Tintas do Mundo – Coral
As origens da TINTAS CORAL remonta ao ano de 1954 e desde essa data dá vida às paredes das casas de milhões de brasileiros. CORAL A marca de tintas CORAL sempre...
As origens da TINTAS CORAL remonta ao ano de 1954 e desde essa data dá vida às paredes das casas de milhões de brasileiros.
CORAL
A marca de tintas CORAL sempre foi inovadora e geradora de tendências, ultrapassando a fronteira da indústria química para colorir há mais de 50 anos a vida e as paredes de milhões de brasileiros. Com a sua experiência em cores, a CORAL dedicou-se a encurtar o ciclo de tempo de pintura das casas e a incentivar o brasileiro a usar outros tons além do branco.
A História
Constituída em 1954 como Companhia Lubeca, as origens da TINTAS CORAL estão ligadas à Argentina, onde o grupo empresarial Bunge y Born mantinha, desde o final da década de 1920 a fábrica de tintas Alba, líder no seu mercado e detentora de alta tecnologia no setor de tintas e vernizes. O nome CORAL foi comprado da Mesbla, que na época era uma grande revendedora de tintas. O produto que levava este nome era uma tinta para utilização em barcos, mas foi escolhido pelo grupo Bunge como o nome da empresa recém formada.
A primeira unidade produtiva da TINTAS CORAL foi instalada em Utinga, região de Santo André, numa moderna fábrica com 7.650 m² de área construída e capacidade de produção de 400 a 500 mil litros por mês. A sua produção iniciou-se em 1955. O primeiro produto oferecido ao mercado brasileiro foi a Tinta a Óleo Coral, específica para uso em madeira, mas logo seguiram as tintas látex para interiores e exteriores e os esmaltes sintéticos brilhantes e acetinados para madeiras e metais. Era apenas o início de uma trajectória de sucesso, marcada pela expansão da produção, fortalecimento da marca como sinónimo de qualidade e lançamentos de produtos inovadores.
Na sua fase inicial a nova empresa contou com o apoio tecnológico e científico dos técnicos e químicos da Alba. Em pouco tempo, com empenho e dedicação dos técnicos, impulsionada pela equipe de vendas, a experiência foi sendo absorvida e aprimorada para atender às exigências do mercado brasileiro. Em 1958, a TINTAS CORAL já despontava entre as principais empresas do sector e em 1960, destacava-se como líder do seu setor em facturação. Ainda em 1960, tintas industriais começavam a ser produzidas na unidade de Santo André. A marca foi responsável pela introdução no Brasil do sistema tintométrico em 1992, tendo sido pioneira também na utilização do espectrofotômetro. Em 1996, com a aquisição pelo grupo ICI – Imperial Chemical Industries – a linha de produtos da TINTAS CORAL foi reforçada com a Dulux, marca mundial da ICI reconhecida pela sua excelência tecnológica e qualidade de produtos.
Um dos mais recentes lançamentos de sucesso da marca CORAL foi o Tira Teimas, que chegou ao mercado justamente para facilitar a escolha da tonalidade ideal e dar segurança ao consumidor que deseja pintar com cores. Trata-se de um teste de tons vendido em embalagem de 300 ml, especialmente fabricado para ver na parede como ficará a cor selecionada no leque da CORAL, que tem mais de duas mil tonalidades. Além disso, a marca oferece diversas ferramentas que facilitam a escolha das cores e ainda ajudam as pessoas a combiná-las. Entre elas, estão o Simulador de Ambientes; o Colour Futures, estudo internacional que aponta as cores que serão tendência no ano; e o Ideia Cards, guias de combinação de cores com livretos diferentes para cada família de cor.
Desde Janeiro de 2008, a marca CORAL faz parte do grupo holandês AkzoNobel, maior empresa de tintas decorativas do mundo. Neste ano, a marca iniciou um processo de reformulação das suas embalagens e nomes dos seus produtos, com o objetivo de ajudar o consumidor no processo de compra, comunicando claramente os benefícios e atributos de cada produto por meio de uma linguagem menos técnica e de fácil entendimento.
Com isso, a tinta Coralatex passou a se chamar Rende Muito; o Coralplus Super Lavável foi renomeado apenas como Super Lavável; e Toque Sublime mudou para Decora Toque Acetinado. As inovações contemplam, ainda, o lançamento das tintas Chega de Mofo, direcionada para o combate ao mofo, e Coral Sol & Chuva, que protege as paredes externas de intempéries. Graças a sua postura inovadora, durante esses mais de 50 anos, a CORAL se firmou no mercado como uma marca geradora de tendências, e assim, ultrapassou as fronteiras da indústria química se posicionando como uma marca também presente nas áreas de arquitetura, decoração, design e moda.
A Evolução Visual
Recentemente, em 2008, a marca modificou a sua identidade visual com a apresentação de um novo logotipo, mais moderno e dinâmico, com uma nova tipologia de letra. Além disso, a palavra “tintas” foi definitivamente retirada.
Os Slogans
- Tudo de cor para você. (2009)
- Mudar é crescer. (2007)
- Mudar faz parte da vida.
- Tudo o que você imaginar.
Dados Corporativos
- Origem: Brasil
- Fundação: 1954
- Fundador: Bunge y Born
- Sede mundial: São Paulo, Brasil
- Proprietário da marca: Akzo Nobel Group
- Capital aberto: Não
- CEO: Hans Wijers (mundial)
- Presidente: Jaap Kuiper (América Latina)
- Facturação: R$ 760 milhões (estimado)
- Lucro: Não divulgado
- Fábricas: 2
- Presença global: + 13 países
- Funcionários: 1.500
- Segmento: Material de construção
- Principais produtos: Tintas e vernizes
- Ícones: Sua completa paleta de cores
- Slogan: Tudo de cor para você.
A Marca no Mundo
A marca CORAL exporta os seus produtos para aproximadamente 13 países, na América do Sul, Caribe, África, Oceania e Médio Oriente. Com duas unidades industriais, uma em Mauá (SP) e outra em Recife (PE), a empresa produz cerca de 1.000 itens, num total de 190 milhões de litros por ano, sendo a segunda marca do mercado brasileiro de tintas; além de deter 25% do mercado de tintas imobiliárias.
Sabia?
A marca CORAL tem a paleta mais completa do mercado brasileiro, com 2.016 cores e a única que, além dos códigos, traz nomes em todas elas.
Fonte: Mundo das Marcas
Comentários