser manchas de várias origem;
Humidade
Se forem devido a humidade primeiro deve perceber a origem dessa humidade e resolver o problema na raiz, caso contrário o problema vai persistir.
Após resolver o problema na sua origem, deve lavar a superfície com uma solução de água com um detergente neutro, tipo de lava loiça, ou em casos mais difíceis com lixívia. Volte a lavar apenas com água corrente e deixe secar muito bem. Finalmente pinte a superfície com um primário isolador de manchas e acabe com uma tinta de qualidade que tenha aditivo anti-algas/anti-bolor.
Fumo: Deve-se lavar a superfície com uma solução de água com um detergente neutro, tipo lava loiça, ou em casos mais difíceis com lixívia, pode ter que repetir a lavagem. Em casos das manchas serem muito fortes, poderá ter que aplicar um primário isolador de manchas, e pintar com uma tinta plástica para interiores.
Se essas paredes e ou tectos estiverem numa zona sujeita a fumos frequentes, (chaminés, lareiras, fumadores, etc.) deverá efectuar a pintura com uma tinta que seja resistente a lavagens frequentes, ou em alternativa com um esmalte aquoso que é bastante mais resistente.
Sujidade
Deve lavar a zona sem esfregar com muita força, com uma solução de água e detergente neutro, tipo lava loiças, ou em casos mais difíceis com lixívia, pode ter que repetir a lavagem. Em casos das manchas serem muito fortes, poderá ter que aplicar um primário próprio isolador de manchas, e pintar com uma tinta plástica para interiores.
Manchas de Ferrugem nas Paredes
Manchas de ferrugem na parede acontecem, porque a areia utilizada na argamassa do reboco possui resíduos de minério de ferro, que não foram retirados após a extracção da areia.
Deve retirar todo o reboco nos locais afectados, reparar os danos com argamassa própria para paredes no interior ou exterior.
Após secagem, aplicar uma demão de primário apropriado e fazer o acabamento com duas demãos de uma tinta plástica de boa qualidade.
Tem alguma dúvida?
4 Comentários
Ronaldo zini
Vou pintar minha casa e tenho algumas manchas de mofo nos tetos e paredes. Algo bastante superficial. Devo sempre lavar as paredes antes de pintar? Ou poderei aplicar o primário por cima das sujidades existentes?
Tintas e Pintura
Boa tarde Ronaldo,
Se apareceu manchas de mofo, ainda que superficiais, é porque algo na sua casa o está a provocar. Algum tipo de humidade que existe que deverá tentar perceber qual é e dentro do possível tratar. Esta situação, se não for devidamente resolvida, com o tempo pode vir a piorar.
Aconselho que lave com uma solução de água/lixívia, limpe muito bem as zonas onde existe o mofo, deixe secar e depois aplique uma tinta com boa resistência à humidade e que tenha aditivo anti-fungos/bolores na sua composição.
Sempre ao dispor.
Tintas e Pintura
Armando Jerónimo
Em
TRATAR MANCHAS NAS PAREDES
aparece um capítulo dedicado à sugidade. SUGIDADE????
Vá lá CIN, estão a “borrar” a pintura. “Pintem” isso com SUJIDADE e.., ficará muito melhor.
Cumprimentos
Tintas e Pintura
Olá Armando
Obrigado pelo seu contacto e pela sugestão de pintura.
Lixámos a pintura antiga e voltámos a pintar, agora com a tinta certa.
Sempre ao dispor.
Carlos Santana
Tintas e Pintura