Ajudamos a Pintar Portugal Desde 2005

Paredes e Tetos

Paredes riscadas, e agora qual a solução?

Muitas famílias deparam-se com as paredes riscadas pelos pequenos “Miguel Ângelo”, em principio de carreira, que lá têm em casa. Por muito que os paizinhos ralhem, barafustem, ou até mesmo ficarem sem a sobremesa, o algodão doce, ou não vejam os bonecos, ainda assim não desistem de transformar as paredes da casa numa obra de […]


paredes riscadas e agora?

Paredes riscadas, e agora qual a solução?

Muitas famílias deparam-se com as paredes riscadas pelos pequenos “Miguel Ângelo”, em principio de carreira, que lá têm em casa. Por muito que os paizinhos ralhem, barafustem, ou até mesmo ficarem sem a sobremesa, o algodão doce, ou não vejam os bonecos, ainda assim não desistem de transformar as paredes da casa numa obra de arte única.

paredes riscadas

Paredes riscadas, qual a solução?

Recebo com alguma frequência, pedidos de ajuda dos pais desses pequenos “artistas”, no sentido de lhes indicar uma tinta que possa ser limpa/lavada frequentemente sem perder qualidade e/ou sem se notar as marcas de serem esfregadas.

A maioria das tintas que existem no mercado não são feitas com essa característica, são tintas para suportarem apenas uma lavagem de longe em longe, e mesmo assim podem surgir tonalidades diferentes, conforme se esfregou mais ou menos.

As tintas com um grau de brilho superior são, normalmente, mais fáceis e mais resistentes a lavagens frequentes, mas devido ao brilho também são as que proporcionam uma maior perceção dos defeitos que existam nas paredes, pelo que nem sempre são a melhor solução.

Assim, uma tinta que seja mate e que ao mesmo tempo seja super lavável seria a opção ideal. A pensar nisso alguns fabricantes desenvolveram tintas com essas características, é o caso, por exemplo, da CIN que desenvolveu a tinta Vinylclean.

Esta é uma tinta mate super lavável. Destina-se à pintura de paredes interiores e garante os melhores resultados na limpeza das mesmas, graças à sua tecnologia inovadora. Basta passar um pano húmido com um pouco de detergente neutro para a parede ficar como nova. Para além disso é uma tinta que está disponível em centenas de cores, com uma elevada resistência a brilhos e marcas, resistente ao desenvolvimento de fungos e algas entre outras. Esta tinta pode ser aplicada sobre qualquer um dos suportes vulgarmente utilizados na construção civil, nomeadamente estuque projetado, gesso cartonado e estanhado ou em repinturas sobre tintas antigas.

Se que saber um pouco mais sobre esta tinta, lei o folheto informativo e a ficha técnica.

paredes riscadas

Na tabela abaixo podem ficar a saber como preparar as paredes para aplicar esta tinta, deverá proceder, conforme a situação que tiver na sua casa.

Como Aplicar a Tinta

Situação Como Proceder
Importante
  • As superfícies devem ser preparadas convenientemente antes da aplicação da tinta. É muito importante que proceda de acordo com a parede que se vai pintar. A preparação deverá ser efetuada através da aplicação de um primário que seja adequado ao suporte e o estado em que este se encontrar.
  • Todos os suportes deverão apresentar-se secos, firmes, isentos de gorduras, poeiras e outros contaminantes.
Suportes Novos
  • Sobre suportes friáveis ou pulverulentos: Após escovagem e limpeza, aplicar uma demão de Primário tipo este, seguido de duas demãos da tinta Vinylclean ou semelhante.
  • Sobre suportes alcalinos: Aplicar uma demão de Primário tipo este, seguido de duas demãos da tinta Vinylclean ou semelhante.
  • Sobre gesso cartonado e estuque projetado: Aplicar uma demão de Primário tipo este, seguido de duas demãos da tinta Vinylclean ou semelhante.
Suportes Anteriormente Pintados
  • Escovar para remover a tinta velha não aderente, refazer zonas danificadas com massa tipo esta, e após isso proceder como para suportes novos.
  • Se a tinta anterior apresentar farinação, aplicar uma demão de Primário tipo este, e após isso proceder como para suportes novos.
Suportes Anteriormente Caiados
  • Escovar cuidadosamente toda a superfície. Se o suporte se apresentar isento de cal, aplicar uma demão de Primário tipo este, caso contrário aplicar uma demão de Primário tipo este, seguido de duas demãos da tinta Vinylclean ou semelhante.
Suportes com Fungos
  • Limpar a parede com uma solução de água com lixívia, ou tratar com um produto descontaminante tipo este. Após isso proceder conforme a situação.
Suportes com Manchas SECAS de Humidade, Nicotina, Fumo de Lareira ou de Incêndio
  • Escovar muito bem toda a área afetada, retirar todas as partes soltas e reparar se necessário, aplicar uma demão de um primário isolante de manchas tipo este. Após isso aplicar duas demãos da tinta Vinylclean ou semelhante.
Importante

