Dicas

Humidade na Construção – Causas e Soluções

A humidade é um dos piores fatores que pode existir numa habitação, não só provoca estragos de vários tipos, como ainda reduz o conforto, de quem vive nestas. Um dos tipos de humid...

humidade causada pela chuva

Humidade na Construção – Causas e Soluções

A humidade é um dos piores fatores que pode existir numa habitação, não só provoca estragos de vários tipos, como ainda reduz o conforto, de quem vive nestas. Um dos tipos de humidade que pode afetar a sua casa é a causada por condensação. Neste quarto artigo sobre a humidade vamos abordar este problema.
A humidade, quando não tratada rapidamente, deteriora as paredes e a pintura, além disso, desenvolvem-se bactérias e bolor que são prejudiciais à saúde das pessoas e causadoras de várias doenças.

A humidade que existe numa casa pode ter essencialmente cinco causas, são estas:

  1. Humidade Ascendente;
  2. Humidade Causada pela Chuva;
  3. Humidade Originada por Fugas na Canalização;
  4. Humidade por Condensação;
  5. Humidade na Construção.

Como Diagnosticar e Solucionar a Humidade

O passo principal para se resolver um problema de humidade é perceber-se a origem dessa humidade, só se sabendo o que está a causar o aparecimento desta, é que se pode saber o que fazer para o resolver de uma forma eficaz.
 
A existência da humidade pode ser desencadeada por vários fatores, como vimos em cima. Esta também pode apresentar aspetos diferentes ou afetar diferentes zonas da casa. Neste artigo pode ficar a saber um pouco mais sobre a humidade na construção.

humidade paredes

HUMIDADE NA CONSTRUÇÃO

Quando se constrói uma casa, ou mesmo numa renovação, alguns dos materiais usados podem conter humidade, pelo que, será conveniente aguardar, conforme o caso, o local e a altura do ano, o tempo necessário antes de pintar as paredes. Aconselhamos que deixe o estuque a descoberto durante algum tempo, evitando pintá-lo ou cobri-lo com papel de parede. A habitação deve ser arejada e se possível apanhar sol. Quando existe bastante humidade, onde se formem bolores, aconselha-se o uso de aparelhos desumidificadores, muito eficazes neste tipo de situação.

Armários, Roupeiros, Gavetas, etc.

Em locais pequenos, como armários, roupeiros, ou pequenas divisões, o uso de absorventes de humidade (reservatórios com cristais de cloreto de cálcio, que absorvem a humidade).

Caves ou Garagens

A humidade pode apresentar-se sob a forma de paredes molhadas, podendo originar manchas de salitre. As causas poderão ser várias, como fissuras ou corrosão das armações do betão, ou ainda a pressão da água ser excessiva para a resistência das paredes. Neste caso proceda conforme abaixo indicamos.

Pelo Exterior

Para solucionar este problema poderá escavar o solo, junto à parede com problemas, até ao nível das fundações. Proceda ao isolamento das paredes com uma argamassa betuminosa ou pintura betuminosa tipo esta ou esta.

Pelo Interior

Se não for possível efetuar o tratamento pelo exterior (é sempre o mais eficaz), poderá aplicar uma argamassa de impermeabilização pelo interior, tipo esta. Existem vários tipos de argamassas, conforme a gravidade da situação, assim, deverá escolher a mais indicada.

Deve proceder à aplicação do produto, conforme o indicado pelo fabricante, leia sempre as instruções e siga as indicações fornecidas.

De um modo geral, esse trabalho será efetuado da seguinte forma:

  • Limpe convenientemente a parede, com água e amoníaco, por exemplo.
  • Retire todas as zonas soltas da parede, com uma espátula ou escova.
  • De modo a se tornar mais aderente, pulverize a parede com água e aplique argamassa anti-humidade, ou hidrófuga.
  • Primeiramente comece pelas juntas, fendas e fissuras.
  • Após ter secado esta primeira aplicação, passe outra camada.
  • Finalmente pinte as paredes com uma tinta que deixe respirar as paredes, ou cole um revestimento cerâmico a seu gosto.

Ainda tem alguma dúvida?

Depois de ler o nosso artigo, se ainda ficou com alguma dúvida, consulte a nossa “Base do Conhecimento”. Nessa página encontrará resposta para as questões mais frequentes.

Base do Conhecimento

2 comentários

  1. gil anthony
    gil anthony
    27 Julho, 2016 at 18:39

    ola tenho varias dicas e tecnicas de aplicação e gostaria de compatilhar.

    Reply
Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

Cores Favoritas

As minhas cores favoritas

      Ainda não adicionou nenhuma cor à sua lista de favoritos!