Madeiras

Como efectuar a manutenção de decks

Os decks de madeira são muito bonitos mas a sua manutenção é indispensável para a durabilidade da madeira. Com o passar do tempo e com a exposição ao sol e à chuva precisam de algu...

Como efectuar a manutenção de decks

Os decks de madeira são muito bonitos mas a sua manutenção é indispensável para a durabilidade da madeira. Com o passar do tempo e com a exposição ao sol e à chuva precisam de alguns cuidados.

O intervalo de manutenção de deck depende das condições climatéricas do local, mas em geral, deve ser feita em cada um a três anos.

COMO PROCEDER PARA EFECTUAR ESTE TRABALHO
1

A primeira operação na manutenção de deck é a lavagem para retirar o cinzento e sujidade. Lava-se a madeira com sabão neutro e esfrega-se com uma escova ou vassoura. Para madeiras muito cinzentas e sujas pode usar um detergente removedor de cinzento. O suporte deve estar seco, limpo e isento de fungos, algas, poeiras, gorduras, e outros contaminantes. As madeiras resinosas devem ser previamente escovadas com escova adequada.

2

Para uma lavagem completa e eficaz procede-se à eliminação do detergente e remoção da sujidade com água através do uso duma mangueira ou máquina de pressão (sem demasiada pressão para não danificar a madeira).

3

algumas áreas da madeira, principalmente nas mais protegidas do sol e da chuva, onde existirem vestígios de verniz que não saíram com a lavagem, deve-se efetuar uma operação de lixagem para a sua remoção. A remoção dos vernizes deve-se ao facto destes criarem filme e não deixam que o óleo penetre na madeira. Limar o pó resultante.

4

Depois das operações de limpeza e lixagem da madeira, procede-se à pintura do deck. Aplicar 2 demãos de Óleo de Teca. Trinta minutos após a aplicação de cada demão retirar o produto excedente com um pano macio.

Informação Adicional

A durabilidade do Óleo de Teca depende do tipo de madeira, do tipo de construção, das características de aplicação e das condições de exposição. Para garantir uma maior longevidade do produto aplicado recomenda-se que a sua manutenção seja efetuada logo que comece a ocorrer qualquer sinal de degradação. Nestas condições é suficiente efetuar uma lixagem superficial e aplicar 1 ou 2 demãos do Óleo de Teca evitando-se operações mais complicadas e morosas que envolvam a remoção de todo o produto e a lixagem da madeira até recuperação do seu aspeto normal.

Ainda tem alguma dúvida?

Depois de ler o nosso artigo, se ainda ficou com alguma dúvida, consulte a nossa “Base do Conhecimento”. Nessa página encontrará resposta para as questões mais frequentes.

Base do Conhecimento
Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

Cores Favoritas

As minhas cores favoritas

      Ainda não adicionou nenhuma cor à sua lista de favoritos!