Massa Carapas, o que é e como se aplica

O que é a Massa Carapas?

Massa Carapas, o que é e como se aplica

A massa carapas, ou karapas, é um produto decorativa recomendada como primeira camada para proteção em decoração de paredes em interior, de grande durabilidade, e quando revestida com um acabamento adequado, apresenta resistência aos produtos químicos e à abrasão. Por todas estas características esta massa é adequada para a utilização em paredes interiores de betão, cimento e estuques, em revestimentos de lambris, corredores, caixas de escadas, quartos de banho e cozinhas, armazéns, hospitais, fábricas, refeitórios, laboratórios, etc.

Características
• Aspecto decorativo;
• Aspeto cinzento;
• Disfarça pequenas irregularidades do suporte.

Utilização
• A Massa de Carapas pode ser utilizada em paredes interiores de betão, cimento e estuques, em revestimentos de lambris, corredores, caixas de escadas, quartos de banho e cozinhas, armazéns, hospitais, fábricas, refeitórios, laboratórios, etc.

Rendimento Médio
• 1 kg/m², no entanto este valor pode variar caso a caso.

Tempo de Secagem
• Superficial – 4h;
• Repintura – 24h.

Como proceder para efetuar este trabalho
1 As paredes devem estar devidamente limpas, secas, duras e isentas de areia mal aderidas. No interior, em superfícies anteriormente pintadas, deverá com uma escova retirar o máximo de tinta velha possível. Em superfícies novas, sobre suportes friáveis, alcalinos, farinhentos ou rebocos novos, aplicar um primário de penetração. No interior, para um melhor acabamento, sobre estuque projetado ou pladur, aplicar uma demão de primário adequado.
2 Antes de utilizar agitar bem o produto até homogeneizar por completo.
3 Aplicar normalmente uma demãos de massa carapas. O número de demãos pode varias conforme a marca/produto que utilizar. Aplicar com uma escova apropriada, rolo pêlo curto anti-gota ou à trincha, em pequenas áreas, de um modo uniforme. A temperatura ambiente deverá ser superior a 5ºC.
4 Passar de imediato o rolo de borracha apropriado com o relevo pretendido. Este irá conferir à parede o desenho (relevo). A fim de se obter um desenho regular e uniforme, devem-se evitar emendas. No caso de se ter que interromper a aplicação deve ser feito aproveitando arestas ou os cantos.
4 Após secagem completa revestir com duas demãos de um esmalte ou outro acabamento apropriado.

As minhas cores favoritas