Madeiras

Como Pintar Portas de Madeira Exteriores

Se está à procura de maneiras simples de embelezar a frente da sua casa e ao mesmo tempo protegê-la, pintar a porta da frente deve estar incluída na sua lista. Pintar a porta não s...

Como Pintar Portas de Madeira Exteriores

Se está à procura de maneiras simples de embelezar a frente da sua casa e ao mesmo tempo protegê-la, pintar a porta da frente deve estar incluída na sua lista. Pintar a porta não só melhora o aspeto exterior da sua casa como aumenta a sua durabilidade.

Quase todas as portas da frente são feitas de madeira e por isso devem ser pintadas. Muitas portas frontais externas são vendidas sem pintura e sem acabamento, reservando esse trabalho ao proprietário da habitação. As portas da frente que tenham a pintura a descascar e que apresentem algumas rachas não estão perdidas para sempre, podem ser recuperadas com sucesso.

A chave para uma pintura atraente e duradoura é preparar bem a porta. A porta deve ser limpa, lixada, reparada onde necessário, preparada com primário e depois pintada. Pintar sobre tinta descascada, sujidade, poeira, rachas e buracos reduzirá significativamente a vida útil da pintura.

Escolha da Tinta

As tintas de base solvente demoram mais a secar do que as tintas à base de água, podendo, se usar estas, projetar o trabalho para mais de um dia. Além disso, as tintas à base de solvente e ferramentas relacionadas devem ser limpas com diluente, já se usar tintas de base aquosa usar apenas água para a limpeza. No entanto, as tintas à base de solvente são normalmente mais duráveis ​​do que as tintas à base de água e ajudam a reduzir as marcas do pincel.

Os Brilhos

Os brilhos: meio-brilho ou brilhante oferecem melhor capacidade de limpeza. Se valoriza a aparência da tinta mate para uma aparência mais contemporânea, saiba que elas se desgastam mais facilmente do que as tintas brilhantes. Saiba mais sobre os vários tipos de brilhos aqui.

Quando pintar a porta da frente

Programe o seu projeto de pintura durante o tempo quente e seco, pois sua casa estará aberta e exposta durante o processo. Comece cedo logo no início do dia. Irá precisar aplicar várias camadas de produtos como: primário e duas demão de tinta, respeitando os intervalos para secagem entre estas, e só a poderá voltar a colocar a porta no seu lugar após a última camada estar devidamente seca. Todo este processo poderá levar algumas horas. Se precisar de dedicar mais tempo ao projeto do que o previsto, pode proteger a entrada da sua casa com madeira compensada.

Se quiser colocar a porta no mesmo dia, pinte primeiro o lado que fica para fora e as quatro laterais. Se ficar sem tempo para pintar o interior da porta horizontalmente, pinte-a depois de pendurada novamente. No entanto é preferível não recorrer a este método e pintar toda a porta na horizontal sobre 2 cavaletes.

Materiais que irá precisar
  • Primário/Subcapa para madeira. Recomendamos Primário Subcapa Acrílico Madeira;
  • Tinta Esmalte Aquoso na cor que deseja pintar a porta. Recomendamos AC-Thane Satinado;
  • Massa/Pasta para madeira;
  • Trincha de cerdas brancas;
  • Rolo pelo curto Angorá;
  • Fita adesiva de pintor;
  • Espátula;
  • 2 Cavaletes;
  • Panos para limpeza;
  • Bloco de lixa de espuma;
  • Lixadeira oscilante;
  • Folhas de lixa de grão #240;
  • Folhas de lixa de grão #320;
  • Luvas de látex;

Como Proceder
1

Remova a porta da frente das suas dobradiças

  • O primeiro passo será remover a porta das dobradiças e colocá-la sobre cavaletes. Pintar a porta horizontalmente reduz o escorrimento da tinta, deixando a pintura mais perfeita. Além disso, a remoção da porta dá acesso às bordas laterais e inferior da porta.
2

Remova os itens da porta

  • Todos os itens que não serão pintados devem ser removidos: maçanetas, fechadura, trancas, ganchos, números, etc. Coloque todos os itens removidos junto com seus parafusos em sacos plásticos separados.
3

Limpe a porta

  • Mergulhe um pano em água morna ou em diluente sintético. Esprema bem o pano e limpe a porta, especialmente o lado externo. Deixe a porta secar antes de prosseguir. A madeira deve-se apresentar isenta de poeiras, gorduras e outros contaminantes. Se se tratar de madeiras anteriormente pintada e a pintura não se encontrar em bom estado, remove-a por raspagem cuidadosa ou por meio de pistola de calor.
4

Aplicar fita de pintor

  • Alguns elementos da porta, como o vidro embutido, podem não ser removidos. Prenda cuidadosamente essas secções com fita de pintor.
5

Remendar a porta

  • Se a porta tiver pequenos orifícios ou fissuras, use a espátula e a massa ou pasta de madeira para remendá-los.
6

Lixar a porta

  • Se a superfície da porta estiver em boas condições, só precisa lixá-la levemente para obter uma superfície áspera para a pintura aderir. Todas as áreas preenchidas devem ser lixadas suavemente. Lixar a madeira no sentido das fibras com lixa de papel grão médio. Saiba mais sobre as lixas existentes e a sua utilização aqui.
7

Tirar o pó

  • Limpe suavemente todas as superfícies da porta para remover a poeira. Utilize um pano suave ou uma escova suave.
8

Aplicar o primário

  • Aplique o primário na porta com uma trincha nas zonas irregulares e com um rolo de pelo curto nas zonas direitas. Pode ser necessário aplicar uma segunda camada para cobrir algumas das secções que não tenham ficado bem protegidas. Em madeiras novas – aplicar duas demãos lixando ligeiramente entre as mesmas. Em madeiras anteriormente pintadas – aplicar apenas uma demão. Deixe secar entre 4 e 6 horas. O rendimento deste tipo de primário ronda normalmente os 12 m2/Lt.
9

Pintar a porta

  • Use uma trincha para as zonas mais irregulares e um rolo de pelo curto para as áreas maiores. Nunca aplique a tinta em camadas grossas. Assim que a secção superior da porta e as bordas da porta estiverem terminadas, aguarde 6 horas antes de aplicar a segunda camada. Recomendamos que entre demãos, seja efectuado um ligeiro despolimento com lixa fina, a fim de garantir uma aderência adequada da camada seguinte.
10

Pendure a porta

  • Depois que a tinta secar totalmente (6 horas), volte a pendurar a porta. Peça a um assistente para segurar a porta enquanto você recoloca os pinos das dobradiças ou aparafusa as dobradiças de volta no lugar.

Ainda tem alguma dúvida?

Depois de ler o nosso artigo, se ainda ficou com alguma dúvida, consulte a nossa “Base do Conhecimento”. Nessa página encontrará resposta para as questões mais frequentes.

Base do Conhecimento
Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

Cores Favoritas

As minhas cores favoritas

      Ainda não adicionou nenhuma cor à sua lista de favoritos!