Ajudamos a Pintar Portugal Desde 2005
Problema da pintura má cobertura da tinta

Ao fim de várias demão continua-se a notar a tinta antiga

Quando nos deparamos com o problema de, mesmo após várias demãos de tinta, ainda notar-se a presença da tinta antiga, é importante identificar as possíveis causas desse inconveniente. Essa situação pode ocorrer devido a diferentes fatores, desde a falta de preparação adequada da superfície até a escolha inadequada do tipo de tinta.

A fim de auxiliar na resolução desse problema, apresentamos uma tabela com algumas possíveis causas e soluções recomendadas:

Problema: Ao fim de várias Demão continua-se a notar a tinta antiga
Causas Prováveis Possíveis Soluções
Superfície mal preparada Certifique-se de limpar, lixar e nivelar a superfície antes da aplicação da tinta. É recomendado o uso de um Primário (primer) para melhor Aderência.
Tinta antiga muito escura Caso a tinta antiga seja de uma cor escura, pode ser necessário aplicar uma camada adicional de primário antes de aplicar a nova tinta. Escolha uma tinta de Cobertura superior para melhor resultado.
Tinta antiga cores fortes Cores amareladas, avermelhadas e com pigmentos magenta. Cores preparadas com concentrados a base de Pigmentos Orgânicos (amarelo, vermelho e magenta), necessitam de um maior número de demãos. Aplique um primário com grande Opacidade, depois faça o Acabamento com a cor pretendida.
Pouca cobertura da nova tinta Opte por uma tinta de maior cobertura ou aplique uma segunda camada após a primeira secar completamente. Verifique se a nova tinta é adequada para cobrir a tinta antiga.
Acabamento inadequado Se a nova tinta apresentar um acabamento irregular, como manchas ou marcas, considere a utilização de um rolo de alta qualidade e aplique a tinta de forma uniforme, seguindo as instruções do fabricante.
Diluição em excesso da tinta Dilua a tinta seguindo as instruções do fabricante.
Número insuficiente de demãos Algumas tonalidades e produtos exigem um número maior de demãos. Se for aplicada uma quantidade de demãos insuficiente ocorrerá a baixa cobertura. Aplique mais demãos de tinta.
Falta de homogeneização da tinta Homogeneíze a tinta com uma Espátula retangular até o produto alcançar uma boa Consistência.
Superfícies muito absorventes, (Reboco novo Gesso) Se o produto já foi aplicado, serão necessárias mais demãos. Se ainda não foi aplicado, aplique previamente o primário indicado na embalagem.
Utilização de rolo inadequado Aplique a tinta com um rolo indicado para a tinta utilizada.
Pressurização incorreta Em pistolas de pintura a pressurização foi incorreta. Ajuste a pressão do ar da pistola de pintura e voltar a pintar.

É importante referir que cada situação pode ser única. Caso não consiga descobrir a origem do problema é recomendável consultar um profissional de pintura para obter soluções mais precisas e adequadas para o seu caso específico.

Este artigo foi importante para si?

ADVERTISEMENT