Produtos

Tinta efeito ardósia, uma tela na sua casa

Pintar uma parede, uma porta, um móvel, entre muitas outras possibilidades que a tinta de efeito ardósia permite, pode ser uma forma divertida e interessante de inserir um pouco de...

pintar com tinta efeito ardósia

Tinta efeito ardósia, uma tela na sua casa

Pintar uma parede, uma porta, um móvel, entre muitas outras possibilidades que a tinta de efeito ardósia permite, pode ser uma forma divertida e interessante de inserir um pouco de criatividade nas vossas habitações.

A tinta ardósia foi desenvolvida para permitir transformar uma área de uma habitação numa tela, onde os miúdos, e não só, possam dar asas à sua imaginação, e criarem as suas obras de arte. As possibilidades onde se pode usar este tipo de tinta são tantas, que com um pouco de inspiração e algum trabalho pode-se obter resultados verdadeiramente fantásticos.

Neste artigo vou mostrar-vos algumas ideias, de modo a vos inspirar, para que possam experimentar aí nas vossas casas, escritórios, ou outros lugares esta possibilidade decorativa e ao mesmo tempo funcional.

As superfícies pintadas com este tipo de tinta permitem que se possa desenhar e escreva com um pau de giz normal, como se estivéssemos a escrever num quadro, como os que existiam, e ainda existem nalgumas escolas, sem que fiquem riscadas para sempre. A limpeza é super fácil, e num instante ficam preparadas para um novo rasgo de imaginação.

Atualmente a tinta ardósia já existe em várias cores, embora nem todas as marcas o disponibilizem. A cor mais usada continua a ser o preto, no entanto, recorrendo a outras cores, e até à mistura de cores, as possibilidades ainda são maiores, por isso, quando efectuar a sua experiência não se deixe ficar apenas pela cor tradicional e experimente conjugar dois ou mais tons. Mais abaixo poderão ficar a saber quais são as principais marcas que comercializam este tipo de tintas, assim como as cores disponíveis.

Ideias Para Se Inspirar

Como Aplicar

APLICAÇÃO EM PAREDES
Situação Como Proceder
Geral
  • As superfícies devem ser preparadas convenientemente antes da aplicação da tinta ardósia. É muito importante que proceda de acordo com a superfície que se vai pintar, quer seja uma parede, um móvel de madeira, etc. A preparação deverá ser efectuada através da aplicação de um primário que seja adequado ao suporte e o estado em que este se encontrar.
  • Todos os suportes deverão apresentar-se secos, firmes, isentos de gorduras, poeiras e outros contaminantes.
Suportes Novos
  • Sobre suportes friáveis ou pulverulentos: Após escovagem e limpeza, aplicar uma demão de Primário Selante e Aglutinador tipo; Cinolite 54-850, após secagem aplicar duas demãos de tinta ardósia.
  • Sobre suportes alcalinos: Aplicar uma demão de Primário Isolante tipo; Cinolite HP 10-850, após secagem aplicar duas demãos de tinta ardósia.
  • Sobre gesso cartonado e estuque projectado: Aplicar uma demão de um Primário que uniforme a absorção tipo; EP/GC 300 10-600, após secagem aplicar duas demãos de tinta ardósia.
Suportes Anteriormente Pintados
  • Escovar para remover a tinta velha não aderente, refazer zonas danificadas com massa para paredes interiores tipo; Hantek, e após isso proceder como para suportes novos.
  • Se a tinta anterior apresentar farinação, aplicar uma demão de Primário Selante e Aglutinador tipo; Cinolite Incolor 54-852, e após isso proceder como para suportes novos.
Suportes com Fungos
  • Limpar a parede com uma solução de água com lixívia, ou tratar com um produto descontaminante tipo; Artibiose Plus. Após isso proceder conforme o tipo de parede.
Suportes com Manchas SECAS de Humidade, Nicotina, Fumo de Lareira ou de Incêndio
  • Escovar muito bem toda a área afectada, retirar todas as partes soltas e reparar se necessário com massa apropriada, aplicar uma demão de um Primário Isolante de Manchas tipo; Aqua Primer, após secagem aplicar duas demãos de tinta ardósia.
  • INFORMAÇÕES UTEIS
  • Se pretender renovar o efeito ardósia, deve lixar ligeiramente a área e voltar a aplicar uma a duas demãos de tinta (é importante que seja a mesma);
  • O efeito ardósia só é obtido após a secagem completa do produto, o que pode demorar cerca de 7 dias (conforme a marca);
  • Não devem ser utilizadas marcadores de “giz líquido” pois podem danificar a película da tinta.
Produtos No Mercado
Marca Nome Base Cores Aspeto
CIN Efeito Ardósia Aquosa Preto Mate
Barbot Ardósia Aquosa Preto Mate
Robbialac Ardósia Aquosa Preto e cores fortes Mate
Xylazel Aire Sano Infantil Aquosa Branco Coco, Fúcsia Framboesa, Azul Mirtilo, Verde Pêra, Rosa Morango, Creme Pêssego, Laranja Abóbora, Lilás Amora, Azul Ameixa, Preto Uva, Verde Azeitona Mate
Les Decoratives Pintura Efeito Quadro Aquosa Preto, Branco, Laranja, Turquesa, Fúchsia, Verde Mate

Ainda tem alguma dúvida?

Depois de ler o nosso artigo, se ainda ficou com alguma dúvida, consulte a nossa “Base do Conhecimento”. Nessa página encontrará resposta para as questões mais frequentes.

Base do Conhecimento

1 comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

Cores Favoritas

As minhas cores favoritas

      Ainda não adicionou nenhuma cor à sua lista de favoritos!