Antes de aplicar uma tinta, verniz ou primário, leia a documentação tecnica fornecida pelo fabricante do produto. Nesta poderá encontrar as informações necessárias para aplicar o produto, cuidados a ter, condições de aplicação entre outras informações também importantes. Siga sempre as instruções dadas pelo fabricante.

Ver Fichas Técnicas

  • Dicas de Limpeza
  • Nunca lavar as paredes nos primeiros 30 dias após a pintura, pois ainda não estão totalmente resistentes a lavagens e podem ficar com manchas.
  • Para uma correta remoção das manchas e nódoas, aplicar na área a limpar um detergente neutro, utilizando uma esponja ou um pano macio que não largue pêlos. Esfregar suavemente a suficiente para remover a mancha, lavando sempre uma área ligeiramente maior do que a que estava suja. Após isto, passar água, de modo a remover eventuais resíduos da limpeza e, com um pano seco, limpar o excesso de água. Atenção: não utilizar produtos abrasivos, pois podem danificar a tinta.
  • Para lavar uma parede inteira, começar de baixo para cima, de forma a evitar que a água escorra sobre a zona manchada, o que poderia originar marcas de sujidade difíceis de remover.

Se o seu filho é daqueles que gosta mesmo de escrever nas paredes, saiba que existem tintas que imitam a ardósia e que podem ser uma ótima solução. Por exemplo pode pintar uma parede do quarto e deixar que ele dê asas à sua imaginação. para saber mais sobre esta possibilidade veja aqui.

Leia Também

 6 Mensagens

  1. Jéssica
    Jéssica
    15 Julho, 2021 às 15:42

    Bom dia , ótima matéria ajudou muito , minha paredes estão prontas as de GIz e lápis de cor , vou pintar a sala eu mesma preciso tirar as canetinhas a parede já e preparada mas está suja com rabiscos, posso só passar a seladora e por cima o látex rende mais da coral ?

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      21 Julho, 2021 às 11:55

      Sim, pode aplicar o selador e depois a tinta.

      Melhores cumprimentos.
      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      16 Junho, 2020 às 16:56

      Olá Marisa,
      Nós é que agradecemos a sua visita.

      Obrigado e volte sempre.
      Tintas e Pintura

  2. António Virgílio
    António Virgílio
    9 Setembro, 2016 às 23:38

    Estou encantado com este site. Quem faz isto não é apenas “profissional”. É alguém que gosta que os outros se sintam bem. Parabéns e muito obrigado.

    Responder
    • Tintas e Pintura
      Tintas e Pintura • Autor •
      9 Setembro, 2016 às 23:43

      Olá António,

      Nós é que agradecemos pelas simpáticas palavras.

      Carlos Santana
      Tintas e Pintura

A Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

INFORMAÇÃO SOBRE AS MENSAGENS

Se nos contactar nesta página, a nossa resposta será colocada nesta mesma página. A nossa resposta NÃO será enviada por email. Guarda esta página no seu browser, para não se esquecer de onde enviou a sua mensagem. Como alternativa pode contactar-nos por email.

Prefiro enviar um email
ADVERTISEMENT