Dicas

15 Conselhos para Pintar com Qualidade

Quando for pintar uma superfície se seguir algumas regras muito importantes, a pintura será mais fácil, ficará muito melhor, mais bonita, com qualidade e duradoura. Neste artigo va...

Pintar com qualidade

15 Conselhos para Pintar com Qualidade

Quando for pintar uma superfície se seguir algumas regras muito importantes, a pintura será mais fácil, ficará muito melhor, mais bonita, com qualidade e duradoura.

Neste artigo vamos fornecer-lhe algumas dicas e conselhos, que podem ser consideradas regras de ouro, para que a pintura que fizer fique como a de um profissional.

Na próxima vez que pintar a sua casa, siga estes conselhos, e irá conseguir obter um resultado profissional.

pintar paredes

Dicas e Conselhos
1 Fazer uma pintura com duas ou três demãos finas sucessivas e de acordo com as instruções da tinta, dão sempre um melhor resultado final do que uma só demão espessa, que secará com dificuldade e deixará mais rapidamente marcas.
2 Tenha em conta o poder de cobertura da tinta. Uma tinta cara, na altura da aquisição, mas cujo poder de cobertura é excelente, tornar-se-á mais económica do que uma tinta barata cujo poder de cobertura é de menor eficácia.
3 Tenha cuidado com os defeitos existentes na superfície que deseja pintar, rachas, trincas, buracos, escorridos, etc. Repare-os adequadamente com uma massa própria antes de iniciar a aplicação de um esquema de pintura.
4 As superfícies pintadas com uma tinta brilhante refletem muito a luz, por essa razão, todas as pequenas irregularidades ou defeitos da parede ficarão visíveis. Assim, se tem uma parede com defeitos e irregularidades nunca use uma tinta com um grau de brilho grande e aposte numa tinta mate ou ligeiramente acetinada.
5 Se deseja mesmo pintar uma parede com uma tinta brilhante, pinte primeiro a superfície com uma ou duas demãos de tinta mate, vai ver que o resultado final será bem melhor.
6 O uso de um primário selante antes da pintura vai ajudar a fecha os poros da parede e impedir que grandes quantidades de tinta seja desperdiçada, ou seja, irá haver uma menor absorção de tinta pela parede, como resultado a tinta irá render muito mais.
7 Para pintar paredes de alvenaria (reboco, tijolo, etc.), principalmente as externas, utiliza tintas acrílicas, que são mais duráveis e resistentes à chuva, sol e intempéries, se a casa estiver numa zona de grande desgaste, poluição, marítima, etc. utilize tintas 100% acrílicas.
8 Misture muito bem a tinta antes de começar a pintar, mexendo-a com um misturador de tinta. Não utilize ferramentas ou maus finos, e vá repetindo o processo durante o trabalho.
9 Antes de pintar isole muito bem toda a área, chão, móveis, rodapés, portas e janelas, etc. Este trabalho irá ajudá-lo a preservar estas áreas e a não ter trabalhos acrescidos no final. Pode fazer isto com plástico, jornais, cartão, etc. Isole também tomadas e interruptores, neste caso com fita crepada de pintor.
10 Se ao pintar deixar cair tinta no chão, móveis, etc., elimine imediatamente as manchas com um pano húmido, se a deixar secar vai ser muito mais difícil retirar.
11 O pó é um grande inimigo de qualquer trabalho de pintura. No interior evite as correntes de ar e limpe o pavimento, para evitar que o pó se levante. No exterior trabalhe em dias sem vento, porque o pó poderá colar-se à tinta.
12 Se for pintar uma divisão que seja sombria esta irá ficar melhor, com mais vida, e mais clara, se a pintar com uma cor suave.
13 Se a divisão for muito alta esta irá parecer mais baixa se o teto levar uma cor escura. Se o caso for o contrário e o tecto for pintado com uma cor mais clara do que a das paredes, a divisão irá parecer mais alta.
14 Se tem humidade nas paredes, não pense que resolve o problema com uma demão de tinta por cima da humidade. Deverá primeiro determinar a origem dos problemas e mandar arranjar o quanto antes possível. Após as devidas reparações deixe secar muito bem as áreas afetadas, caso contrário a tinta vai voltar a estalar, a surgir bolor e manchas.
15 Antes de aplicar um produto, seja uma tinta, verniz ou primário, leia o boletim técnico. Neste pode encontrar toda a informação sobre o produto, forma de aplicação e cuidados a ter.

Tem alguma dúvida?

Na nossa base do conhecimento poderá encontrar resposta para as questões mais frequentes.

Ver Base do Conhecimento
Deixe a Sua Mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

As minhas cores favoritas