Ajudamos a Pintar Portugal Desde 2005
Glossário de termos de tintas e pintura

Alvenaria

O termo “Alvenaria” refere-se a uma superfície ou Substrato composto por tijolos, blocos de Betão, Reboco ou outros materiais de construção semelhantes, geralmente utilizados em estruturas de alvenaria, como paredes e muros.

Quando se fala em pintura de alvenaria, refere-se ao processo de aplicação de Tinta ou revestimento específico nessas superfícies com o objetivo de protegê-las, melhorar a aparência estética ou proporcionar outros benefícios, como resistência à Humidade e facilitar a limpeza.

A pintura de alvenaria é comum em edifícios residenciais, comerciais e industriais. Antes de aplicar a tinta, é importante preparar adequadamente a superfície, que pode envolver a limpeza, remoção de resíduos, reparação de fissuras e aplicação de Primário adequado.

As tintas utilizadas na pintura de alvenaria são formuladas para aderir a esse tipo de superfície, oferecer boa Cobertura, resistir a condições atmosféricas adversas e proporcionar Durabilidade. Essas tintas podem ser à base de água (aquosas) ou à base de Solvente (oleosas), dependendo das preferências e requisitos específicos.

Além da pintura, também é possível aplicar outros revestimentos em alvenaria, como revestimentos texturizados, estuques, revestimentos cerâmicos, entre outros, dependendo do efeito desejado e das características do substrato.

Este artigo foi importante para si?

ADVERTISEMENT