Alquídica

Fique a saber um pouco mais sobre este termo.

Fechar Pub
Alquídica

Alquídica

As resinas alquídicas são obtidas devido à reacção que se dá entre um ácido, um álcool e um óleo secante. Como a reacção de um ácido com um álcool gera um poliéster, uma resina alquídica resulta da modificação de um poliéster com a adição de um óleo secante.

Estes produtos são indicados para preparar revestimentos decorativos e industriais, quer se trate de esmaltes, vernizes ou primários, com secagem ao ar ou forçada. A facilidade de aplicação e o excelente acabamento continuam a ser a imagem de destas resinas.

As tintas alquídicas são vendidas em 3 classes distintas: Cadeia longa, média e curta. Estes termos representam a fracção relativa do componente de óleo secante na resina. Óleos alquídicos de cadeia longa possuem um grande teor em óleo secante e são geralmente vendidos para o mercado como revestimentos de média duração. Óleos alquídicos de cadeia média, possuem menos teor em óleo secante e uma percentagem mais elevada de poliéster de elevado massa molecular. Secam mais devagar e são usados em tintas de acabamento de alto brilho para madeira. Na extremidade inferior encontram-se os óleo alquídicos de cadeia curta, onde o teor em óleo secante é muito baixo em relação ao polímero de poliéster. Este tipo de tintas tem que ser aquecidas para secarem, e são usadas para acabamento de produtos metálicos, em conjunto com resinas de amina ou formaldeído (metanal).

Os alquídicos podem ser alterados com resina fenólica, estireno, viniltolueno, monómeros acrílicos (para a secagem ser mais rápida) e poliuretanos. Através da adição de certas resinas modificantes é possível produzir alquídicos tixotrópicos para uso decorativo.

As tintas alquídicas para uso decorativo possuem óleos cozidos extras, para serem mais longos e assim mais duráveis. As resinas de óleo de cadeia curta, usadas em esmaltes para estufas são feitas de óleos saturados não secantes ou ácidos gordos.

As fontes primárias de óleos secantes para as tintas alquídicas são:

  • Linhaça;
  • Óleo de Tungue;
  • Óleo de girassol;
  • Óleo de Cártamo;
  • Óleo de Noz;
  • Óleo de Soja;
  • Óleo de Milho;
  • Óleo de Cânhamo.
Cores Favoritas

As minhas cores favoritas

      Ainda não adicionou nenhuma cor à sua lista de favoritos!