Líquen

Os liquens (ou fungos liquenizados) são seres vivos muito complexos que constituem uma simbiose de um organismo formado por um fungo (o micobionte) e uma alga ou cianobactéria (o f...

Líquen

Os liquens (ou fungos liquenizados) são seres vivos muito complexos que constituem uma simbiose de um organismo formado por um fungo (o micobionte) e uma alga ou cianobactéria (o fotobionte ou ficobionte).

Os líquens são divididos de acordo com algumas características, entre elas, a forma como se aderem ao substrato, o talo e os órgãos reprodutivos.

Como os líquens são associações de fungos e organismos fotossintetizantes, fica clara a dependência da fotossíntese para a sobrevivência dessa unidade biológica. Sendo assim, no que diz respeito à ecologia, os líquens apresentam bastante semelhanças com os vegetais e, diferentemente dos outros fungos, não necessitam de realizar a decomposição de matéria orgânica.

Pela necessidade de conseguirem luz para que o fotobionte realize fotossíntese, os líquens são facilmente encontrados em superfícies de troncos, rochas, muros e paredes. Eles recebem diferentes denominações de acordo com o local em que se desenvolvem: saxícolas (vivem em rochas), terrícolas (vivem sobre o solo), folícolas (vivem em folhas), muscícolas (vivem com os musgos) e cortícolas (vivem sobre as árvores).

As minhas cores favoritas