Como Escolher uma Cor
Vai pintar a sua casa e não sabe como escolher as cores? Não desespere, esse é um problema muito comum. Para facilitar essa tarefa, comece por fazer um simples...

Vai pintar a sua casa e não sabe como escolher as cores? Não desespere, esse é um problema muito comum.
Para facilitar essa tarefa, comece por fazer um simples exercício. Responda às questões que abaixo indicamos, isto irá filtrar algumas opções e, aos poucos, irá ver que a solução acabará por surgir.
Não se esqueça que cores ideais para todos não existem, ou seja, as cores ideais para nós podem não ser para outra pessoa, por isso, se o espaço que quer pintar é para si, deve ter sempre a última palavra em relação às cores escolhidas.
Já pensou em pintar uma sala ou um quarto com as cores da moda, as mais em voga, mas que você não gosta muito ou mesmo nada, como é que vai conseguir viver dias, meses ou até anos entre essas cores?
A resposta é que não vai conseguir, porque não se vai sentir bem, e por isso, o mais natural é que passado pouco tempo esteja a pintar tudo outra vez com outras cores.
Por isso, para evitar esta situação deve refletir muito bem antes de avançar com a escolha das cores para pintar a sua casa, quer seja a casa toda, apenas uma parede ou um móvel.
Dica
Faça as seguintes perguntas a si próprio/a
Quais são as minhas cores preferidas?
Todos nós temos preferências, e por isso gostamos mais de umas cores do que de outras. Normalmente as que mais gostamos têm a ver com a nossa personalidade e a nossa maneira de estar. Assim, quando escolhemos cores para a casa, queremos que elas reflitam o nosso gosto e a forma como vivemos.
Qual a utilização que tem o espaço que desejo pintar?
Sabemos que as cores influenciam as nossas emoções, existindo cores que nos transmitem mais energia e outras que nos fazem relaxar. Por isso, é também importante perceber o uso que vai dar ao espaço que vai pintar. Pode gostar muito do vermelho, mas se utilizar numa divisão pequena onde passa muito do seu tempo, esta cor pode tornar-se cansativa.
Ao decorar cada divisão da sua casa deverá considerar o fim a que esta se destina e o ambiente que nele deseja criar. Por exemplo, o hall de entrada dita a primeira impressão que as visitas têm da sua casa.
Se a sua sala de estar for essencialmente um lugar de repouso, poderá optar por cores sóbrias, mas se preferir torná-la um local de entretenimento, deverá usar cores mais estimulantes. As cozinhas têm normalmente um ambiente quente que poderá ser atenuado usando superfícies brancas, combinadas com tons frescos.
Ao contrário, as casas de banho parecem frias mas poderá dar-lhes um ambiente mais aconchegante usando tons quentes.
Os quartos são divisões muito pessoais, onde o gosto de quem os habita deve predominar.
O espaço tem muita luz natural? Ou tenho que recorre à luz artificial?
Ao escolher a cor de uma tinta deverá ter em conta a sua reação a diferentes tipos de iluminação, pois qualquer alteração ao nível ou qualidade da iluminação de uma divisão da casa alterará a nossa perceção das cores usadas – uma cor escolhida à luz do dia pode parecer-lhe diferente quando está sob luz artificial, seja ela incandescente, fluorescente, halogéneo ou led.
O importante é fazer sempre o teste da(s) cor(es) que escolheu com uma pequena amostra de cor (+- 50cm x 50cm), em diferentes áreas da superfície, de modo a testar o seu comportamento face à intensidade de diferentes tipos de iluminação.
Qual é a forma geométrica da divisão?
Espaços pequenos beneficiam com as cores claras e frias como os azuis e os verdes, que fazem recuar as paredes criando uma sensação de largura. Inversamente, as cores fortes e quentes, como o vermelho e o laranja, fazem avançar os limites da sala, criando uma sensação de aproximação e envolvência, ideal para espaços grandes e frios. Ainda de acordo com esta lógica, pode alargar um corredor ou um quarto estreito pintando as paredes de fundo com uma cor quente e as laterais com uma cor mais clara. Assim, as paredes vão parecer mais afastadas, ao mesmo tempo que o compartimento irá parecer mais curto.
Saiba como dimensionar espaços, no seguinte artigo: Dimensionar Espaço
O espaço está virado a norte, sul, este ou oeste?
Tenha em atenção ao tipo de orientação da divisão da casa que pretende decorar, dado que espaços voltados a Norte, por serem mais sombrios, pedem cores quentes; da mesma forma, os espaços virados a Sul e, portanto, mais beneficiados com a luz do sol, podem ser compensados com tons frios.
O meu objetivo é ter um espaço acolhedor ou amplo/aberto?
Se pretender um espaço mais amplo opte por cores neutras, como os brancos, os cremes e beges ou outras cores de tonalidade clara. Já os tons quentes conferem aos espaços um clima mais acolhedor.
Após responder e reflectir sobre as resposta que deu às questões anteriores, terá chegado a algumas conclusões, terá pensado em alguns tons e colocado de parte outros, por isso e possivelmente já terá uma ideia mais concreta da cor ou cores com que deseja pintar a área.
Depois desta reflexão poderá simular as suas ideias em simuladores de pintura de ambientes. Se o deseja fazer agora, clique no botão abaixo.
Comentários