Ajudamos a Pintar Portugal Desde 2005
Glossário de termos de tintas e pintura

Substrato

O termo “Substrato” refere-se à superfície ou material sobre o qual a Tinta é aplicada. Em outras palavras, o substrato é a base que recebe a camada de tinta. Pode ser qualquer superfície sólida, como paredes, madeira, metal, plástico, vidro, entre outros materiais.

O conhecimento sobre o substrato é essencial para o processo de pintura, pois diferentes superfícies requerem preparações específicas e podem influenciar no desempenho e na Durabilidade da tinta. O substrato pode apresentar características como porosidade, Textura, Absorção, PH, Aderência, entre outras, que podem afetar a adesão e o Acabamento da tinta.

Antes da aplicação da tinta, é importante preparar adequadamente o substrato, realizando etapas como limpeza, remoção de sujeiras, lixamento, aplicação de primers e selantes, dependendo das necessidades da superfície em questão. A preparação adequada do substrato contribui para uma melhor aderência da tinta, evita problemas futuros, como Descamação ou descolamento da pintura, e proporciona um acabamento de qualidade.

Este artigo foi importante para si?

ADVERTISEMENT