Pintar

Como Pintar Riscas nas Paredes

Se deseja dar um novo visual ao seu quarto, à sua sala, ou a outra divisão na sua casa, existe uma opção que é bastante interessante e em conta. Estamos a falar da pintura de risca...

pintar riscas diagonal

Como Pintar Riscas nas Paredes

Se deseja dar um novo visual ao seu quarto, à sua sala, ou a outra divisão na sua casa, existe uma opção que é bastante interessante e em conta. Estamos a falar da pintura de riscas. As riscas são relativamente fáceis de fazer, e apenas limitadas pela sua imaginação.

Quando se trata de decorar uma parede com riscas, pode-se optar por aplicar um papel de parede, no entanto estes são limitados em padrões e cores, não são baratos e nem sempre se consegue encontrar o padrão que gostaríamos, a alternativa será então, pegar nos pincéis, rolos e tintas com as cores que mais gostar e pintar as riscas ao seu gosto.

Neste artigo, vamos explicar como pode fazer este trabalho.

Primeiros Passos

  1. Comece por decidir quais as cores que quer pintar, a direção e tamanho das riscas, e só depois passe à ação. O estudo do que vai fazer é fundamental para no final obter o resultado desejado, caso não o faça, corre o risco de no final não gostar do resultado.
  2. Faça esquemas em papel ou tire fotos da área que vai pintar e faça uma montagem no computador, pesquise e inspire-se (ao longo deste artigo irá encontrar algumas imagens que podem servir de expiração), finalmente decida pela que gostar mais.
  3. Não se esqueça que a escolha das cores é algo muito pessoal, por isso, as cores mais belas para uma pessoa, não quer dizer que seja para outra, e não quer dizer que as que escolheu sejam propriamente feias. Você é que vai viver na sua casa, por isso, o mais importante é que você goste e se sinta bem.

pintar riscas com o mesmo tom

As Cores

De forma a ser mais fácil para si a escolha das cores deixo aqui algumas dicas;

  • DICAS E SUGESTÕES
  • Se não está à vontade para conjugar cores uma boa opção é pintar com diferentes tonalidades da mesma cor, esta é uma opção mais segura;
  • Cores suaves são mais elegantes e discretas, para além de criarem a ilusão de um espaço mais amplo;
  • Cores mais escuras ou vibrantes conferem maior dramatismo e personalidade à divisão, mas também a podem fazer parecer mais pequena;
  • Quanto maior for o contraste entre as riscas, mais arrojado o trabalho irá ficar;
  • Tenha cuidado com as combinações ou corre o risco do resultado ficar bastante desagradável à vista;

A Direcção das Riscas

Riscas Verticais: São a escolha mais popular e também a mais segura. Se escolher o tamanho certo pode, inclusive, dar a ilusão de uma parede mais alta.

pintar riscas verticais

Riscas Horizontais: Ajudam a criar um ambiente mais casual. Este tipo de riscas criam a ilusão de um espaço mais largo, embora possam também dar a ideia de paredes mais baixas.

pintar riscas horizontais

Riscas Diagonais: Podem ser uma boa opção quando colocadas estrategicamente apenas numa parte da divisão, como foco de destaque. Ajudam a criar a ilusão de movimento.

pintar riscas diagonal

  • Lista de Materiais Necessários
  • Tinta plática da cor das riscas;
  • Tinta plástica para o fundo (caso a parede esteja a necessitar de ser pintada ou queira mudar a cor do fundo);
  • Rolos de fita crepada ou fita de pintor de 33mm;
  • 1 ou 2 Trinchas (não muito largas);
  • Rolo pintura anti-gota;
  • Tabuleiro de pintura;
  • Massa de Enchimento (caso a parede tenha buracos ou fendas).
  • 1 Espátula;
  • Fita métrica;
  • Nível;
  • Lápis;
  • Detergente limpeza neutro para limpar a parede;
  • Tapetes, alcatifas, lençóis ou jornais velhos para proteger o chão;
  • Panos de limpeza.
Passo a Passo – Pintar Riscas Numa Parede
1 Isole muito bem com fita de pintor, todas as áreas que não vão ser pintadas, como rodapés, tomadas, interruptores ou qualquer outro elemento. Tape também o chão para não se sujar.
2 reparar-parede Caso seja necessário, repare fendas ou buracos que possam existir na parede, depois pinte a parede toda com a cor de fundo. Se a parede estiver em bom estado, e ou não quer alterar a cor de fundo, nesse caso não será necessário dar este passo;
3 Limpe bem as paredes, de forma a eliminar qualquer vestígio de pó ou gorduras da sua superfície, com recurso a um pano ou esponja húmida embebidos num pouco de detergente suave. De seguida passe com um pouco de água limpa para retirar restos de detergente e ficar com a parede completamente limpa. Deixe secar.
4 Marque as riscas que vão ser pintadas, utilizando uma fita métrica, um nível e um lápis, marque suavemente as linhas superior e inferior para cada risca, mas seja bastante preciso, pois qualquer desnível irá notar-se.
5 Colar Fitas Cole a fita seguindo as marcas que fez. Pessa ajuda, porque se colar a fita com ajuda de alguém será mais fácil, um segura numa extremidade e a outra segura na outra extremidade, esticando a fita, fica logo direita, depois é só pressionar um pouco para a colar.
6 Com um pincel angular, pinte as linhas junto da borda da fita, em linha reta. Isso garante que as bordas da fita ficam seladas e evita alastramento da cor.
7 Pinte o interior da risca usando um pincel para riscas mais finas ou um rolo para riscas de maiores dimensões.
8 Deixe secar a tinta o tempo indicado pelo fabricante. Após secagem completa aplique uma segunda demão.
9 9º – Antes que a tinta esteja totalmente seca, retire as fitas cuidadosamente. Se esperar que a tinta seque completamente corre o risco da tinta vir agarrada à fita quando a descolar.

O processo de pintar riscas não é difícil, claro que é preciso se ter algum jeito para mexer com os materiais necessário mas mesmo que seja, para si, um pouco difícil, no final valerá a pena, olhará para a sua obra e terá orgulho no que acabou de fazer.

Galeria de Ideias

Ainda tem alguma dúvida?

Depois de ler o nosso artigo, se ainda ficou com alguma dúvida, consulte a nossa “Base do Conhecimento”. Nessa página encontrará resposta para as questões mais frequentes.

Base do Conhecimento

2 comentários

  1. RicardoC
    RicardoC
    27 Abril, 2016 at 14:25

    Existe uma fita especifica ou forma de aplicar a fita para evitar o alastramento em paredes areadas?

    Se a fita tiver uma cola forte, poderei arrancar tinta?

    Reply
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Post Author •
      28 Abril, 2016 at 19:52

      Boa tarde Ricardo,

      Para paredes com relevo e para o fim que pretende, não existe nenhuma fita especial.

      Melhores cumprimentos,

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

      Reply
Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

Cores Favoritas

As minhas cores favoritas

      Ainda não adicionou nenhuma cor à sua lista de favoritos!