Tratar manchas nas paredes pintadas

Tratar Manchas nas Paredes Pintadas

As manchas podem aparecer devido a vários factores, e dão muito mau aspecto às paredes e tectos das nossas casas, por isso é necessário eliminá-las.

Tratar Manchas nas Paredes

Quando aparecem manchas nas paredes ou tectos, deve-se ter em atenção e analisar o tipo de mancha que apareceu, pois podem ser manchas de várias origem;

limpar parede

Humidade

Se forem devido a humidade primeiro deve perceber a origem dessa humidade e resolver o problema na raiz, caso contrário o problema vai persistir.

Após resolver o problema na sua origem, deve lavar a superfície com uma solução de água com um detergente neutro, tipo de lava loiça, ou em casos mais difíceis com lixívia. Volte a lavar apenas com água corrente e deixe secar muito bem. Finalmente pinte a superfície com um primário isolador de manchas e acabe com uma tinta de qualidade que tenha aditivo anti-algas/anti-bolor.

Fumo: Deve-se lavar a superfície com uma solução de água com um detergente neutro, tipo lava loiça, ou em casos mais difíceis com lixívia, pode ter que repetir a lavagem. Em casos das manchas serem muito fortes, poderá ter que aplicar um primário isolador de manchas, e pintar com uma tinta plástica para interiores.

Se essas paredes e ou tectos estiverem numa zona sujeita a fumos frequentes, (chaminés, lareiras, fumadores, etc.) deverá efectuar a pintura com uma tinta que seja resistente a lavagens frequentes, ou em alternativa com um esmalte aquoso que é bastante mais resistente.

Sujidade

Deve lavar a zona sem esfregar com muita força, com uma solução de água e detergente neutro, tipo lava loiças, ou em casos mais difíceis com lixívia, pode ter que repetir a lavagem. Em casos das manchas serem muito fortes, poderá ter que aplicar um primário próprio isolador de manchas, e pintar com uma tinta plástica para interiores.

Manchas de Ferrugem nas Paredes

Manchas de ferrugem na parede acontecem, porque a areia utilizada na argamassa do reboco possui resíduos de minério de ferro, que não foram retirados após a extracção da areia.

Deve retirar todo o reboco nos locais afectados, reparar os danos com argamassa própria para paredes no interior ou exterior.

Após secagem, aplicar uma demão de primário apropriado e fazer o acabamento com duas demãos de uma tinta plástica de boa qualidade.

Primários Indicados

Marca Nome Base Cor Aspeto FT
Cin Aqua Primer Aquoso Branco Mate
Barbot Anti-Manchas Aquoso Incolor -
Dyrup Stop Manchas Aquoso Branco Mate
Sotinco Stop Manchas Aquoso Branco Mate
Tintas 2000 Anti-Manchas Aquoso Branco Mate

Ainda tem alguma dúvida?

Depois de ler o nosso artigo, se ainda ficou com alguma dúvida, consulte a nossa “Base do Conhecimento”. Nessa página encontrará resposta para as questões mais frequentes.

Base do Conhecimento

4 comentários

  1. Pedro
    Pedro
    12 Outubro, 2021 at 23:15

    Vi umas manchas de ferrugem pequenas nas juntas entre azulejos da parede da casa de banho de uma casa em que tenho interesse. Será mais provável que estas manchas sejam devido à razão apresentada neste artigo, ou devido a canalização com ferrugem no interior da parede? Obrigado pela ajuda.

    Reply
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Post Author •
      13 Outubro, 2021 at 12:26

      Viva Pedro

      Se são manchas de ferrugem parece poder ser dos tubos da canalização, no entanto também pode não ser.
      Veja estas situações:
      Se as manchas estão secas e a casa tem tido água, não deve ser dos tubos.
      Se estão húmidas e a casa tem tido água pode ser dos tubos.
      Também é importante saber se os tubos passam naquela zona.

      Sempre ao dispor,
      Tintas e Pintura

      Reply
  2. Ronaldo zini
    Ronaldo zini
    9 Fevereiro, 2020 at 23:08

    Vou pintar minha casa e tenho algumas manchas de mofo nos tetos e paredes. Algo bastante superficial. Devo sempre lavar as paredes antes de pintar? Ou poderei aplicar o primário por cima das sujidades existentes?

    Reply
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Post Author •
      10 Fevereiro, 2020 at 16:33

      Boa tarde Ronaldo,
      Se apareceu manchas de mofo, ainda que superficiais, é porque algo na sua casa o está a provocar. Algum tipo de humidade que existe que deverá tentar perceber qual é e dentro do possível tratar. Esta situação, se não for devidamente resolvida, com o tempo pode vir a piorar.
      Aconselho que lave com uma solução de água/lixívia, limpe muito bem as zonas onde existe o mofo, deixe secar e depois aplique uma tinta com boa resistência à humidade e que tenha aditivo anti-fungos/bolores na sua composição.

      Sempre ao dispor.
      Tintas e Pintura

      Reply
Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

Cores Favoritas

As minhas cores favoritas

      Ainda não adicionou nenhuma cor à sua lista de favoritos!