Dicas

Humidade Originada por Fugas na Canalização – Causas e Soluções

A humidade é um dos piores fatores que pode existir numa habitação, não só provoca estragos de vários tipos, como ainda reduz o conforto, de quem vive nestas. Um dos tipos de humid...

humidade causada pela chuva

Humidade Originada por Fugas na Canalização – Causas e Soluções

A humidade é um dos piores fatores que pode existir numa habitação, não só provoca estragos de vários tipos, como ainda reduz o conforto, de quem vive nestas. Um dos tipos de humidade que pode afetar a sua casa é a causada por condensação. Neste quarto artigo sobre a humidade vamos abordar este problema.
A humidade, quando não tratada rapidamente, deteriora as paredes e a pintura, além disso, desenvolvem-se bactérias e bolor que são prejudiciais à saúde das pessoas e causadoras de várias doenças.

A humidade que existe numa casa pode ter essencialmente cinco causas, são estas:

  1. Humidade Ascendente;
  2. Humidade Causada pela Chuva;
  3. Humidade Originada por Fugas na Canalização;
  4. Humidade por Condensação;
  5. Humidade na Construção.

Como Diagnosticar e Solucionar a Humidade

O passo principal para se resolver um problema de humidade é perceber-se a origem dessa humidade, só se sabendo o que está a causar o aparecimento desta, é que se pode saber o que fazer para o resolver de uma forma eficaz.
 
A existência da humidade pode ser desencadeada por vários fatores, como vimos em cima. Esta também pode apresentar aspetos diferentes ou afetar diferentes zonas da casa. Neste artigo pode ficar a saber um pouco mais sobre a humidade originada por fugas na canalização.

humidade teto

HUMIDADE POR FUGAS NA CANALIZAÇÃO
Apresentação A humidade causada por fugas e defeitos na canalização, apresenta-se por círculos húmidos tipo auréola ou por bolores.
Áreas Afetadas Paredes junto a canos de água e/ou de loiças sanitárias.
Aparecimento Surge principalmente em áreas que se encontrem perto de loiças sanitárias que sejam usados mais vezes, por exemplo: banheira ou lavatórios.
Descrição Este tipo de humidade pode ser facilmente detectado quando as canalizações estão visíveis. O problema maior é quando estas se encontram por dentro das paredes, como na maioria das habitações. Além das humidades provenientes das canalizações poder se manifestar a uma distância considerável da fuga tem o inconveniente de ser complicado e dispendioso resolver o problema.

Diagnóstico

Podemos detectar uma fuga numa canalização vigiando por exemplo o contador da água, de noite e de manhã, afim de verificar se houve gastos de água (convém certificar-se que nenhuma loiça sanitária está com fugas). Se verificarmos que a humidade tende a aparecer ou reaparecer aquando a utilização de determinada loiça sanitária, podemos constatar que o problema tem origem nesse local.

  • Como Solucionar
  • Depois de localizarmos a fuga, terá que ser realizado um trabalho a nível de canalizações. Recomendamos que contrate um técnico especializado para resolver o problema, pois este trabalho deve ser muito bem feito para evitar futuros problemas.
  • Após a situação estar devidamente reparada, deixe secar muito bem as áreas afectadas, só depois trate das paredes.
  • Se necessário, repare as paredes, se o problema já é muito grave e as paredes estão muito danificadas, pode ter que rebocar as zonas que estão mais estragadas e deixe secar.
  • Aplique finalmente um primário adequado e a tinta de acabamento.

Ainda tem alguma dúvida?

Depois de ler o nosso artigo, se ainda ficou com alguma dúvida, consulte a nossa “Base do Conhecimento”. Nessa página encontrará resposta para as questões mais frequentes.

Base do Conhecimento
Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

Cores Favoritas

As minhas cores favoritas

      Ainda não adicionou nenhuma cor à sua lista de favoritos!