Destaque 3 > Dicas

Acabamento Mate, Acetinado ou Brilhante, Qual Escolher?

Quando vai comprar uma tinta para pintar uma divisão da sua casa, sabe qual o tipo de brilho que deve escolher? Qual o que melhor se adapta ao projecto que está a desenvolver? Fiqu...

Tipos de brilho nas tintas

Acabamento Mate, Acetinado ou Brilhante, Qual Escolher?

Quando vai comprar uma tinta para pintar uma divisão da sua casa, sabe qual o tipo de brilho que deve escolher? Qual o que melhor se adapta ao projecto que está a desenvolver? Fique a saber neste artigo como proceder para fazer essa escolha.

Os vários tipos de brilho das tintas vão de alto-brilho a super-mate, sendo os mais usados nas tintas para paredes: o mate e o acetinado.

Não existem tintas com todos os tipos de brilho existentes, por exemplo uma determinada tinta pode só existir à venda em mate, os vários tipos de brilho estão disponíveis conforme o tipo e a finalidade da tinta.

Brilho Mate, Acetinado ou Brilhante

Acabamento Mate

Mate é um termo para um acabamento que não reflete nenhuma luz, que não possui nenhum brilho. As tintas com este tipo de acabamento são mais tolerante a falhas e permitem uma excelente cobertura, oferecem uma capacidade de mascarar imperfeições, oferecem um acabamento impecável e são a escolha ideal para tetos e áreas de muito baixo tráfego.

Tenha cuidado ao considerar a pintura mate em áreas de alto tráfego que requerem atenção frequente. As manchas são mais difíceis de remover das tintas mate (sem brilho), e esfregar ou limpar constantemente pode resultar na deterioração da película da tinta e no surgimento de manchas.

  • Absorve a luz;
  • Sem brilho;
  • Disfarça os defeitos da parede e ajuda a uniformizar a superfície;
  • Pouco lavável;
  • Menos resistente.

Acabamento Casca de Ovo

Se assinalar que Casca de Ovo refere-se a um tipo de acabamento e não de um tipo de produto ou cor. Esta é um dúvida que muitas pessoas têm e por fezes engam-se na altura de escolher.

O acabamento Casca de Ovo, muito popular entre os pintores profissionais e de bricolage, tem um brilho bastante baixo, muito perto do mate, mas é bastante mais durável do que este.

Disponível numa variedade de tintas para interiores, casca de ovo fornece um acabamento fácil de limpar, quase sem brilho, adequado para a maioria das áreas de uma casa, incluindo quartos familiares e salas. Embora reflita mais luz do que acabamentos mate ou foscos, o seu brilho suave projeta as cores lindamente, sendo assim uma ótima opção para os seus espaços.

Acabamento Acetinado

Muitas vezes é confundida com outros tipos de acabamento, a diferença entre a tinta casca de ovo e acetinada é que o cetim oferece um brilho mais alto, oferecendo melhor resistência a manchas e durabilidade do que brilhos mais baixos, incluindo o casca de ovo.

  • Reflete uma luz suave e delicada;
  • Dá efeitos bonitos à parede;
  • Torna as tintas luminosas;
  • Lavável e mais fácil manutenção;
  • Ideal para qualquer divisão da casa.

Acabamento Brilhante

Oferecendo um acabamento brilhante e espelhado é extremamente durável. É fácil de limpar, resistente a manchas e adicionará uma aparência impressionante às portas, acabamentos e até mesmo a uma cozinha de alto tráfego.

Muitos designers de interiores (e proprietários aventureiros) gostam de experimentar tintas de alto brilho em áreas inesperadas, como o teto ou uma parede de destaque. Tenha em mente, no entanto, que as tintas de alto brilho exigem uma preparação e aplicação cuidadosa, porque qualquer defeito na superfície ressalta à vista. Se não se sente à vontade com a pintura o melhor é deixar esse trabalho para um pintor profissional. Se ainda assim está comprometido com uma abordagem de bricolage, pratique a sua técnica e prepare todas as superfícies para garantir que estejam uniformes e limpas antes da aplicação da tinta. Como o acabamento brilhante reflete a luz, pode acentuar as manchas e deficiências, evite usá-lo em áreas que não estejam completamente lisas.

  • Espelha uma luz forte;
  • Torna as tintas luminosas e intensas;
  • Torna os defeitos das superfícies visíveis;
  • Lavável e de muito fácil manutenção;
  • Ideal para paredes que necessitem de limpeza frequente;
  • Mais resistente.
Tipos de Brilho Recomendado por Área
Alguns Exemplos
Acabamento Mate Casca de Ovo Acetinado Meio Brilho Brilhante
Superfície
Sala Estar
Sala Jantar
Quarto
Escritório
Vão de Escada
Sala Jogos
Corredores
Cozinha
Casa Banho
Tectos
Outras Áreas
Portas
Janelas
Rodapés
Armários
Exterior
Paredes
Portões
Mobiliário

E para si, qual o acabamento que mais utiliza e gosta de ver?

Alguma dúvida?

Já consultou a nossa base do conhecimento? Nesta página encontrará a resposta a um enorme número de questões.

Ver Base do Conhecimento
Deixe a Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *