A tinta aplicada apresenta diferenças na tonalidade, porquê, e como posso resolver?

Este tipo de problema pode acontecer devido a uma série de factores, veja a tabela abaixo para tentar identificar a situação:

Causas Prováveis Possíveis Soluções
A aplicação da tinta não foi feita de forma uniforme. Lixar toda a área afectada, proceder à limpeza e voltar a pintar adequadamente.
Pintura com lotes de tintas diferentes. Não é indicado fazer uma pintura com tintas de lotes diferentes. Será necessária a aplicação de uma demão geral.
Falta de homogeneização da tinta. Isto ocorre devido à homogeneização incorrecta da tinta através da utilização de ferramentas cilíndricas, por exemplo chaves de fendas. Homogeneizar o produto com espátula rectangular, antes e constantemente durante a pintura. Não aplicar a tinta muito tempo após a homogeneização. Se o produto já foi aplicado e apresenta diferenças, será necessário aplicar mais uma demão geral.
Devido ao recorte. Recortes efectuados com produtos de embalagem de lotes diferentes. Recorte após secagem da tinta. Diluição em excesso da tinta utilizada para o recorte. Efectuar o recorte antes da aplicação da tinta em toda a parede, e com o produto da mesma embalagem. Recortar e preencher parede por parede. Se já ocorreu a diferença, será necessário aplicar uma demão geral.
Devido à absorção. Paredes com absorção diferente podem causar esta diferença de tonalidade. Aplicação de uma demão geral onde seja necessário nivelar as tonalidades.
Produto ainda húmido. Comparar a cor com o produto ainda em processo de secagem. Aguardar a secagem da tinta, no mínimo por 24 horas, para realizar a comparação.
Iluminação artificial do ambiente. A iluminação utilizada pode influenciar na tonalidade final do produto. Algumas lâmpadas são amareladas (dicróicas, halogenas, incandescentes), outras apresentam cores opacas (vapor metálico) e ainda há lâmpadas que podem tornar o ambiente avermelhado (mercúrio). Não há problema com o produto aplicado, portanto a solução é a troca do tipo de iluminação existente.

As minhas cores favoritas