Ajudamos a Pintar Portugal Desde 2005

Madeiras

Restaurar um Móvel – Etapa 4 – Aplicar o Acabamento

Neste quarto artigo sobre o tema, vamos ver as melhores formas de aplicar o produto de acabamento nas madeiras. Muitas vezes temos em casa, móveis antigos de boa qualidade e/ou com grande significado para nós, pois pertenceram aos nossos pais ou avós. No entanto porque estão com mau aspecto, devido ao tempo, mandamos para o […]


Restaurar um Móvel – Etapa 4 – Aplicar o Acabamento

Neste quarto artigo sobre o tema, vamos ver as melhores formas de aplicar o produto de acabamento nas madeiras.

Muitas vezes temos em casa, móveis antigos de boa qualidade e/ou com grande significado para nós, pois pertenceram aos nossos pais ou avós. No entanto porque estão com mau aspecto, devido ao tempo, mandamos para o lixo ou colocamos na garagem ou arrecadação a envelhecer ainda mais. Existe uma melhor solução para esses móveis antigos, restaurar e dar-lhes uma nova vida.

Pode recuperar esses móveis de forma a ficarem como novos, e ter uma peça linda e cheia de história a decorar o seu lar. É sobre este assunto que publicamos uma série de artigos, para mostrar como deve proceder para realizar essa tarefa.

A realização do trabalho em 4 etapas

  1. Decapar e limpar a madeira;
  2. Proteger dos parasitas;
  3. Preencher e reparar;
  4. Aplicar o acabamento.

Restaurar um Móvel – Etapa 4 – Aplicar o Acabamento

Teste de impermeabilização da madeira

Impermeabilização da Madeira

Existem três tipos de produtos para se dar impermeabilidade à madeira, são estes:

  • Endurecedor;
  • Óleo;
  • Hidrófugante;

Endurecedor

O endurecedor fixa a cor e tapa os poros da madeira. Protegendo da água e das manchas a madeira, pode-se aplicar antes da cera ou de um verniz de acabamento.

Aplicação

  • Aplicar o endurecedor com uma trincha spalter ou uma mecha, na direcção dos veios da madeira. São pelo menos necessárias duas demãos para preencher os poros, a primeira devendo eventualmente ser diluída para favorecer a absorção.
  • Polir cada demão com lã de aço n°000. A operação produz um pó branco que pode ser limpo com um pano.

Dica: Uma madeira com os poros bem tapados é muito suave ao toque.

Óleo

O óleo para móvel tem uma dupla função de impermeabilização e acabamento. Nutre a madeira proporcionando-lhe um aspecto mate, não gorduroso. Existem óleos para todo o tipo de madeira, e alguns específicos para essências exóticas.

Aplicação

  • Efectuar a aplicação com uma trincha plana em 2 demãos regulares, a secagem pode demorar entre 4 a 12 horas, consoante o produto e a porosidade da madeira.
  • Limpar o excedente com um pano de algodão que não deixe pelo.

Dica: Para saber se o seu móvel está suficientemente protegido, colocar algumas gotas de água e observar. Se as gotas ficarem à superfície, a madeira está impermeabilizada. Caso contrário, aplicar uma nova camada de óleo. O óleo necessita de uma manutenção regular: Aplicar de vez em quando uma passagem com um pano.

Hidrófugante

O hidrofogante impede a absorção de água nas madeiras expostas à intempérie (portas, janelas, persianas, armações, vigas expostas, mobiliário, etc.). Evita a degradação de todas as madeiras devido à humidade e evita que a madeira inche. Este produto não forma filme/película e pode ser repintado por tintas microporosas.

Importante: Só se pode aplicar este produto em madeiras porosas. Não repintar com velaturas ou vernizes. No exterior, aplicar uma demão prévia de velatura colorida para protecção aos UV’s.

