Ajudamos a Pintar Portugal Desde 2005
Tintas

Tinta Económica, Standard ou Premium, qual a mais indicada para a pintura que vai fazer?

Quando se trata de dar vida a um novo projeto de pintura, a escolha da tinta adequada é essencial para obter resultados duradouros e visualmente impressionantes. Mas, diante das opções de tintas econó...

Escolha a categoria de tinta adequada pa
18

Quando se trata de dar vida a um novo projeto de pintura, a escolha da tinta adequada é essencial para obter resultados duradouros e visualmente impressionantes. Mas, diante das opções de tintas económicas, standard e premium, como saber qual é a mais indicada para o seu trabalho? Vamos explorar as diferenças e ajudá-lo a tomar a decisão certa!

As tintas na sua constituição possuem várias características, pelo que, conforme a qualidade das matérias primas e das formulas utilizadas fazem parte de uma categoria especifica.

Assim, as tintas são classificadas por categorias. Estas categorias podem ser várias, neste caso vamos falar da categoria que nos indica, de forma geral, o seu padrão de qualidade.

Conforme a sua qualidade, esta é mais ou menos indicada para certos trabalhos, vamos ver também quais são:

Tintas Económicas

Ideal para projetos simples ou temporários, a tinta económica oferece uma boa relação qualidade-preço. É perfeita para pintar áreas de baixo tráfego, como quartos de hóspedes ou espaços de armazenamento. Embora possa requerer mais demãos para obter Cobertura total, é uma escolha prática para orçamentos mais ajustados.

As tintas da categoria económica podem ser uma boa opção para quem deseja realizar uma pintura gastando pouco dinheiro, no entanto, a utilização e os resultados obtidos com a pintura feita com as tintas desta categoria são bastante limitados. Encontra-se nesta categoria apenas tintas para pintura de áreas internas, estas tintas apresentam menor resistência à limpeza e ao desgaste e são limitadas a apenas poucas cores, normalmente só são disponibilizadas na cor branca ou muito suaves.

Tintas Standard

A escolha do meio-termo! A tinta standard oferece uma melhor cobertura do que a económica e é adequada para áreas de maior tráfego, como salas de estar e corredores. Com uma Durabilidade superior, é uma opção sólida para quem procura um equilíbrio entre desempenho e custo.

Na categoria standard as tintas representam uma relação custo-benefício interessante e quem opta por elas pode esperar uma versatilidade um pouco maior. Indicadas para áreas internas e externas, apresentam em média mais 25% Rendimento do que uma tinta económica, moderada resistência à limpeza e desgaste, além de uma variedade de cores alargada.

Tintas Premium

Se o seu projeto exige qualidade superior e um Acabamento impecável, a tinta premium é a escolha indicada. Com ingredientes de maior qualidade, oferece uma cobertura excelente em menos demãos, além de ser mais resistente a manchas e desgaste. Perfeita para áreas de destaque, como salas de jantar e fachadas exteriores.

Ao adquirir tintas superiores como a premium, o consumidor pode esperar um produto com uma performance muito satisfatória em diversos aspetos. Indicadas para áreas internas e externas, pode proporcionar até mais 55% de rendimento que uma tinta da categoria económica e bastante mais resistência à ação do sol e da chuva, estando disponível numa grande variedade de cores.

Tintas Super Premium

Se o seu objetivo é alcançar um acabamento verdadeiramente inigualável, a tinta super premium é a escolha definitiva. Ela é formulada com os melhores ingredientes, resultando em cores mais vibrantes, uma cobertura impecável e uma durabilidade excepcional. As propriedades de resistência a manchas e desgaste são insuperáveis, fazendo desta tinta a escolha certa para espaços que requerem um toque de classe superior.

Quem optar por comprar e aplicar tintas da categoria Super Premium, pode esperar produtos superiores com performances de grande qualidade. Em áreas internas onde terão maior resistência à limpeza e ao desgaste a áreas externas onde contarão com mais resistência e durabilidade, o consumidor poderá ficar tranquilo e desfrutar de uma proteção e decoração das áreas pintadas por muito mais tempo. Ideais para áreas externas e internas, rendem no mínimo mais de 100% do que as tintas económicas e são até 5 vezes mais resistente à limpeza que uma tinta Standard. É a categoria de tintas mais resistente à ação do sol e da chuva e estão disponíveis numa vasta gama de cores e tons.

A tinta super premium oferece uma cobertura excelente em apenas uma ou duas demãos, economizando tempo e esforço. Além disso, o seu acabamento suave e radiante eleva instantaneamente o visual de qualquer ambiente, desde quartos até áreas de estar e fachadas exteriores.

Embora esta categoria de tintas seja um pouco mais dispendiosa do que as opções tradicionais, a tinta super premium oferece um investimento duradouro. A sua capacidade de manter a sua aparência impecável ao longo dos anos significa que estará a investir num resultado de longo prazo que irá resistir ao teste do tempo.

Dica Decisiva

Considere a utilização e a localização do seu projeto ao escolher a tinta certa. Áreas com maior exposição à luz solar, Humidade ou desgaste exigirão tintas de maior qualidade. Para projetos de longo prazo e resultados notáveis, investir em tinta premium pode ser a melhor opção.

Lembre-se de preparar muito bem a superfície antes de pintar, independentemente da tinta escolhida. Limpe, lixe e aplique um Primário conforme o estado da parede de acordo com as instruções do fabricante para obter os melhores resultados.

Independentemente da sua escolha, o importante é criar um espaço que reflita o seu estilo e personalidade. Se ainda tiver dúvidas, não hesite em consultar um profissional de tintas para orientação especializada.

Quando vamos adquirir uma tinta para pintar uma superfície, nunca nos podemos esquecer que a tinta não serve só para dar cor a uma superfície, esta tem outras funções muito importantes, como proteger as superfícies contra o desgaste do tempo.

Dica

Antes de iniciar o trabalho leia atentamente a informação fornecida nas fichas técnicas dos produtos que vai utilizar. Para evitar ao máximo problemas que possam aparecer durante e/ou no fim do trabalho, respeite sempre as informações fornecidas pelo fabricante.

Este artigo foi importante para si?

Leia Também

 3 Mensagens

  1. Manuel Dias
    Manuel Dias
    28 Maio, 2021 às 20:35

    Boa tarde, gostaria de falar com especialista para me aconselhar,qual a melhor tinta para exterior já com pintura,com 10 anos com rachats,etc …

    Responder
  2. Jorge Luis
    Jorge Luis
    4 Maio, 2020 às 06:24

    Comentário…quero pintar um quadro qUE me foi mandado na escola, e preciso de umas tintas que não sei se vocês tem, como q tinta acrílica

    Responder

A Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

ADVERTISEMENT