Ajudamos a Pintar Portugal Desde 2005
Glossário de termos de tintas e pintura

Alcalinas

O termo “Alcalinas” refere-se a um tipo específico de Tinta projetada para ser aplicada em superfícies alcalinas, como paredes de cimento, Betão ou Reboco fresco. Também se usa este termo para identificar paredes que são “ricas” em cal ou cimento. Existem produtos próprios (primários) que protegem as tintas de Acabamento das substâncias alcalinas presentes no Substrato, dificultando o aparecimento de eflorescências.

As tintas alcalinas são formuladas para resistir ao ambiente alcalino dessas superfícies, que geralmente possuem um PH elevado. Essas tintas contêm ingredientes especiais que proporcionam uma maior resistência química e Aderência em substratos alcalinos, evitando problemas como Eflorescência (o aparecimento de manchas brancas causadas por sais solúveis na superfície) e Descamação.

As tintas alcalinas geralmente têm uma base de silicato de potássio ou silicato de sódio, que são ligantes alcalinos. Esses ligantes reagem quimicamente com os compostos alcalinos presentes nas superfícies, formando uma ligação sólida e durável.

Além disso, as tintas alcalinas podem conter pigmentos especiais e aditivos que conferem resistência ao mofo e à Alcalinidade, além de melhorar a aderência e a Durabilidade da pintura em substratos alcalinos.

É importante destacar que as tintas alcalinas são especificamente desenvolvidas para uso em superfícies alcalinas e não devem ser aplicadas em superfícies ácidas ou neutras, pois a sua composição química pode causar problemas de aderência e desempenho.

Este artigo foi importante para si?

ADVERTISEMENT