Aplicação

  • Deve-se homogeneizar muito bem o produto antes de aplicar.
  • Aplicar uma camada de produto começando de baixo para cima até à saturação do suporte, sem sobrepor nas zonas já tratadas.
  • A aplicação do produto pode ser feito com uma trincha, rolo ou pulverizador, normalmente sem diluição.
  • O tempo de secagem varia em função da temperatura e humidade da superfície, tipo de madeira, modo de aplicação, quantidade de produto aplicado e circulação de ar. Para repintura com materiais porosos esperar no mínimo 24 horas.

O enceramento é o método mais antigo

ENCERAR A MADEIRA

O enceramento é o processo de acabamento mais usual e antigo. Consiste na aplicação de cera sobre a superfície da madeira, que, uma vez seca, deve ser abrilhantada com um pano de lã ou algodão que não tenha pêlo.
 
Existem ceras já preparadas de diferentes qualidades, consistência e múltiplas cores que podem ser aplicadas directamente sobre a madeira. Também é possível prepará-la em casa, mas para quem não está familiarizado com este tipo de actividade, pode ser um pouco difícil, já que são necessários vários produtos.
 
Quando comprar a cera, privilegie sempre as ceras de abelha puras de qualidade “antigua”.

Aplicação

  • Aplique uma fina camada com um pincel, ou um trapo de fios de algodão. A sua aplicação é feita em camadas muito finas, sendo a última sempre no sentido dos veios da madeira.
  • Deixar secar 2 a 4 horas antes de puxar o lustro com um pano limpo 100% de algodão ou lã.
  • O brilho nas superficies curvas, torneadas ou entalhadas pode conseguir-se com a ajuda de pequenas tiras de pano, efectuando um movimento continuo de vaivém com ambas as mãos.

O envernizamento é um método usado para acabamento

ENVERNIZAR A MADEIRA

O Verniz é um produto que confere às madeiras um acabamento que deixa à vista a sua textura e veios originais. Podem também ter 2 opções de acabamento: poro aberto em que apenas é aplicado o verniz ou poro fechado onde se deverá aplicar tapa-poros antes da aplicação do verniz.

Para envernizar móveis existem vários tipos de vernizes, vernizes utilizados nas marcenarias (mais profissionais) e vernizes que se podem comprar em qualquer loja de tintas.

Pode-se encontrar vernizes de base aquosa e de base solvente, com aspecto brilhante, acetinado e mate. Existem vernizes próprios para se aplicar em interiores e outros indicados para exteriores.

Dica: Não deve utilizar vernizes de aspecto mate em exteriores.

Aplicação

  • Aplicar o verniz com uma trincha spalter, o verniz é aplicado em 2/3 demãos finas e regulares.
  • Após secagem completa da primeira demão (+- 3 horas), polir o verniz ligeiramente com lã de aço n°000 ou lixa de papel fina, e depois limpar cuidadosamente o pó.
  • Passar a segunda demão, repetir a lixagem e aplicar a terceira demão (quando necessário).

Dicas e Informações

  • O envernizamento deve ser feito na direcção dos veios da madeira, começando pela parte superior do móvel e terminando na parte de baixo;
  • Deverá ter em atenção que as madeiras exóticas contêm substâncias que por vezes atrasam a secagem dos vernizes sintéticos. O mesmo já não se passa com os vernizes aquosos;

Outros Acabamentos

Existem ainda outros tipos de acabamento que permitem a obtenção de qualidades diferentes.

  • Tapa-poros e cera;
  • Goma-laca;
  • Polimento americano;
  • Pó de pedra-pomes;
  • Encáustico;
  • Enchimento de cera.

Sobre estes acabamento falaremos numa outra ocasião.

Esperamos que esta série de artigos o possam ajudar no restauro do móvel antigo que têm na sua casa. Se o fizer, fale-nos do trabalho, da experiência, e envie-nos fotos para partilharmos com outros leitores.

Leia Também

A Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

INFORMAÇÃO SOBRE AS MENSAGENS

Se nos contactar nesta página, a nossa resposta será colocada nesta mesma página. A nossa resposta NÃO será enviada por email. Guarda esta página no seu browser, para não se esquecer de onde enviou a sua mensagem. Como alternativa pode contactar-nos por email.

Prefiro enviar um email
ADVERTISEMENT