Ajudamos a Pintar Portugal Desde 2005
Glossário de termos de tintas e pintura

Cetonas

O termo “Cetonas” refere-se a um tipo de Solvente utilizado em formulações de tintas e vernizes. As cetonas são compostos orgânicos que contêm um grupo funcional de carbonila no qual o átomo de oxigénio está ligado a dois grupos alquilos.

As cetonas são solventes comumente utilizados devido às suas propriedades de solvência, evaporação controlada e miscibilidade com uma variedade de resinas. Elas podem desempenhar vários papéis nas tintas, como ajudar a dissolver ou dispersar pigmentos, promover a formação de um filme homogéneo e facilitar a aplicação da Tinta.

Existem diferentes tipos de cetonas utilizadas na indústria de tintas, sendo a acetona e a metil-etil-cetona (MEK) algumas das mais comuns. Esses solventes são geralmente utilizados em combinação com outros solventes para alcançar as propriedades desejadas na formulação da tinta, como Viscosidade, tempo de Secagem e capacidade de aplicação.

É importante ressaltar que o uso de cetonas e outros solventes na indústria de tintas e pinturas deve ser realizado com precaução. Devido às suas propriedades inflamáveis, é necessário seguir as medidas adequadas de segurança durante a manipulação e o armazenamento desses produtos químicos.

Este artigo foi importante para si?

ADVERTISEMENT