Ajudamos a Pintar Portugal Desde 2005
Marcas

Tintas do Mundo – Coral

As origens da TINTAS CORAL remonta ao ano de 1954 e desde essa data dá vida às paredes das casas de milhões de brasileiros. CORAL A marca de tintas CORAL sempre foi inovadora e geradora de tendências,...

Tintas Mundo Coral
25

As origens da TINTAS CORAL remonta ao ano de 1954 e desde essa data dá vida às paredes das casas de milhões de brasileiros.

CORAL

A marca de tintas CORAL sempre foi inovadora e geradora de tendências, ultrapassando a fronteira da indústria química para colorir há mais de 50 anos a vida e as paredes de milhões de brasileiros. Com a sua experiência em cores, a CORAL dedicou-se a encurtar o ciclo de tempo de pintura das casas e a incentivar o brasileiro a usar outros tons além do branco.

A História

Constituída em 1954 como Companhia Lubeca, as origens da TINTAS CORAL estão ligadas à Argentina, onde o grupo empresarial Bunge y Born mantinha, desde o final da década de 1920 a fábrica de tintas Alba, líder no seu mercado e detentora de alta tecnologia no setor de tintas e vernizes. O nome CORAL foi comprado da Mesbla, que na época era uma grande revendedora de tintas. O produto que levava este nome era uma tinta para utilização em barcos, mas foi escolhido pelo grupo Bunge como o nome da empresa recém formada.
 
A primeira unidade produtiva da TINTAS CORAL foi instalada em Utinga, região de Santo André, numa moderna fábrica com 7.650 m² de área construída e capacidade de produção de 400 a 500 mil litros por mês. A sua produção iniciou-se em 1955. O primeiro produto oferecido ao mercado brasileiro foi a Tinta a Óleo Coral, específica para uso em madeira, mas logo seguiram as tintas látex para interiores e exteriores e os esmaltes sintéticos brilhantes e acetinados para madeiras e metais. Era apenas o início de uma trajectória de sucesso, marcada pela expansão da produção, fortalecimento da marca como sinónimo de qualidade e lançamentos de produtos inovadores.
coral
Na sua fase inicial a nova empresa contou com o apoio tecnológico e científico dos técnicos e químicos da Alba. Em pouco tempo, com empenho e dedicação dos técnicos, impulsionada pela equipe de vendas, a experiência foi sendo absorvida e aprimorada para atender às exigências do mercado brasileiro. Em 1958, a TINTAS CORAL já despontava entre as principais empresas do sector e em 1960, destacava-se como líder do seu setor em facturação. Ainda em 1960, tintas industriais começavam a ser produzidas na unidade de Santo André. A marca foi responsável pela introdução no Brasil do sistema Tintométrico em 1992, tendo sido pioneira também na utilização do espectrofotômetro. Em 1996, com a aquisição pelo grupo ICI – Imperial Chemical Industries – a linha de produtos da TINTAS CORAL foi reforçada com a Dulux, marca mundial da ICI reconhecida pela sua excelência tecnológica e qualidade de produtos.
coral
Um dos mais recentes lançamentos de sucesso da marca CORAL foi o Tira Teimas, que chegou ao mercado justamente para facilitar a escolha da tonalidade ideal e dar segurança ao consumidor que deseja pintar com cores. Trata-se de um teste de tons vendido em embalagem de 300 ml, especialmente fabricado para ver na parede como ficará a cor selecionada no leque da CORAL, que tem mais de duas mil tonalidades. Além disso, a marca oferece diversas ferramentas que facilitam a escolha das cores e ainda ajudam as pessoas a combiná-las. Entre elas, estão o Simulador de Ambientes; o Colour Futures, estudo internacional que aponta as cores que serão tendência no ano; e o Ideia Cards, guias de combinação de cores com livretos diferentes para cada família de cor.
coral
Desde Janeiro de 2008, a marca CORAL faz parte do grupo holandês AkzoNobel, maior empresa de tintas decorativas do mundo. Neste ano, a marca iniciou um processo de reformulação das suas embalagens e nomes dos seus produtos, com o objetivo de ajudar o consumidor no processo de compra, comunicando claramente os benefícios e atributos de cada produto por meio de uma linguagem menos técnica e de fácil entendimento.
coral
Com isso, a tinta Coralatex passou a se chamar Rende Muito; o Coralplus Super Lavável foi renomeado apenas como Super Lavável; e Toque Sublime mudou para Decora Toque Acetinado. As inovações contemplam, ainda, o lançamento das tintas Chega de Mofo, direcionada para o combate ao mofo, e Coral Sol & Chuva, que protege as paredes externas de intempéries. Graças a sua postura inovadora, durante esses mais de 50 anos, a CORAL se firmou no mercado como uma marca geradora de tendências, e assim, ultrapassou as fronteiras da indústria química se posicionando como uma marca também presente nas áreas de arquitetura, decoração, design e moda.
coral

A Evolução Visual

Recentemente, em 2008, a marca modificou a sua identidade visual com a apresentação de um novo logotipo, mais moderno e dinâmico, com uma nova tipologia de letra. Além disso, a palavra “tintas” foi definitivamente retirada.
coral logos
coral slogan

Os Slogans

  • Tudo de cor para você. (2009)
  • Mudar é crescer. (2007)
  • Mudar faz parte da vida.
  • Tudo o que você imaginar.

Dados Corporativos

  • Origem: Brasil
  • Fundação: 1954
  • Fundador: Bunge y Born
  • Sede mundial: São Paulo, Brasil
  • Proprietário da marca: Akzo Nobel Group
  • Capital aberto: Não
  • CEO: Hans Wijers (mundial)
  • Presidente: Jaap Kuiper (América Latina)
  • Facturação: R$ 760 milhões (estimado)
  • Lucro: Não divulgado
  • Fábricas: 2
  • Presença global: + 13 países
  • Funcionários: 1.500
  • Segmento: Material de construção
  • Principais produtos: Tintas e vernizes
  • Ícones: Sua completa paleta de cores
  • Slogan: Tudo de cor para você.

A Marca no Mundo

A marca CORAL exporta os seus produtos para aproximadamente 13 países, na América do Sul, Caribe, África, Oceania e Médio Oriente. Com duas unidades industriais, uma em Mauá (SP) e outra em Recife (PE), a empresa produz cerca de 1.000 itens, num total de 190 milhões de litros por ano, sendo a segunda marca do mercado brasileiro de tintas; além de deter 25% do mercado de tintas imobiliárias.

Sabia?

A marca CORAL tem a paleta mais completa do mercado brasileiro, com 2.016 cores e a única que, além dos códigos, traz nomes em todas elas.

Fonte: Mundo das Marcas

Ver Site da Coral

Este artigo foi importante para si?

Leia Também

A Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

ADVERTISEMENT