Tintas

Tintas de Água para Interiores

Fáceis de aplicar, as tintas de água secam com rapidez, resistem ao passar do tempo, libertam menos vapores, são mais amigas do ambiente, e pode escolher entre uma grande variedade...

Tintas de Agua Interiores

Tintas de Água para Interiores

Fáceis de aplicar, as tintas de água secam com rapidez, resistem ao passar do tempo, libertam menos vapores, são mais amigas do ambiente, e pode escolher entre uma grande variedade de acabamentos: são as vantagens face a uma tinta de base solvente.

Tintas e Ambiente

Apesar de serem de base aquosa, as tintas de água contêm solventes que emitem compostos orgânicos voláteis (COV). Estas substâncias, que podem ser perigosas para a saúde, evaporam-se quando se aplica a tinta e, por vezes, perduram algum tempo enquanto aquela seca. Ao fim de 8 dias, as emissões reduzem bastante. Seja qual for a tinta, mantenha as portas e janelas bem abertas quando pintar, para uma correta ventilação da divisão. Após terminar o trabalho, ventile o espaço durante alguns dias.
 
Existem estudos que indicam que as tintas de base aquosa emitem até 520 vezes menos COVs do que as de base solvente. As tintas de base aquosa mate têm menos quantidade de COVs do que as brilhantes. Uma diretiva europeia obriga os fabricantes a limitar o uso destes compostos nas tintas e a indicar, no rótulo, a percentagem existente na composição e o valor máximo permitido (30 gramas por litro).

Paredes Perfeitas

A tinta adere melhor numa parede seca e sem humidade. Repare fendas e tape buracos antes de iniciar a pintura. As camadas finas de tinta não disfarçam as imperfeições. Após aplicar o produto adequado, uniformize a superfície com uma lixa.
 
Para pintar por cima de uma tinta em bom estado, basta lavar a parede com uma esponja, água e sabão e deixar secar. Nalgumas zonas pode ser suficiente eliminar o pó acumulado.
 
Misture bem a tinta antes de deitá-la no tabuleiro. A tinta de água tende a formar uma camada de líquido mais espessa em cima. Se não for demasiado grossa (menos de 1 cm), mexa com um pau ou uma trincha, para ganhar a consistência normal. Mas se aparecer um depósito no fundo da embalagem, dispensará algum esforço para o desfazer.
 
Pinte primeiro os cantos, rodapés e junto ao teto. De seguida, a restante superfície. Comece por cima e aplique a tinta em áreas de 1 m2 de cima para baixo. Entre cada demão, deixe secar o tempo recomendado na embalagem: a tinta pode parecer seca e não o estar ainda no interior.
 
Para limpar o rolo, deixe escorrer a tinta para o tabuleiro e, de seguida, retire o excesso com papel de jornal. Lave o rolo com água quente, até saírem os restos de tinta. Deixe-o secar na vertical.
 
Se tem crianças que dão largas à imaginação nas paredes, verifique a resistência da tinta antes de a limpar. Faça um pequeno teste: esfregue com um pano húmido algumas vezes num local escondido. Se aquele ficar com tinta ou notar alterações no aspeto da pintura, cuidado ao limpar.

Qual a Melhor?

Uma resposta a esta pergunta para um consumidor comum, que não seja especialista pode ser difícil, nem sempre sabe qual a melhor, e ainda mais importante, a mais indicada, que deve comprar, e por vezes é levado pela intuição ou porque um amigo disse ter usado, o que, por vezes, vem a verificar não ter sido a mais acertada. Leia o nosso artigo “TIPOS DE TINTAS E AS SUAS FINALIDADES.

A Deco Proteste submeteu tintas, de várias marcas, a testes rigorosos e chegou a algumas conclusões, veja a tabela abaixo;

Tinta Agua

As tintas podem ter muitas características, no entanto, existem cinco que são as que se deve ter em maior atenção, são estas:

  • As 5 Características Principais
  • O seu rendimento;
  • O poder de cobertura;
  • A resistência à lavabilidade;
  • O tempo de secagem;
  • A durabilidade;

No mercado existe à venda um grande número de tintas, aparentemente para o mesmo fim, mas com preços muito diferentes. Como é de esperar essas tintas só terão como semelhança o facto de pintarem uma parede ou outro suporte qualquer, porque definitivamente as semelhanças entre si acabam aí. Devemos ter em atenção que uma tinta não serve apenas para dar cor a uma superfície, mas antes, e ainda mais importante é a proteção que uma tinta de grande qualidade garantirá à superfície pintada, a durabilidade e a resistência dessa proteção. Sobre este assunto desenvolvemos um artigo que pode ler aqui.

Tem alguma dúvida?

Na nossa base do conhecimento poderá encontrar resposta para as questões mais frequentes.

Ver Base do Conhecimento
Deixe a Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

As minhas cores favoritas