Ajudamos a Pintar Portugal Desde 2005
Glossário de termos de tintas e pintura

Cerdas

O termo “Cerdas” refere-se aos filamentos ou fibras que compõem os pincéis de pintura. As cerdas são as partes do pincel que entram em contato direto com a Tinta e são responsáveis pela aplicação da mesma sobre a superfície a ser pintada.

As cerdas podem ser feitas de diferentes materiais, sendo os mais comuns os pelos naturais e as fibras sintéticas. As cerdas naturais são geralmente feitas de pelos de animais, como o pelo de porco (cerdas brancas ou cerdas pretas), que é comumente usado em pincéis de pintura a óleo, ou de pelo de cavalo, que é utilizado em pincéis de pintura em aquarela.

As cerdas sintéticas, por outro lado, são produzidas a partir de fibras artificiais, como nylon, poliéster ou uma combinação desses materiais. Essas cerdas são populares em pincéis para pintura com tintas à base de água, como tintas acrílicas e látex.

A escolha das cerdas depende do tipo de tinta, da técnica de pintura e do efeito desejado. As cerdas naturais são conhecidas pela sua capacidade de reter mais tinta e proporcionar uma aplicação mais suave, enquanto as cerdas sintéticas são valorizadas pela sua Durabilidade e facilidade de limpeza.

Este artigo foi importante para si?

Outros Termos

ADVERTISEMENT