Dicas

Tintas de base aquosa para interior: guia de compras e conselhos de utilização

As tintas de base aquosa têm boa resistência ao envelhecimento e aos elementos naturais. São fáceis de aplicar e possuem boa aderência, mas nem todas sobrevivem à lavagem. Saiba co...

Tintas de base aquosa para interior: guia de compras e conselhos de utilização

As tintas de base aquosa têm boa resistência ao envelhecimento e aos elementos naturais. São fáceis de aplicar e possuem boa aderência, mas nem todas sobrevivem à lavagem. Saiba como escolher e aplicar.

Fáceis de aplicar, as tintas de base aquosa, também conhecidas por tintas plásticas, secam com rapidez, resistem ao tempo, libertam menos vapores e estão disponíveis numa grande variedade de acabamentos.

Apesar de serem de base aquosa, as tintas de água contêm solventes que emitem compostos orgânicos voláteis. Estas substâncias podem ser perigosas para a saúde. Evaporam quando se aplica a tinta e, por vezes, duram algum tempo enquanto seca. Ao fim de 8 dias, as emissões reduzem bastante. Para uma correta ventilação, mantenha portas e janelas bem abertas enquanto pinta e durante mais algum tempo após terminar.

Ainda assim, as tintas aquosas emitem menos destes compostos do que as que usam solvente como base. Das primeiras, as mate têm menos quantidade do que as brilhantes. Uma diretiva europeia obriga os fabricantes a limitar o uso destes compostos nas tintas e a indicar, no rótulo, a percentagem na composição. O valor máximo permitido é de 30 g por litro.

Ainda dentro das tintas de base aquosa podemos encontrar dois grandes grupos: as tintas vinílicas, que embora sejam um pouco menos resistentes, são boas para aplicação no interior, e as tintas acrílicas, que apesar de serem essencialmente para aplicação no exterior podem, também, ser aplicadas no interior e têm maior resistência.

Para tarefas complexas, chame um profissional de confiança e validado pelo DECO PROTESTE SELECT. Visite o nosso site, pesquise e encontre a opção ideal.

Descubra o serviço DECO PROTESTE Select

Como poupar na loja de tintas

Compare o preço final entre lojas. Antes de fechar negócio, peça desconto. Pode obter poupanças entre os 30 a 40 cento. Se precisar de grandes quantidades de tinta, a margem de negociação aumenta.

As grandes cadeias de distribuição vendem as tintas das grandes marcas a preços mais baixos. Mas não compare apenas a qualidade e o preço por embalagem. Faça contas à quantidade de tinta para cobrir a área a pintar. Regra geral, a informação sobre o poder de cobertura de uma tinta — litros necessários por metro quadrado de superfície — consta das embalagens do produto. Em todo o caso, deve comprar sempre um pouco mais de tinta, caso seja necessário.

Pintar paredes: truques para paredes impecáveis

  • Repare fendas, tape buracos e alise a superfície com uma lixa.
  • Lave a parede com uma esponja, água e sabão e deixe secar. Se estiver limpa, elimine apenas o pó.
  • Proteja os móveis e o chão com jornais ou plásticos. Nas janelas, portas e rodapés, aplique fita adesiva. Remova-a antes de a tinta secar completamente. Nos vidros, é mais fácil limpar manchas já secas.
  • Misture bem a tinta antes de deitá-la no tabuleiro. Algumas tintas de água tendem a formar uma camada de líquido espessa na superfície ou um depósito no fundo. Em ambos os casos, é importante misturar bem com um pau ou uma misturadora para obter uma consistência homogénea. Verifique as instruções do fabricante.
  • Comece pelos cantos, rodapés e junto ao teto. De seguida, pinte a superfície restante, aplicando o rolo de cima para baixo.
  • Entre cada demão, deixe secar o tempo recomendado pelo fabricante. Na falta de indicações, espere 24 horas.
  • Verifique a resistência da tinta antes de a limpar. Para fazer um pequeno teste, esfregue com um pano húmido algumas vezes num local escondido. Se notar alterações no aspeto da pintura, cuidado ao limpar.

Como arejar e limpar o material de pintura

Areje o local enquanto pinta e nos dias seguintes. Siga os cuidados de utilização do fabricante. Além disso, guarde as tintas e diluente em local fechado e longe do alcance das crianças.

Para limpar o rolo e as trinchas, deixe escorrer a tinta e retire o excesso com papel de jornal. Passe o material por água quente ou diluente, como indica o fabricante, até remover toda a tinta.

Deixe evaporar a água ou o diluente usados na limpeza do material ou deite-os em recipientes fechados e deposite-os num ecocentro com recolha destes resíduos. Informe-se sobre o mais próximo de si na câmara municipal. Nunca deite estas substâncias no esgoto.

Paredes bonitas por mais tempo

Depois da pintura convém ter alguns cuidados para manter o bom aspeto. Arejar os espaços ajuda a reduzir os poluentes e a humidade, assim como a preservar o brilho e a cor das paredes.

Na cozinha, verifique se o exaustor funciona bem e os filtros estão limpos. Tape os tachos enquanto cozinha: liberta menos vapor e economiza energia. Se não tiver exaustor e a chaminé não escoar com eficácia, abra um pouco a janela. Em alternativa, instale um ventilador mecânico nas janelas da cozinha.

Nas casas de banho, modere a temperatura da água e feche a torneira enquanto se ensaboa. Poupa água, energia, liberta menos vapor e ainda garante paredes bonitas por mais tempo. Os extratores de casa de banho são úteis quando o edifício foi construído a pensar neles. Caso contrário, instale aparelhos adequados, como girândolas, para a saída da conduta do prédio, no telhado.

Fonte Deco Proteste

Tem alguma dúvida?

Na nossa base do conhecimento poderá encontrar resposta para as questões mais frequentes.

Ver Base do Conhecimento
Deixe a Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

As minhas cores favoritas