Ajudamos a Pintar Portugal Desde 2005
Cores

Como escolher a cor + certa

A escolha de uma cor é sempre uma questão muito pessoal, seja para pintar um quarto, uma peça ou outra superfície. Quando precisar de escolher uma cor para pintar uma determinada área deve levar em co...

ESCOLHER A COR CERTA, DICAS E CONSELHOS
35

A escolha de uma cor é sempre uma questão muito pessoal, seja para pintar um quarto, uma peça ou outra superfície. Quando precisar de escolher uma cor para pintar uma determinada área deve levar em consideração alguns aspetos.
pintar-3

As Cores

Se olharmos ao nosso redor, vemos um mundo cheio de cor, estas transmitem-nos um mundo repleto de vida, animação, calor e sentimento. Dentro das quatro paredes na nossa habitação queremos desfrutar dessas sensações, com o mesmo à vontade com que abrimos a porta do nosso lar e respiramos ar puro!

O mar de cores e tonalidades que nos são oferecidas pelas avançadas técnicas de mistura de tintas, permitem-nos, hoje em dia, pintar com uma boa dose de fantasia, alegria e imaginação.
pintar riscas 16

No Interior

As cores dos interiores têm que ser vistas de dentro das divisões para fora.

Isto significa que deverá visualizar as cores na divisão e depois olhar para fora dessa mesma divisão para todas as outras divisões, para encontrar uma combinação coerente da cor.

Selecione os seus ‘objetos preferidos’ dessa divisão e depois escolha as cores que melhor combinem, harmonizando as tonalidades.

As cores podem alterar a dimensão e as formas da divisão.

Cores claras nas paredes e/ou nos tetos tornam as divisões maiores ao passo que as cores escuras as tornam mais pequenas. A intensidade da cor aumenta em função da dimensão da área a ser pintada.

Cor e luz

Avalie a cor escolhida através da luz mais frequentemente utilizada. Observe a cor, à luz que normalmente utiliza numa determinada divisão (luz do dia, luz florescente, luz de halogéneo e luz néon). Não se esqueça de que pode haver diferenças no efeito da cor que escolheu em função da estação do ano (Primavera, Verão, Outono e Inverno), se as janelas estiverem viradas a norte ou a sul e também conforme a hora do dia.
Cores Horas do Dia

Dica

Ao escolher as cores para o seu projeto de pintura, leve em consideração o ambiente e o clima que deseja criar. Cores quentes, como vermelho e laranja, proporcionam uma sensação de calor, enquanto cores frias, como azul e verde, transmitem uma atmosfera mais calma e relaxante.

Cor Quente ou Fria?

O facto de se tratar de uma cor quente ou fria é muito importante. Antes de escolher, decida se prefere uma sensação quente, fria ou, por exemplo, clássica, relaxante, contemporânea ou campestre nessa divisão.
  
Escolher uma cor a partir de um pequeno retângulo de papel pode não ser suficiente para obter o aspeto final que deseja para a divisão.

Não baseie a sua escolha num pequeno retângulo de papel da cor. A melhor opção será comprar uma pequena amostra líquida da cor, aplicá-la sobre a superfície, e poderá julgar o efeito real que esta cor específica irá criar.
 
Seja arrojado e conservador ao mesmo tempo quando resolver mudar a cor, mas não irresponsável. Tire partido do resultado já que mudar uma cor numa divisão dá muito prazer e satisfação.
exterior-amarelo

No Exterior

Mudar as cores exteriores tais como as interiores é sempre uma questão muito pessoal.
 
Numa pintura de exterior, há que ter em conta muitas influências: as cores da natureza em volta da casa, outros materiais de construção, as cores das casas dos vizinhos, etc. De qualquer maneira, a escolha final deve ser sua e da sua família, pois são vocês que vão viver na casa e é fundamental que se sintam bem com a cor que escolherem.

O ambiente que rodeia a sua casa

A natureza que nos rodeia é verde e, assim, pode ser uma escolha óbvia para pintar a sua casa. Amarelo é uma cor ‘segura’, uma vez que a maior parte das tonalidades de amarelo se harmonizam com os verdes da natureza.
 
Preste atenção ao facto de que ao escolher uma cor num catálogo de cores ou num pequeno retângulo colorido, na realidade ao aplicar a cor escolhida ela vai parecer um pouco mais clara.
  
Tenha atenção em especial aos tons de azul e verde. Estes podem surpreender e parecerem muito brilhantes devido à reflexão. Por isso, selecione um tom mais acinzentado e mais escuro do que a sua escolha inicial.
 
Tonalidade da cor em construções de madeira.
 
Utilize o mesmo tom da cor para fachadas em construções de madeira que estejam à vista. Isto se pretender uma impressão total, global, e se não quiser fazer realçar determinadas partes da casa.
Cores Complementares
Escolha cores complementares com o mesmo tom, sombra ou tonalidade (acrescentando cinzento, preto ou branco). Isto se pretender realçar partes específicas do edifício (relevos, janelas).

Quando escolher uma cor para um ambiente no exterior, escolha sempre um tom acima (mais fechado), daquele que deseja obter. A luz do sol que incide sobre as superfícies externas é total e por isso abre as tonalidades.

Seja arrojado e conservador ao mesmo tempo quando resolver mudar a cor, mas não irresponsável.

Desfrute do resultado e do prestígio de ter uma nova cor na sua ‘maravilhosa’ casa.
Escolher Cores

Como Dimensionar o Espaço

  • Para destacar objetos específicos: Pinte a parede de fundo com uma cor que faça contraste com estes;
  • Para esconder objetos específicos: Pinte a parede de fundo num tom que se assemelhe ao do objeto a ser escondido;
  • Para rebaixar o teto: Basta pintar o teto em tons mais escuros do que as paredes;
  • Para elevar o teto: Aplique no teto cores mais claras do que as usadas nas paredes;
  • Para alargar corredores: As extremidades dos corredores e o teto devem ser pintados com cor mais escura do que as das paredes;
  • Para alongar paredes: Aplique tom claro na parte de cima da parede e pinte a parte de baixo com tom mais escuro;
  • Para encurtar ambientes: Num ambiente retangular aplique uma cor mais escura nas paredes menores.

Escolher Cores

Feng Shui na Pintura

O Feng Shui é uma ciência natural, nascida na China há mais de 5 mil anos. O intuito é estudar as pessoas, os ambientes e as suas infinitas relações. O Feng Shui é um modelo do universo e das diversas forças que existem. Em alternativa pode usar este método para escolher as cores mais adequadas para a sua casa.

A proposta do Feng Shui é possibilitar o alcance dos objetivos com o menor desgaste de energia. Você pode torná-la favorável através da disposição dos objetos e das cores que rodeiam os ambientes onde vive. Esta energia pode ser a sua saúde, a redução do stress no ambiente de trabalho e o aumento da qualidade de vida. O Feng Shui está presente nas nossas vidas.

Dica

Brinque com as tonalidades das cores para adicionar profundidade e dimensão às suas pinturas. Ao utilizar diferentes graus de intensidade e saturação, pode criar efeitos de luz e sombra impressionantes.

Este artigo foi importante para si?

A Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

ADVERTISEMENT