Cores

Sobre Cores NCS – Natural Colour System®©

Quando se pretende comprar uma tinta com uma determinada cor, normalmente escolhe-se essa cor através de um catálogo de cores. Estes catálogos de cores podem ser das marcas que des...

Cores NCS

Sobre Cores NCS – Natural Colour System®©

Quando se pretende comprar uma tinta com uma determinada cor, normalmente escolhe-se essa cor através de um catálogo de cores. Estes catálogos de cores podem ser das marcas que desenvolvem as suas próprias cores, ou em alternativa de catálogos de cores universais, como é o caso do catálogo de cores NCS, este catálogo é o mais comum na indústria das tintas decorativas em Portugal.

CORES NCS

Este catálogo pelo facto de disponibilizar uma grande variedade de cores, possibilita a quem precisa de escolher as cores para pintar a sua casa um enorme leque de opções, onde apenas a imaginação será o limite.
NCS – Natural Colour System

  • Conhecendo melhor este sistema
  • Sigla: Significa “Natural Color System”;
  • Cores: O catálogo geral NCS contém 1950 cores;
  • Código: Os códigos das cores são sempre compostos por 4 dígitos seguidos de um código alfanumérico, que pode ter entre 1 e 4 caracteres;

Assim;

Os 4 dígitos dizem respeito à percentagem de escuridão e saturação, enquanto que o código alfanumérico é baseado nos pares que compõem as 6 cores elementares: Branco, Preto, Amarelo, Vermelho, Azul, Verde, (White, Black, Yellow, Red, Blue, Green).
 
Este código alfanumérico está relacionado com a semelhança destas 6 cores elementares.

Vejamos então alguns exemplos;
NCS – Natural Colour System

  • NCS S 1050-Y90R
  • Na cor NCS S 1050-Y90R, a escuridão é 10% (s) e cromaticidade (c) 50%, O Y90R indica a percentagem de semelhança em cor das duas cores primárias, neste caso, 10% Amarelo (Yellow) + 90% Vermelho (Red).
  • NCS S 4055-R70B
  • Na cor NCS S 4055-R70B (= 40% escuridão, 55% cromaticidade, 30% Vermelho (Red) + 70% Azul (Blue).

 
As cores cinzentas são isentas de saturação e recebem somente notações seguidas por N de neutro.
 
Exemplos:

  • NCS S 0300-N
  • Cinza Branco – NCS S 0300-N = 3% escuridão (black);
  • NCS S 9000-N
  • Cinza Preto – NCS S 9000-N = 90% escuridão (black);

Curiosidade

As cores da bandeira da Suécia foram oficialmente estabelecidas em 1979, sendo a cor NCS S 0580-Y10R para o tom de amarelo, e NCS S 4050-R90B para o tom azul. Também outros países tem as suas bandeiras com cores NCS, como é o caso da Noruega, desde 1979 e a Espanha desde 1994.

NCS – Natural Colour System

Contactos da Empresa NCS

cores catálogo NCS

Cores NCS

Sabia que se desejar comprar uma tinta numa cor NCS, apenas precisa de levar o código dessa cor a uma loja de tintas e poderá obtê-la em poucos minutos?

O sistema de cores NCS, é um dos sistemas de cores mais utilizado no mundo, no que diz respeito à indústria das tintas decorativas

Pela sua grande variedade de cores e tons, possibilita uma escolha muito vasta por parte dos clientes onde a imaginação é o limite.

Ver as Cores NCS

Tem alguma dúvida?

Na nossa base do conhecimento poderá encontrar resposta para as questões mais frequentes.

Ver Base do Conhecimento

Mensagem: 1

Deixe a Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

As minhas cores favoritas