Notícias

CIN – Protective Coatings faz forte investimento

A CIN – Protective Coatings faz forte investimento na certificação de produtos e esquemas de pintura. A divisão Protective Coatings é uma das principais áreas de negócio do g...

Noticias Cin

CIN – Protective Coatings faz forte investimento

A CIN – Protective Coatings faz forte investimento na certificação de produtos e esquemas de pintura.

A divisão Protective Coatings é uma das principais áreas de negócio do grupo CIN. A atuar principalmente nos setores da petroquímica, infraestruturas, energia e construção metálica; está presente em algumas das mais prestigiadas e emblemáticas obras realizadas na Península Ibérica, Europa, África e América Latina.

A inovadora tecnologia usada na formulação destas tintas faz da CIN um grupo extremamente competitivo, que se revela nas reconhecidas características dos produtos que comercializa.

Os revestimentos de alto desempenho CIN são hoje utilizados em todo o mundo para proteger estruturas e equipamentos em aço quando expostos às mais severas condições ambientais, que vão desde o ambiente marítimo e químico, até aos ambientes urbano e rural. CIN Protective Coatings tem vindo a desenvolver as melhores soluções tecnológicas na elaboração de esquemas de pintura eficazes, de forma a combinar proteção anticorrosiva, durabilidade e acabamento estético.

Esta unidade de negócio tem investido fortemente na Certificação de Produtos e Esquemas segundo as mais recentes normas de ensaio europeias e internacionais. Estas certificações assentam em várias normas das quais se destacam algumas consideravelmente relevantes:
CIN - Protective Coatings
Proteção anticorrosiva de estruturas metálicas

A norma EN ISO 12944 é hoje uma referência mundial na definição de esquemas de pintura para proteção anticorrosiva de estruturas de aço, razão pela qual a CIN a usa na investigação e elaboração dos seus esquemas de proteção anticorrosiva e destina-se a orientar engenheiros, prescritores, empreiteiros e todos os especialistas nesta área, na especificação de esquemas de proteção anticorrosiva para estruturas de aço.

Esta norma é composta por várias partes:

EN ISO 12944-1: Introdução geral

EN ISO 12944-2: Classificação de ambientes

EN ISO 12944-3: Considerações sobre desenho

EN ISO 12944-4: Tipos de superfície e sua preparação

EN ISO 12944-5: Sistemas de pintura

EN ISO 12944-6: Métodos de ensaio laboratoriais

EN ISO 12944-7: Execução e supervisão dos trabalhos de pintura

EN ISO 12944-8: Especificações para manutenção e nova construção

A EN ISO 12944-6 avalia o desempenho de esquemas de pintura para proteção anticorrosiva do aço para várias durabilidades e ambientes de agressividade, sendo que a CIN dispõe de vários esquemas certificados para durabilidade alta.

Como complemento a esta norma, existem outras mais específicas para proteção anticorrosiva, como é o caso da norma EN 10289, que avalia os revestimentos epoxi na proteção de tubagens e equipamentos enterrados e a norma EN 12285-1, que define os requisitos dos revestimentos na proteção de tanques de aço enterrados.

Proteção passiva ao fogo de estruturas metálicas e madeira

A norma ENV 13381-8 avalia a resistência ao fogo de estruturas metálicas protegidas com tinta intumescente e a norma EN 13501-1 classifica os revestimentos usados na construção quanto à reação ao fogo.

Proteção de estruturas de betão armado

A norma EN 1504-2 avalia a performance dos produtos e sistemas na proteção e reparação de estruturas de betão.

Revestimento de interiores de tanques de aço e betão

A CIN dispõe de vários produtos certificados para revestimento de interior de tanques, seja para armazenamento de produtos petrolíferos e químicos, seja para o armazenamento de produtos alimentares.

Os revestimentos de interiores de tanques para armazenamento de produtos alimentares têm que passar nos exigentes ensaios de migrações globais e específicas e nos ensaios organoléticos, exigidos segundo o mais recente Regulamento Europeu (EU)* nº. 10/2011 de 14 de janeiro, que estabelece normas específicas a aplicar na utilização em segurança de materiais e objetos que estarão em contacto com os géneros alimentícios.

A gama Protective Coatings é aplicada nas mais variadas áreas de mercado, como é o caso das energias renováveis, das indústrias petrolíferas e petroquímicas ou da indústria alimentar, entre outras.
Protective Coatings

ENERGIA

Térmica

Nas tradicionais centrais a carvão e fuel/gasóleo ou nas tecnologicamente mais evoluídas centrais a gás natural de ciclo combinado, o ambiente é naturalmente muito agressivo, exigindo a aplicação de esquemas de pintura com uma proteção corrosiva muito eficiente. A CIN tem participado em muitos dos principais projetos deste segmento, disponibilizando produtos que se têm revelado eficazes ao longo do tempo.

Hídrica

A gama CIN Protective Coatings é especialmente indicada para a proteção de pavimentos, paredes ou equipamentos (comportas, tubagens ou grupos geradores) de centrais hidroelétricas, em situações de obra nova ou de manutenção.

Eólica

Devido à dificuldade de manutenção dos equipamentos eólicos, os esquemas de pintura devem conferir-lhes uma durabilidade elevada, mesmo quando expostos a climas agressivos ou à erosão. A CIN é fornecedora habitual de alguns dos maiores fabricantes mundiais de energia eólica.

Novas energias

Atenta à crescente procura de energias alternativas, a CIN está na primeira linha de resposta a esta tendência. Ainda que muitas destas novas energias estejam ainda em fase embrionária, a CIN já disponibiliza produtos com grande durabilidade que lhes são especificamente adequados.

EDIFÍCIOS

A construção e manutenção de grandes edifícios requer especiais cuidados no que diz respeito à proteção anticorrosiva, proteção passiva contra o fogo ou proteção de betão. A gama CIN Protective Coatings responde a todas estas situações, tendo sempre como objetivo a salvaguarda da estética dos edifícios, sejam eles aeroportos, estações de comboio, museus, hotéis, centros comerciais, piscinas, estádios ou armazéns.

PONTES E TÚNEIS

Por questões de segurança, as pontes e túneis são infraestruturas com necessidades especiais de proteção e pintura. A CIN tem tido o privilégio de ser o fornecedor escolhido para inúmeros projetos deste tipo, uma opção que se deve à qualidade e evolução técnica das suas soluções e ao acompanhamento das obras que efetua.

ÁGUAS

O mercado das águas de consumo ou residuais (provenientes de ETAs e ETARs) encontra na gama CIN Protective Coatings um conjunto de produtos devidamente aprovados e indicados para as suas exigências.

INDÚSTRIAS

O ambiente industrial, especialmente agressivo, constitui um dos maiores desafios em termos de proteção anticorrosiva de estruturas metálicas ou de betão. Os produtos CIN Protective Coatings são uma excelente proteção para ataques químicos, altas temperaturas e abrasão, entre outros.

FOGO

As tintas de proteção passiva contra o fogo têm como função vital garantir a segurança de vidas humanas e evitar potenciais consequências desastrosas no decurso de incêndios. A CIN Protective Coatings dispõe de uma gama completa de produtos com este fim, permitindo a proteção de estruturas metálicas, madeiras e pavimentos.

TANK LINING

A CIN tem uma larga experiência no fornecimento de revestimentos para armazenamento e transporte da indústria petroquímica, energética e alimentar. Na sua gama de produtos, encontram-se soluções adequadas para tanques petrolíferos (crude, gasolinas, gasóleo, biodiesel, solventes) e depósitos de produtos alimentares (vinhos, óleos, azeites e cereais).

PAVIMENTOS

Para locais nos quais são exigidos pavimentos com acabamento lavável e de elevada resistência mecânica ao desgaste e tráfego intenso, tais como laboratórios, hospitais, armazéns, garagens e estabelecimentos comerciais, a CIN desenvolveu uma linha própria de produtos adequados para estas condições.

PRODUTOS

Um dos fundamentos para o sucesso da gama Protective Coatings prende-se com a contínua política de liderança e inovação. Neste sentido, apostamos na investigação e desenvolvimento de novos produtos, prevendo as necessidades futuras dos nossos clientes e procurando estar sempre um passo à frente.

A gama de produtos é composta por diferentes soluções: C-Floor, C-Therm; produtos heavy-duty para a proteção de estruturas na indústria química e petroquímica, pontes, túneis, tanques e tubagens, barragens e estruturas de edifícios – C-Cryl, C-Pox, C-Pox TL, Cincoat, C-Thane, Silicofer, Cingard – e outros produtos para situações específicas.

Fernando Ramos, Protective Coatings Marketing Manager da CIN

Fonte: Pontos de Vista

Ainda tem alguma dúvida?

Depois de ler o nosso artigo, se ainda ficou com alguma dúvida, consulte a nossa “Base do Conhecimento”. Nessa página encontrará resposta para as questões mais frequentes.

Base do Conhecimento
Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

Cores Favoritas

As minhas cores favoritas

      Ainda não adicionou nenhuma cor à sua lista de favoritos!